10 discursos motivacionais emocionantes no cinema
10 discursos motivacionais emocionantes no cinema
Da arte para a vida!
Grandes filmes não levam este adjetivo apenas por sua escala, orçamento ou alcance de público. Eles são grandes por conseguirem nos inspirar de alguma maneira a nos tornarmos pessoas melhores, deixando um pouco de serem simples produtos de entretenimento e se tornando algo maior.
Alguns destes filmes vem com diálogos realmente memoráveis, tão inspiradores que muita gente acaba os levando para a vida. Nesta lista, pegamos grandes exemplos de discursos que nos deixaram com vontade de assisti-los até decorar palavra por palavra! Faltou algum? Fala pra gente nos comentários!
Faça ou não faça (Star Wars: O Império Contra-Ataca)
O mestre Jedi Yoda é uma das maiores fontes de inspiração do universo de Star Wars. Com 900 anos de idade e tendo treinado gerações inteiras de Jedi, ele é um poço profundo de sabedoria, que acaba transcendendo a tela e entrando no coração de muita gente.
Em O Império Contra-Ataca, enquanto treina o jovem Luke Skywalker, o mestre lhe pede que use o poder da Força para tirar sua X-Wing do atoleiro. O aprendiz diz que vai tentar, e é aí que o mestre lhe passa um de seus mais inesquecíveis ensinamentos.
"Não tente. Faça ou não faça. Tentativa não há."
A vida é curta (Curtindo a vida adoidado)
Curtindo a Vida Adoidado é um dos filmes mais clássicos da década de 80, um verdadeiro produto de seu tempo. E o que torna o filme tão lembrado é justamente seu protagonista, Ferris Bueller, que destila toda sua sabedoria de jovem oitentista durante todo o longa, constantemente quebrando a quarta parede.
Uma de suas frases mais famosas também é uma verdade universal: a vida é muito curta, e devemos vivê-la ao máximo.
"A vida passa muito rápido. E se você não curtir de vez em quando, a vida passa e você nem vê."
Aprendendo com o passado (O Rei Leão)
O Rei Leão é um dos filmes mais amados de toda a história da Disney, e não é por acaso. Além de uma história atemporal e de personagens inesquecíveis, ele também é cheio de diálogos muito bem escritos.
O melhor deles certamente é entre Simba e Rafiki, que encontra o herdeiro do trono já adulto vivendo longe de seu reino e de suas responsabilidades. Após promover um encontro entre o príncipe e o espírito de seu pai Mufasa, Rafiki lhe dá uma grande lição na forma de uma bengalada na cabeça, dizendo:
"O passado pode doer. Mas do jeito que eu vejo, você pode fugir dele ou aprender com ele."
O tempo que nos é dado (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel)
No primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis a Sociedade do Anel está no interior das minas de Moria, prosseguindo sua jornada. Lá, Frodo nota que estão sendo seguidos por Gollum, e Gandalf ensina ao Hobbit a não ser tão apressado na hora de julgar o que não conhece.
Frodo então se queixa de ter recebido o fardo do anel, e Gandalf lhe lembra que não cabia a ele decidir isso. O que cabe a Frodo, e o mesmo vale para todos nós, é "O que fazer com o tempo nos é dado."
Vida e liberdade (Coração Valente)
Existem filmes motivacionais e existe Coração Valente, sempre lembrado pelos discursos inspiradores tanto quanto pelas batalhas sanguinárias entre exércitos inimigos.
Na mais memorável delas, o herói escocês William Wallace motiva suas tropas, dizendo que eles podem fugir e viver como escravos ou lutar e morrer como homens livres, preparando o caminho para um futuro melhor para seu povo.
"Eles podem tirar nossas vidas, mas jamais irão tirar a nossa liberdade!"
Ninguém bate mais forte que a vida (Rocky Balboa)
Rocky Balboa talvez seja o melhor personagem já interpretado por Sylvestar Stallone. E no filme que leva seu nome, o sexto da série, ele mostra o porquê.
Ao encarar o filho, que duvidava não só da capacidade de seu pai, mas de si mesmo, o ex-campeão de boxe lhe ensina uma lição tão valiosa que nenhum de nós jamais deveria esquecer:
"Nem você, nem eu, nem ninguém, vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro, se trata do quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. Do quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer!"