Cobra Kai: 10 easter eggs e referências na série

Capa da Publicação

Cobra Kai: 10 easter eggs e referências na série

Por Raphael Martins

Continuando Karatê Kid mais de 30 anos depois dos eventos do primeiro filme, Cobra Kai traz de volta a rivalidade entre Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), que tentam encontrar equilíbrio em suas vidas ao mesmo tempo em que treinam uma nova geração de alunos.

Como já era de se esperar, a série é lotada de referências e easter eggs à trilogia de filmes, de personagens importantes a eventos inesquecíveis. Se você deixou algum deles passar, é hora de descobrir!

Imagem de capa do item

Fantasia de Halloween

No terceiro episódio da primeira temporada, vemos os alunos da escola irem a uma festa de Halloween, algo que também aconteceu no primeiro filme.

Na festa, vemos Miguel, o aprendiz de Johnny Lawrence, ostentando uma fantasia idêntica a que seu mestre usou no longa original, para o horror de Daniel Larusso. Mas ao contrário do que aconteceu com Lawrence, é o jovem quem termina levando uma surra de seus inimigos.

O método Miyagi

Uma das cenas mais emblemáticas do primeiro Karatê Kid é quando o Sr. Miyagi mostra para Daniel que todo o trabalho que ele estava fazendo em sua casa na verdade era um treino de karatê o tempo todo. Lá, ele pede que o garoto repita os movimentos que fazia diariamente para bloquear seus golpes.

O mesmo acontece em Cobra Kai, onde Daniel ensina Karatê a seu pupilo Robby, o filho de Johhny Lawrence, usando o mesmo método que aprendeu com o velho mestre. E tal qual o próprio Daniel, o garoto não decepciona na hora de mostrar o que sabe.

O método Silver

Johhny também ensina a Miguel o karatê que aprendeu com seu mestre, incluindo o brutal método de quebrar barras de madeira usando suas mãos e pés sem nenhum tipo de proteção.

A cena é uma referência direta a Karatê Kid 3, no qual Daniel, iludido pela promessa de poder do vilão Terry Silver, precisa fazer o mesmo para provar seu valor. O resultado: feridas abertas e machucados bem feios.

Imagem de capa do item

O verdadeiro mestre

Quando Daniel abre seu próprio dojo, o Miyagi-Do, ele faz questão de prestar tributo ao Sr. Miyagi, colocando em uma parede as imagens de toda a linhagem de seu mestre, que passaram o estilo para frente através das eras. Mas um deles chama atenção.

Entre eles está a foto de Chojun Miyagi, que realmente existiu e foi o fundador do estilo Goju-ryu de Karatê. Esse estilo, criado em Okinawa, terra natal do Karatê e também do Sr. Miyagi, foi a principal inspiração para o método de luta do sensei da ficção.

Corações jovens

No sétimo episódio da primeira temporada, Miguel leva Samantha, a filha de Daniel, para um encontro no campo de golfe Golf N' Stuff. Ao som de Young Hearts, hit oitentista da banda Commuter, os dois tem vários momentos de puro romance adolescente.

A cena é quase uma recriação quadro a quadro do encontro romântico entre Daniel e Ali no primeiro filme, que inclusive foi embalado pela mesma música. E a melhor parte: o Golf N' Stuff realmente existe e está aberto até hoje no vale de São Fernando, na Califórnia. Se um dia estiver por lá, já sabe onde ir para se divertir!

Imagem de capa do item

O presente de Miyagi

Em Karatê Kid: A Hora da Verdade, o Sr. Miyagi mostra o quanto se afeiçoou a Daniel na forma de um presente e tanto: o mestre dá ao garoto como presente de aniversário nada menos que um carro conversível Ford Super Deluxe 1947, uma verdadeira raridade.

O carro aparece ligeiramente no final da primeira temporada, quando Daniel leva Robby até a antiga casa de Miyagi, onde ele abrirá o dojo Miyagi-Do. Ele volta a aparecer na segunda temporada, dessa vez em toda sua glória e com a pintura amarela ainda impecável.

Detalhe interessante: Ralph Macchio é o dono do carro na vida real e o cedeu de muito bom grado para as gravações da série.

Imagem de capa do item

Lembranças do campeão

O carro amarelo não é o único pertence de Miyagi que vemos de novo em Cobra Kai. Na primeira temporada, vemos Daniel colocar de volta sua bandana branca, dada a ele por seu mestre. Vemos também o troféu de campeão que ele conquistou no torneio de 1984 ao derrotar Johnny na final, o Kimono que ele usou na ocasião e a medalha de honra que o Miyagi ganhou por sua bravura durante a Segunda Guerra Mundial.

E não é só isso: em um determinado momento da segunda temporada, Robby encontra o tambor de brinquedo que pertenceu ao sr. Miyagi e é mostrado na cena decisiva da batalha final de Karatê Kid 2. Quem viu o filme sabe o que ele significa!

Para efeito de curiosidade, tanto a bandana quanto o troféu também pertencem a Ralph Macchio, que os levou para casa como uma lembrança do set do filme.

Imagem de capa do item

Velhos inimigos

Daniel tem todos os motivos do mundo para não querer que o Cobra Kai seja reaberto. Além de toda a perseguição que sofreu no primeiro filme, ele correu até mesmo risco de vida nas mãos de Terry Silver e Mike Barnes, os vilões de Karatê Kid 3.

Silver é o co-fundador do dojo ao lado de John Kreese, enquanto Barnes foi o campeão escolhido por ambos para perseguir Daniel até ele assinar a inscrição para defender seu título. E para isso, ele chegou ao ponto de destruir a loja de bonsais de Miyagi, bater na namorada do garoto e até a quase jogá-lo de um penhasco!

Os dois são mencionados na primeira temporada, em uma reunião na qual Johnny tenta convencer os dirigentes do torneio a remover o banimento do Cobra Kai para que pudessem competir. Será que voltarão no futuro? É melhor Daniel estar pronto...

Imagem de capa do item

O nome do mestre

O primeiro nome do sr. Miyagi foi durante muito tempo um mistério para os fãs de Karatê Kid. Os três primeiros filmes nunca mencionam isso, mas no quarto filme, o mestre é chamado de Keisuke Miyagi em uma reunião de veteranos de guerra.

Cobra Kai pôs fim ao mistério: em sua lápide, está escrito Nariyoshi Miyagi, oficializando de vez o primeiro nome do personagem, que também já foi chamado de Miyagi Yakuga no desenho animado baseado nos filmes.

Imagem de capa do item

Coincidência infeliz ou humor negro?

O sétimo episódio da segunda temporada também é um dos mais divertidos de toda a série. Nele, os velhos alunos do Cobra Kai do primeiro filme, Bobby, Tommy, Jimmy e Johnny, se encontram para uma última aventura, se envolvendo em uma briga e relembrando os velhos tempos.

Mas isso termina em tragédia: no final, Tommy acaba morrendo vítima de câncer, e o episódio termina com ele sendo colocado em um saco para cadáveres. Curiosamente, o personagem ficou conhecido justamente por gritar "Coloca ele num saco pra cadáver!" durante a luta final entre Daniel e Johnny em Karatê Kid. Ah, a ironia...

Infelizmente, o ator Rob Garrison, que viveu Tommy, também morreu de câncer na vida real tempos depois de o episódio ir ao ar.