8 cenas de filmes que não entendemos quando éramos crianças
8 cenas de filmes que não entendemos quando éramos crianças
Você se lembra daquele balão de O Máskara? Então…
É na arte do cinema que uma simples cena pode ganhar diferentes interpretações. Nessa indústria, uma camisinha usada pode parecer um balão para olhares infantis enquanto a “ereção” de um gato pode passar despercebida. Mas não hoje!
Nessa lista, separamos 8 cenas que podem ter confundido o público com suas metáforas na época de seu lançamento. Preparado para ser traumatizado?
Quando o Dumbo ficou… Bêbado
No clássico Dumbo de 1941, vemos o elefante e seu amigo Timothy tomarem um líquido de origem duvidosa. Não demora muito para que o animal fique sonolento, alucinando com elefantes. Timothy então pergunta que tipo de “água” é essa. Hoje, sabemos que se trata de alguma bebida alcóolica e que o Dumbo estava bêbado.
Johnny fumando maconha em Karate Kid
Em Karate Kid, Daniel prega uma peça em Johnny que está no banheiro enrolando o que parece ser um cigarro. Para as crianças, a cena podia ser um alerta para os perigos de fumar, já para os adultos, a cena ganhou uma conotação diferente, uma vez que percebemos que Johnny está enrolando um “beck”. Isso mesmo, maconha.
Antz e a conversa existencialista de Woody Allen
Antz, ou FormiguinhaZ, é o tipo de produção que ninguém entende como se tornou realidade. Sendo um filme adulto fantasiado de animação infantil, o longa tem cenas, no mínimo, curiosas. Na maioria delas, Z, personagem dublado por Allen, vive imerso em debates existencialistas e complicados. O que inclui uma sessão de terapia que, com certeza, poderia fazer parte de qualquer outro filme de Allen.
O “balão” de O Máscara
Esse é o tipo de descoberta chocante que pode mudar o rumo da vida das pessoas. Em O Máskara, filme de 1994 com Jim Carrey e Cameron Diaz, vemos o divertido Máskara zoando com a cara de alguns bandidos. É então que o personagem tira um balão molhado e usado do bolso e diz: “Bolso errado”. Quer dizer, era um balão mesmo? Na verdade, se tratava de uma camisinha usada.
O Chapéu do Gato
Ainda sobre cenas inapropriadas, temos a “ereção” do Gato em O Gato. De 2003, o filme com Mike Myers, Spencer Breslin e Dakota Fanning adapta o clássico O Gato de Chapéu de Dr. Seuss. Mas, há um momento que não parece ter sido escrito por Seuss. Nele, o Gato vê uma foto da mãe de Conrad e Sally. Ele então pergunta quem é a mulher e, logo, seu chapéu curvo começa a “endurecer”. Precisa dizer mais algo?
A “prostituta” de Toy Story
Essa referência só foi percebida por quem foi alfabetizado no inglês. No primeiro Toy Story, conhecemos os brinquedos torturados por Sid. Entre uma cabeça de boneca com pernas de aranha e um tórax com cabeça de pato, temos duas pernas ligadas a um gancho.
Alguns podem ter ignorado a personagem, mas ela é uma metáfora à forma como chamamos “prostitutas” em inglês, “hooker”, uma vez que “gancho” em inglês é “hook”.
A “adoleta” de Uma Cilada Para Roger Rabbit
Em Uma Cilada Para Roger Rabbit, vemos o desenho animado, Roger Rabbit, ser incriminado pela morte de Marvin Acme. A justificativa encontrada pelos tabloides era que Rabbit estava enfurecido pelo caso mantido entre Marvin e Jessica Rabbit. A situação fica ainda mais complicada quando fotos de Marvin e Jessica são divulgadas. Nelas, os dois estão brincando de “adoleta”.
Para olhos infantis, não faz sentido a traição vivida por Rabbit, mas ela possui outra camada. Isso porque, aqui, o “adoleta” é uma referência para sexo.
A profundidade da cena de abertura de Up: Altas Aventuras
É inegável que a cena de abertura de Up: Altas Aventuras foi capaz de emocionar qualquer um, mas, será que o público infantil compreendeu toda a profundidade da cena? Nela, vemos a vida romântica de Carl e Ellie, do início ao fim. Desde o sorriso infantil de Ellie até seu amadurecimento e a descoberta de que não conseguia engravidar, sua subsequente depressão e o sonho de viajar para Paradise Falls que nunca se tornou realidade.