Célere: Tudo sobre Tommy Shepherd, o filho da Feiticeira Escarlate da Marvel
Célere: Tudo sobre Tommy Shepherd, o filho da Feiticeira Escarlate da Marvel
Um dos mais divertidos e amados velocistas da Marvel
Quando os fãs dos quadrinhos e do Universo Cinematográfico da Marvel pensam nos filhos da Feiticeira Escarlate, quase sempre o primeiro herói que surge em suas mentes é o Wiccano, principalmente por ele ter os poderes muito semelhantes ao de Wanda Maximoff; mas Tommy Shepherd, o Célere, também é tão importante quanto seu irmão mágico.
Rápido, sempre com uma resposta na ponta da língua e bastante divertido, o jovem de cabelos brancos e irmão de Billy Kaplan é um dos mais adorados velocistas da Marvel. Tendo poderes semelhantes ao de seu tio, Pietro Maximoff, o Mercúrio, Célere promete ser uma parte importante dos Jovens Vingadores quando eles chegarem no MCU.
Confira aqui tudo que você precisa saber sobre o herói e Jovem Vingador:
O filho velocista da Feiticeira Escarlate
Nos quadrinhos da Marvel, Tommy e seu irmão gêmeo, Billy, eram construtos mágicos criados por Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, usando pedaços da alma de Mefisto. Após os dois deixarem de existir, eles foram reencarnados anos depois em duas famílias diferentes .
Enquanto Billy foi para uma família amorosa e cuidadosa, Tommy não teve a mesma sorte e acabou se tornando um adolescente bastante problemático, chegando a ser preso em um centro de detenção juvenil após destruir sua escola.
Diferente da maior parte dos Jovens Vingadores que se juntaram à equipe logo nas primeiras edições da revista, Tommy teve sua primeira aparição em Jovens Vingadores #10, de 2005, criado por Allan Heinberg, e Jim Cheung, quando os heróis se juntam para salvá-lo.
Ele, relutantemente, se une a equipe, os ajudando nas últimas edições do primeiro volume dos Jovens Vingadores. Ele retorna nos vários especiais e crossovers da equipe, principalmente nas histórias junto dos Fugitivos e tendo um papel importante em Vingadores - A Cruzada Da Inocência
Quais são os poderes do Célere?
Tommy Shepherd é um velocista, conseguindo atingir a velocidade de 761 milhas por hora, que chega próximo a 1.225 quilômetros por hora, com essa habilidade, ele também possui durabilidade, agilidade, reflexos e uma percepção muito maiores e mais avançadas que de outros heróis.
Com seus poderes ele também consegue ficar intangível, desestabilizando as moléculas ao seu redor para atravessar objetos sólidos. Outra de suas habilidades é a aceleração molecular, com a qual ele gera vibrações cinéticas em matéria fazendo com que qualquer objeto que ele segure diretamente exploda.
Tommy deixou de ser um super-herói?
Após os eventos do primeiro volume de Jovens Vingadores, Tommy passou a morar com a família Kaplan, mas depois de um tempo decidiu arranjar um emprego e morar sozinho. No volume 2 de Jovens Vingadores, escrito por Kieron Gillen, descobrimos que ele agora trabalha em uma empresa especializada em pessoas com superpoderes e se torna um grande amigo de David Alleyne, o mutante conhecido como Prodígio.
O personagem aparece bem pouco no segundo volume, e desde então possui aparições esporádicas em revistas e histórias protagonizadas por Wiccano ou Prodígio, de forma que muitos fãs passaram a acreditar que, mesmo tendo poderes e ajudando seus amigos e namorado quando necessário, ele deixou de ser um "super-herói em tempo integral".
A pergunta não foi respondida em nenhum momento de suas participações mais recentes nos quadrinhos, porém, desde 2014 o Célere não faz parte de nenhuma equipe heroica nas HQs da Marvel.
Qual a sexualidade do Célere?
Nas primeiras aparições do personagem, e em seu inicio nos Jovens Vingadores, os fãs viram um certo romance sendo desenvolvido entre Tommy e Kate Bishop, a Gaviã Arqueira, com os dois chegando a quase namorar em determinado momento, com o velocista sempre dando em cima da heroína.
Em outro momento, quando estava preso no centro de detenção juvenil, ele teve um romance com Lisa Molinari, a Cota de Armas. Porém, seu relacionamento amoroso mais duradouro tem sido com David Alleyne.
Após eles se beijarem em Jovens Vingadores Vol. 2 #15 e Tommy rejeitar David, dizendo que via ele apenas como um amigo, os dois jovens heróis passaram a ter um romance, com Tommy aparecendo junto do mutante em várias ocasiões.
Na Marvel Voices: Pride de 2021, Célere explicou que é bissexual, dizendo que antes de se assumir ele nunca pensou muito sobre sua identidade sexual:
"Eu gostava de quem gostava e me preocupava sobre os rótulos depois. Tenho que ser honesto, nunca me preocupei muito com os rótulos também. Ou qualquer outra coisa, na verdade"
O Célere é um mutante?
Quando Wiccano e Célere foram apresentados pela primeira vez em Jovens Vingadores, os gêmeos eram considerados mutantes nos quadrinhos, porém, desde que Mercúrio e a Feiticeira Escarlate deixaram de possuir o Gene-X, o status dos dois personagens nunca foi oficialmente discutido.
Tecnicamente eles ainda podem ser considerados mutantes, já que como dito, nunca foi dito que eles não eram mais; mas desde a Aurora de X nada foi dito sobre os dois heróis. Ainda mais, durante o Hellfire Gala, quando Tommy vai encontrar David para a festa, ele é visto usando uma flor de Krakoa, que é dada pra não-mutantes poderem atravessar os portais que levam para a ilha.
O momento deixa a entender que, mesmo que em nenhum momento a Marvel tenha dito que eles não são mais mutantes nos quadrinhos, a editoria das revistas dos X-Men não os consideram como.
Tommy no Universo Cinematográfico da Marvel
Thomas "Tommy" Maximoff é o filho de Wanda Maximoff com o Visão no Universo Cinematográfico da Marvel, tendo aparecido em Wandavision junto de seu irmão gêmeo, Billy. Na série o personagem também é um velocista e quase sempre aparece usando verde, a cor de seu traje nos quadrinhos.
Assim como Billy, ele também é um construto de Wanda que desaparece após era desfazer a realidade que criou em Westview, porém ao final da série a Feiticeira Escarlate ouve ele e o irmão pedindo ajuda.
O personagem, interpretado por Jett Klyne, irá retornar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.