Chris Evans: Os fatos e curiosidades mais interessantes sobre o ator
Chris Evans: Os fatos e curiosidades mais interessantes sobre o ator
Conheça mais sobre o ator do Capitão América!
Seja no Universo Cinematográfico da Marvel como o Capitão América, como a nova voz do protagonista de Lightyear, ou como um dos suspeitos de Entre Facas e Segredos, Chris Evans é facilmente um dos maiores nomes de Hollywood hoje em dia. Fora da Marvel, o ator lentamente está construindo um currículo de peso em papéis grandes.
Quer saber mais sobre a vida de Chris Evans? Veja abaixo algumas das curiosidades mais interessantes sobre o ator!
Seu maior sonho era fazer animações na Disney
Por mais que Chris Evans tenha feito carreira na área, atuação não era exatamente o seu sonho de infância. Ele cresceu fã de animações e musicais, combinação que consagrou vários dos clássicos da Disney.
Desde pequeno, Chris Evans passava bastante tempo desenhando e sonhava em trabalhar na Disney como animador. Seus planos acabaram não se concretizando, mas esse foi um dos motivos que atraíram o ator para o papel principal de Lightyear. Em compensação, toda a equipe de animação do filme elogiou bastante o vasto conhecimento de Evans na área.
Chris Evans é bastante tímido - ou pelo menos era, antes da terapia
É curioso pensar que o astro que protagonizou uma das maiores franquias do cinema é, na real, meio tímido e reservado, mas é o caso de Chris Evans. O próprio ator admite sempre ter sofrido de ansiedade social a sua vida toda, especialmente durante a fase de promoção de qualquer filme que estivesse estrelando.
Quando se juntou ao MCU, Evans foi para a terapia, e diz ter conseguido mudar bastante por conta dessa ajuda. O esforço é reconhecido pelos seus colegas. Ao Hollywood Reporter em 2019, Robert Downey Jr. falou sobre como viu o colega de elenco se abrir mais com o tempo:
“Fiz centenas de cenas com esse cara, ninguém ri mais do que ele. Algumas vezes até fico pensando que eu deveria ser mais divertido. Muito disso é ele tentando espantar a ansiedade. Ao longo dos últimos 10 anos, vi ele crescer de alguém com uma hilária ansiedade social para alguém muito mais confortável na própria pele.”
Talento em família
Chris Evans é filho de Lisa Capuano Evans, que é diretora artística de teatro desde 1998, inclusive com uma pequena passagem como atriz na novela One Life to Live, em 2009. Ele é bastante próximo da mãe, e foi ela quem lhe transmitiu o amor pelas artes como cinema, teatro musical e sapateado.
Dá para perceber essa influência no restante da família. O irmão de Chris, Scott Evans, também é ator, com passagem por Grace & Frankie e Law & Order. A irmã Shana Evans trabalhou no departamento de arte de dois filmes. Até sua outra irmã, Carly Evans, é creditada com uma pequena participação em um episódio de The Bill.
Seu pai é dentista - e, em breve, ele também será
Diferente da mãe, o pai de Chris Evans não tem muito a ver com as artes. Robert Evans é, na verdade, um dentista. Curiosamente, o ator encontrou uma forma de honrar o legado do pai e da mãe ao mesmo tempo.
Chris Evans foi escalado ao elenco de uma nova versão de A Pequena Loja dos Horrores, onde viverá Orin Scrivello, namorado abusivo da protagonista Audrey que, por sinal, é um dentista sádico, imortalizado por Steve Martin no filme musical de 1986 (foto). Assim, ele poderá acenar aos talentos artísticos da mãe e à ocupação do pai no mesmo papel.
Recusou o papel do Capitão América duas vezes
Chris Evans ajudou a estabelecer o MCU ao interpretar um de seus principais rostos: Steve Rogers, o Capitão América. Além de uma trilogia própria, o ator ainda deu as caras em vários outros filmes da Marvel Studios, o que o lançou de vez ao estrelato. Por incrível que pareça, ele não queria essa fama.
Por volta de 2010, a Marvel foi atrás de Chris Evans para o posto do Capitão América, quando o Universo Cinematográfico da Marvel estava apenas dando seus primeiros passos. O ator conversou com Kevin Feige, visitou o set, viu artes conceituais e figurinos… e recusou - duas vezes, ainda por cima. Muito disso se deu não só pela ansiedade social de Evans, mas também pelo fato de que a Marvel queria fechar um contrato de nove filmes logo de cara, algo que o ator não tinha certeza que queria estar envolvido.
A decisão, inclusive, sequer pesou em sua consciência, como contou ao Hollywood Reporter em 2019: “Você vê as artes, os figurinos e tudo é muito legal, mas já acordei no dia seguinte à ter negado uma oportunidade na Marvel e me senti bem, duas vezes”.
Sua mãe o convenceu a entrar para a Marvel
Se hoje Chris Evans é associado com o Capitão América, precisamos agradecer Lisa Capuano Evans por isso. Depois dele ter recusado duas vezes a proposta da Marvel, foi sua mãe quem o convenceu a assumir o papel.
Em entrevista à revista Esquire, Lisa Evans explicou que o filho - que sempre liga para pedir conselhos - tinha medo de perder seu anonimato e tranquilidade por conta da fama. A mãe convenceu o ator a assumir o papel pelos benefícios de longo prazo, como ela relembra:
“Eu disse para ele: ‘Você quer atuar pelo resto da vida? Se você aceitar esse papel, terá a oportunidade de fazer isso. Você nunca mais vai se preocupar com pagar aluguel. É preciso pensar que aceitar isso não vai te afetar negativamente, mas sim vai abrir portas’.”
Entendendo a força da sabedoria materna, Chris Evans ligou para a Marvel Studios e aceitou o papel de Capitão América, e o resto é história.
Chris Evans só estrelou Quarteto Fantástico porque tomou um pé na bunda
Antes do Capitão América, Chris Evans já tinha associação com um herói da Marvel: o Tocha Humana, que interpretou em Quarteto Fantástico (2005). O filme foi um sucesso de bilheteria mas teve performance mediana nas críticas, e hoje a Marvel Studios ignora a existência de todas essas obras dos anos 2000.
Chris Evans, por sua vez, fala abertamente sobre sua experiência no set, e relembra que só aceitou o papel porque passava por um momento emocionalmente complicado em sua vida, como disse ao Hollywood Reporter em 2020:
“Isso foi bem quando a tendência dos super-heróis estava começando! Eu tinha acabado de tomar um pé na bunda, e realmente precisava de uma vitória.”
Chris Evans voltaria ao papel do Tocha Humana
O ator realmente não tem memórias ruins de ter estrelado Quarteto Fantástico. Agora em 2022, Chris Evans refletiu sobre a conclusão da jornada do Capitão América no MCU, e achou o desfecho do personagem tão bom que não quer voltar a interpretá-lo tão cedo assim.
Falando com a MTV News, o ator expressou: “Olha, eu ia amar! Na real, seria mais fácil me convencer a isso do que voltar a interpretar o Capitão América. O Capitão é muito precioso para mim, e não quero estragar a linda experiência que tive. Johnny Storm, por outro lado, eu sinto que não teve sua chance de brilhar. Isso foi antes da Marvel pegar a mão. Eu amei aquele papel, então quem sabe?”.