10 cenas de animes que nos fizeram chorar

Capa da Publicação

10 cenas de animes que nos fizeram chorar

Por Raphael Martins

Parte do que separa séries animadas orientais das ocidentais é sua carga dramática. Embora desenhos feitos nos Estados Unidos venham mais carregados de emoção nos últimos anos, os animes japoneses já fazem isso há décadas, e algumas obras tem momentos tão emocionantes que entraram para a história da cultura pop e também a das nossas vidas.

Nessa lista, vamos reviver alguns momentos dos animes em que não deu para segurar o sentimento e vertemos lágrimas. Lenço na mão? Vamos nessa!

Imagem de capa do item

A morte de Meruem (Hunter x Hunter)

Grande vilão da saga "Chimera Ants" e um dos personagens mais populares de Hunter x Hunter, é de Meruem uma das cenas mais pesadas e tristes de todo o anime.

Mesmo após todas as suas maldades, ele ainda consegue fazer uma amiga humana em Komugi, uma garotinha cega com quem ele cria um forte laço. E nos braços dela, sua primeira e última amiga, ele morre, envenenado pela radiação de uma explosão atômica.

Imagem de capa do item

A morte do Androide 16 (Dragon Ball Z)

A saga Dragon Ball não é muito de momentos tristes, trocando as lágrimas pela comédia e lutas emocionantes. Mas durante a saga de Cell em Dragon Ball Z, não deu para segurar a emoção.

Embora tivesse a missão de matar Goku, o Androide 16 não era exatamente um vilão e acabou por cultivar a amizade de Gohan. Ele tenta lutar contra Cell, mas não consegue se equiparar ao poder do vilão e é facilmente derrotado. Contudo, sua morte não foi em vão, já que foi seu sacrifício que fez com que o garoto despertasse o modo Super Saiyajin 2. Suas últimas palavras fizeram muita gente em casa chorar:

"Não é pecado lutar pela justiça. Ao contrario, é uma boa ação. Pense, existem inimigos que não são convencidos com palavras. Você só precisa soltar a fúria que está dentro do seu espírito. Eu sei como você se sente, não precisa suportar isso, Gohan. Proteja os seres vivos e as plantas deste mundo que eu tanto amei."

Imagem de capa do item

A morte de Ace (One Piece)

One Piece, por outro lado, é cheio de momentos em que é difícil segurar a vontade de chorar, como a história de Chopper, por exemplo. Mas poucos são mais devastadores do que a morte de Ace.

Luffy, ao lado dos piratas de Barba Branca, vão até Marineford para salvar Ace de ser executado pela marinha, encarando grandes batalhas. Mas é tudo em vão: Ace morre em seus braços, sacrificando sua vida para salvar o irmão de um ataque mortal do almirante Akainu.

Imagem de capa do item

O funeral de Hughes (Fullmetal Alchemist Brotherhood)

Fullmetal Alchemist Brotherhood é um daqueles animes que não poupa o espectador em momento algum, matando personagens queridos e deixando os nervos dos fãs em frangalhos. Uma das mortes mais tristes do anime sem dúvida é a de Maes Hughes, melhor amigo de Roy Mustang.

O funeral de Hughes é algo difícil de se assistir, uma vez que é muito fácil se apaixonar pelo personagem, e ver tanto sua filha quanto o próprio Mustang chorando em seu túmulo causa emoções inevitáveis em qualquer pessoa que tenha um coração.

Imagem de capa do item

Hyoga é congelado por Camus (Os Cavaleiros do Zodíaco)

A "batalha das doze casas" não é a saga mais lembrada de Os Cavaleiros do Zodíaco por acaso. É nela que acontecem as lutas mais emblemáticas da série, além de seus momentos mais emocionantes.

Um particularmente triste é o reencontro de Hyoga de Cisne com seu mestre Camus de Aquário na casa de Libra. De uma forma relutante, mas impiedosa, o cavaleiro de ouro não só dá uma surra no discípulo, como também afunda o navio de sua mãe ainda mais profundamente no mar, o que torna as visitas de Hyoga impossíveis. Tudo isso resulta em um verdadeiro surto emocional.

Derrotando o Cisne, Camus, às lágrimas, o congela em um ataúde de gelo para honrar sua coragem. E assim morreria o bravo Hyoga, caso Shiryu não o tivesse salvado usando a espada da armadura de Libra.

Imagem de capa do item

A última luta de Joe (Ashita no Joe)

Ashita no Joe foi um dos primeiros sucessos do gênero "esportes" nos mangás, sendo adorado com fervor pelo público japonês e se mantendo extremamente popular por lá até os dias de hoje.

A história fala sobre Joe Yabuki, um cara sem muito futuro cuja vida é mudada pelo boxe, que o torna não só numa pessoa melhor, mas num campeão. Só que o final dessa história é extremamente triste.

Após uma luta ferrenha contra o campeão mundial, que durou cruéis 15 rounds, o valente Joe senta para descansar. Seu treinador vai até o lutador para saber como ele está, apenas para descobrir que ele havia perdido a vida, com um sorriso sereno no rosto. Joe perde a luta por pontos.

Imagem de capa do item

Lidando com a derrota (Haikyuu!)

Haikyuu! conquistou fãs no mundo inteiro por mostrar personagens fortemente carismáticos disputando jogos de vôlei acirradíssimos, fazendo até com que o esporte se tornasse mais popular que nunca no Japão. Mas nem tudo é alegria nesse anime.

Mesmo com Hinata, Kageyama e todo o resto do time de Karasuno tendo treinado duro e dado absolutamente seu melhor em jogo, eles acabam sendo derrotados pela escola rival, a Aoba Josei. Após a partida, o treinador os leva a um restaurante para relaxarem um pouco, mas o que se sucede é o contrário: todos os jogadores começam a chorar enquanto comem, sem dizer uma única palavra.

Se doeu neles, imagina em quem estava assistindo e torcendo...

Imagem de capa do item

Ash vira pedra (Pokémon)

Pokémon também tem seus momentos tristes. Um deles se dá no primeiro (de muitos) filmes baseados no anime, chamado Mewtwo Contra-Ataca.

Na história, Ash, Pikachu e os outros vão até uma ilha misteriosa, onde descobrem que o Pokémon Mewtwo, um clone do lendário Mew, está clonando outros monstrinhos de bolso e preparando uma guerra contra a humanidade.

Ao tentar parar a luta entre as duas criaturas, Ash é atingido no fogo cruzado, se transformando em pedra e fazendo o pobre Pikachu chorar rios de lágrimas... junto com a platéia dentro do cinema.

Imagem de capa do item

Todo mundo morre (Neon Genesis Evangelion)

Que Neon Genesis Evangelion é um dos maiores clássicos dos animes de todos os tempos, ninguém discute. E é fácil entender o porque: a história mergulhava fundo na psiquê de seus personagens, explorando seus sonhos, temores e emoções.

Isso é elevado à enésima potência no filme The End of Evangelion, lançado em 1997 como o verdadeiro final da série. E nele, muita desgraça acontece, mas nenhuma é superada por seu final: todos os personagens da série morrem.

Ao som da canção Komm, Süsser Tod ("Venha, Doce Morte" em português), que tem uma letra absurdamente depressiva, vemos nossos amados personagens perdendo a vida um por um, da forma mais triste e desoladora possível.

Imagem de capa do item

Naruto: o herói (Naruto Shippuden)

Mas chega de tristeza, agora as lágrimas são de alegria! E em Naruto Shippuden, elas desceram por nossos rostos em um dos momentos mais importantes de toda a saga, quando Naruto finalmente é aceito pela Vila Oculta da Folha.

Após derrotar Pain em uma luta ferrenha, o jovem shinobi salva o vilarejo inteiro da destruição, e não só tem sua existência reconhecida como se torna o grande herói do local, sendo finalmente amado por todos. Para quem acompanhou sua jornada desde o começo, é um momento muito poderoso de justiça e de esperança.