10 cenas assustadoras em filmes de terror ruins
10 cenas assustadoras em filmes de terror ruins
Valeu a pena pelo susto!
Em um gênero tão prolífico quanto o terror, é fácil encontrar filmes espetaculares e marcantes, mas é ainda mais comum encontrar as verdadeiras bagaceiras, com tramas idiotas e personagens detestáveis. O que mais vemos, dentro do gênero, são filmes que deixam a desejar e acabam ficando memoráveis de tão ruins.
Porém, nem tudo está perdido. Mesmo nos filmes mais tenebrosos, ainda é possível encontrar uma ou outra cena digna de arrepios. Nesta lista, reunimos 10 cenas bem assustadoras em filmes de terror ruins, desde lançamentos famosos a franquias que foram esquecidas pelo tempo!
Créditos: Divulgação
Sexta-Feira 13 (2009) - Abertura macabra
Nos anos 2000, foi muito comum ver uma série de remakes e interpretações de clássicos dos anos 70 e 80, tudo com uma pegada mais realista, séria e até mesmo "suja". E a maior parte dessas versões foi considerada um lixo pela crítica e pelos fãs do original, como é o caso do Sexta-Feira 13 de 2009, que só torna um slasher divertido em um filme excessivamente sanguinário.
Ainda assim, temos que dar os aplausos para quem concebeu o filme, apenas devido à cena de abertura. Intercalada com os créditos iniciais do longa, essa sequência serve para contar a história da mãe de Jason, Pamela Voorhees, fazendo uma breve e sinistra recapitulação do primeiro filme da franquia, de 1980.
Premonição 5 (2011) - Ginástica fatal
Por mais que tenha muitos fãs, precisamos ser sinceros: Premonição não é lá a melhor das franquias de terror. Após dois filmes sólidos e com mortes bem imaginativas, os demais longas acabaram caindo num lugar comum, onde só o que importava ao público era ver como os personagens iriam em direção ao seu inevitável abate.
O quinto filme, no entanto, até traz momentos divertidos e angustiantes, como é o caso da morte de Candice Hooper. Na cena, nós vemos a personagem treinando ginástica, quando um pequeno erro de cálculo acaba resultando numa das mortes mais letais da franquia. Note como a construção de suspense da cena é muito boa, nos deixando sem fôlego desde o início.
13 Fantasmas (2001) - O ataque do Chacal
Um outro remake infame dos anos 2000 é 13 Fantasmas, filme que coloca uma família em uma casa assombrada por... treze fantasmas (na verdade, são 12, e o décimo terceiro só aparece depois). O longa é bem conhecido por sua montagem caótica e por seus efeitos visuais nada convincentes - mas ao menos, a maquiagem dos fantasmas é sensacional.
Cada fantasma tem uma personalidade e consegue passar um teor maligno apenas pelo seu visual. Um belo exemplo disso é o Chacal, uma figura amedrontadora que ostenta um rosto todo ferido e uma gaiola quebrada na cabeça. A cena em que esse fantasma ataca uma das protagonistas é simplesmente enervante.
Navio Fantasma (2002) - Baile sangrento
Logo após o lançamento de 13 Fantasmas, o diretor Steve Beck não demorou em entregar outra pérola podre do terror com Navio Fantasma, um filme que muitos devem se lembrar por suas incontáveis reprises no SBT. Como um todo, o longa deixa bastante a desejar - e muito disso se deve à sua cena inicial estarrecedora.
Aqui, vemos um baile no deque superior de um navio. Muitas pessoas estão se divertido, bebendo e dançando, o que inclui a jovem garotinha Katie Harwood. Porém, a festa vira um massacre quando um fio metálico é arremessado no salão, partindo todos os presentes (menos Katie) ao meio. Simplesmente não havia como esse filme superar o horror de sua cena inicial.
Carrie, a Estranha (2013) - Formatura maldita
Falando em bailes que dão errado, nós precisamos lembrar do escabroso remake de Carrie, a Estranha, lançado em 2013. O filme simplesmente corrompe a obra original de Stephen King e depende demais de efeitos visuais, além de trazer uma das piores escalações do século com Chloë Grace Moretz no papel central da estranha Carrie White.
Porém, o filme consegue dar aos fãs um ótimo prato principal em seu terceiro ato. Diferente do clássico de 1976 dirigido por Brian De Palma, o remake vai ainda mais fundo na devastação causada por Carrie. Ela não se vinga apenas de seus mesquinhos colegas de escola, mas de toda a cidade que a julga e a maltrata, em um banho de sangue delicioso.
A Casa de Cera (2005) - Perseguição
Por mais que tenha sido considerado por muitos um clássico cult, a verdade é que A Casa de Cera está bem longe de ser um filme genuinamente bom. Ele é tão ruim que dá a volta e começa a ficar divertido, o que torna uma experiência ótima para assistir com amigos. Ainda assim, há uma cena que nos entrega exatamente o que gostaríamos de ver em um slasher.
Em determinado momento, vemos Paige Edwards e seu namorado acampando no mato, quando são atacados por um assassino brutal. A cena é muito efetiva e causa um verdadeiro desconforto no público, por trazer uma perseguição tão visceral. Paris Hilton dá tudo de si nessa única cena, e o resultado final é ainda pior quando sabemos que Paige podia estar grávida.
O Dia do Terror (2001) - Morte na banheira
Lançado em 2001, O Dia do Terror é um desses filmes slasher lançados na esteira de Pânico, que ninguém se lembra muito bem. Ainda assim, é um filme recheado de grandes nomes em seu elenco, como David Boreanaz e Katherine Heigl. Por mais que o filme não seja nem um pouco memorável, ele tem uma cena absolutamente fascinante.
Muito inspirado pelo giallo italiano, o filme tem uma morte brutal em uma banheira, conforme o assassino com uma máscara de São Valentim ataca uma das protagonistas em um verdadeiro furor. A cena passa toda a sensação de sufocamento e asfixia, enquanto somos lentamente afogados junto com a vítima.
Hellraiser III: Inferno na Terra (1992) - Blasfêmia total
Por mais que tenha ferrenhos defensores - este que vos escreve incluso -, a franquia Hellraiser é mais pontuada por baixos do que altos, e não há como negar. Para muitos, o filme que começa a vertiginosa descida ao inferno é justamente Hellraiser III: Inferno na Terra, quando a saga começa a entrar na onda de outros filmes da época e ficar "engraçadinha".
E mesmo que o filme não seja nem um pouco ruim comparado às demais continuações, muitos fãs ficam incomodados em ver Pinhead, o grande Sacerdote do Inferno, fazendo piadinhas. Contudo, há uma cena bem arrepiante, na qual o Cenobita invade uma igreja e começa a fazer um ritual digno de uma Missa Negra, blasfemando contra o deus cristão.
A Maldição da Chorona (2019) - Guarda-chuva tenebroso
Embora os filmes centrais de Invocação do Mal ainda sejam muito queridos pelos fãs, não há dúvidas de que os spin-offs são máquinas de dinheiro fácil, que não estão muito preocupadas com qualidade ou sentido. A prova disso é o terrível A Maldição da Chorona, um filme que nem mesmo traz o casal Ed e Lorraine Warren à trama.
O filme foi criticado por sua história fraca, seus personagens desinteressantes e sua assombração completamente genérica. Ainda assim, há um susto bem construído no longa que envolve o uso de um guarda-chuva. Bem efetiva, a cena salva o filme do esquecimento completo, mas ainda temos medo por Invocação do Mal 3, que também será dirigido por Michael Chaves.
Annabelle (2014) - Nunca vá ao porão
Se A Maldição da Chorona é ruim, o que dizer do primeiro Annabelle, até hoje considerado por muitos como o pior filme do universo de Invocação do Mal. O longa consegue ser terrivelmente chato e previsível, fazendo com que todo o pavor provocado pela boneca maldita se diluísse por completo. Mas há uma excelente cena nessa aberração de filme.
A cena em questão acontece quando a protagonista desce ao porão de sua casa e acaba ficando presa em uma situação apavorante, com alguma coisa sombria e má a perseguindo. O motivo dessa cena se destacar? Foi dirigida por James Wan em uma visita ao set. Ao menos, ele precisava fazer uma coisa boa por um filme tão horrendo.