6 cenas de filme que você se lembra totalmente errado
6 cenas de filme que você se lembra totalmente errado
Os maiores delírios coletivos da história do cinema!
Qualquer filme que se preze tem que ter, pelo menos, uma cena memorável. Um pequeno momento que seja marcado a ferro e fogo na cabeça do público, por quaisquer que sejam os motivos. No entanto, também há casos em que muitas pessoas juram de pé junto que viram alguma cena ou momento que nunca sequer existiu em um filme famoso.
Esse “Efeito Mandela” do cinema já repercutiu em diversas obras, de clássicos do terror a grandes blockbusters de ação e ficção científica – e nesta lista, vamos desconstruir mitos e falar das 6 cenas de filmes que você lembra totalmente errado!
Não, você não viu o Bebê de Rosemary
Uma das primeiras fake news que todo mundo já caiu tem a ver com O Bebê de Rosemary, um baita clássico do cinema de horror lançado no ano de 1968. Na trama, Rosemary Woodhouse é uma mulher recém-casada e que acaba de se mudar para um novo prédio. Tudo corre bem até ela se ver no meio de uma conspiração que pretende trazer o Anticristo ao mundo.
Spoilers para quem não viu, mas do meio para o final do filme, Rosemary é violentada pelo diabo e, ao fim, dá luz ao seu bebê. Muitos dizem que a cena é aterrorizante por mostrar o bebê, mas a verdade é que ele não aparece. Na cena final, Rosemary encara a criança no berço e só vemos sua reação, e em dado momento, é possível ver uma cena dos olhos do diabo sobreposta.
Você lembra da fala errada de Darth Vader em O Império Contra-Ataca
Imagine-se no cinema em 1980, testemunhando o clássico que é Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca. O filme aproxima-se de seu final, e o público está tenso conforme Luke Skywalker se pendura vertiginosamente - e enquanto isso, Darth Vader chega e diz: "Luke, eu sou o seu pai". E o público vai à loucura, não? Mas não é bem essa a frase dita no longa.
Na verdade, a cena começa com Vader dizendo a Luke que Obi-Wan Kenobi nunca teria revelado o que aconteceu com o pai do jovem Jedi, ao que Luke responde: "ele me contou o bastante! Ele me contou que você matou ele!". A cena então chega à sua conclusão apoteótica quando o Sith rebate: "Não, eu sou o seu pai".
A cor do suéter de Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo
Criado em 1984 por Wes Craven (que anos depois criaria a saga Pânico), Freddy Krueger se tornou um dos maiores assassinos do cinema de terror, com sua pele dilacerada pelo fogo, uma luva cheia de lâminas nos dedos, um chapéu surrado e, é claro, um suéter listrado icônico. Mas você se lembra de qual é a cor do suéter?
Muitos poderiam dizer que é vermelho e preto, mas não é bem assim. Freddy usa uma camisa vermelha e verde, e se você ajustar bem os volumes de brilho da sua TV vai notar que sempre foi assim. Em dado momento do filme, há um personagem que inclusive diz "ter sonhado com um cara usando um suéter vermelho e verde".
Não, Hannibal não diz "olá, Clarice" em O Silêncio dos Inocentes
Quando falamos em O Silêncio dos Inocentes, é impossível não lembrar da atuação assombrosa de Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, o notório serial killer canibal que ajuda a detetive Clarice Starling em um caso particularmente cruel. Porém, muitos vivem no delírio coletivo de que a primeira frase de Hannibal no filme é "Olá, Clarice".
Na verdade, em todos os dezesseis minutos que aparece durante o longa, o canibal nunca diz essa frase. Em vez disso, na primeira vez que Clarice (vivida por Jodie Foster) entra em sua cela, Lecter responde com um educado e sincero: "Bom dia", ilustrando muito bem o sádico assassino que vive por trás de uma faceta tão refinada.
E nem Morpheus fala "e se eu te dissesse..." em Matrix
Esse é um caso interessante porque parte de uma lógica muito diferente dos anteriores. Se a maior parte das frases citadas anteriormente eram lembradas de forma equivocada por um "efeito mandela", aqui temos uma frase surgida em um meme que ficou tão popular que, até hoje, muitos acreditam que ela veio do filme.
Na internet, sobretudo nas redes sociais, é possível ver imagens recorrentes de Morpheus falando "E se eu te dissesse...?", acompanhado de alguma possibilidade maluca. No entanto, essa frase não existe no primeiro Matrix e muito menos em suas sequências, o que mostra como memes têm o poder de corromper até as nossas memórias.
Ninguém é explodido no começo de Jogos Vorazes
Lançado em 2012, o primeiro Jogos Vorazes trouxe ao mundo, com uma bela fidelidade, a obra de Suzanne Collins sobre um mundo distópico no qual "tributos" precisam competir em uma disputa até a morte, que não só é transmitido ao vivo para toda Panem (os Estados Unidos pós-apocalípticos), como também é um evento anual tratado com muita seriedade pela Capital.
Muitos se lembram perfeitamente da cena em que Katniss Everdeen surge na Cornucópia no primeiro filme, onde é colocada frente a frente com os seus competidores e precisa ficar alguns segundos antes de ser libertada. Contudo, há quem acredite que a cena começa com alguém caindo da plataforma e sendo explodido no local - algo que definitivamente não acontece no filme.