10 discursos motivacionais emocionantes no cinema

Capa da Publicação

10 discursos motivacionais emocionantes no cinema

Por Raphael Martins

Grandes filmes não levam este adjetivo apenas por sua escala, orçamento ou alcance de público. Eles são grandes por conseguirem nos inspirar de alguma maneira a nos tornarmos pessoas melhores, deixando um pouco de serem simples produtos de entretenimento e se tornando algo maior.

Alguns destes filmes vem com diálogos realmente memoráveis, tão inspiradores que muita gente acaba os levando para a vida. Nesta lista, pegamos grandes exemplos de discursos que nos deixaram com vontade de assisti-los até decorar palavra por palavra! Faltou algum? Fala pra gente nos comentários!

Faça ou não faça (Star Wars: O Império Contra-Ataca)

O mestre Jedi Yoda é uma das maiores fontes de inspiração do universo de Star Wars. Com 900 anos de idade e tendo treinado gerações inteiras de Jedi, ele é um poço profundo de sabedoria, que acaba transcendendo a tela e entrando no coração de muita gente.

Em O Império Contra-Ataca, enquanto treina o jovem Luke Skywalker, o mestre lhe pede que use o poder da Força para tirar sua X-Wing do atoleiro. O aprendiz diz que vai tentar, e é aí que o mestre lhe passa um de seus mais inesquecíveis ensinamentos.

"Não tente. Faça ou não faça. Tentativa não há."

A vida é curta (Curtindo a vida adoidado)

Curtindo a Vida Adoidado é um dos filmes mais clássicos da década de 80, um verdadeiro produto de seu tempo. E o que torna o filme tão lembrado é justamente seu protagonista, Ferris Bueller, que destila toda sua sabedoria de jovem oitentista durante todo o longa, constantemente quebrando a quarta parede.

Uma de suas frases mais famosas também é uma verdade universal: a vida é muito curta, e devemos vivê-la ao máximo.

"A vida passa muito rápido. E se você não curtir de vez em quando, a vida passa e você nem vê."

Aprendendo com o passado (O Rei Leão)

O Rei Leão é um dos filmes mais amados de toda a história da Disney, e não é por acaso. Além de uma história atemporal e de personagens inesquecíveis, ele também é cheio de diálogos muito bem escritos.

O melhor deles certamente é entre Simba e Rafiki, que encontra o herdeiro do trono já adulto vivendo longe de seu reino e de suas responsabilidades. Após promover um encontro entre o príncipe e o espírito de seu pai Mufasa, Rafiki lhe dá uma grande lição na forma de uma bengalada na cabeça, dizendo:

"O passado pode doer. Mas do jeito que eu vejo, você pode fugir dele ou aprender com ele."

O tempo que nos é dado (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel)

No primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis a Sociedade do Anel está no interior das minas de Moria, prosseguindo sua jornada. Lá, Frodo nota que estão sendo seguidos por Gollum, e Gandalf ensina ao Hobbit a não ser tão apressado na hora de julgar o que não conhece.

Frodo então se queixa de ter recebido o fardo do anel, e Gandalf lhe lembra que não cabia a ele decidir isso. O que cabe a Frodo, e o mesmo vale para todos nós, é "O que fazer com o tempo nos é dado."

Vida e liberdade (Coração Valente)

Existem filmes motivacionais e existe Coração Valente, sempre lembrado pelos discursos inspiradores tanto quanto pelas batalhas sanguinárias entre exércitos inimigos.

Na mais memorável delas, o herói escocês William Wallace motiva suas tropas, dizendo que eles podem fugir e viver como escravos ou lutar e morrer como homens livres, preparando o caminho para um futuro melhor para seu povo.

"Eles podem tirar nossas vidas, mas jamais irão tirar a nossa liberdade!"

Ninguém bate mais forte que a vida (Rocky Balboa)

Rocky Balboa talvez seja o melhor personagem já interpretado por Sylvestar Stallone. E no filme que leva seu nome, o sexto da série, ele mostra o porquê.

Ao encarar o filho, que duvidava não só da capacidade de seu pai, mas de si mesmo, o ex-campeão de boxe lhe ensina uma lição tão valiosa que nenhum de nós jamais deveria esquecer:

"Nem você, nem eu, nem ninguém, vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro, se trata do quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. Do quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer!"