Cavaleiro da Lua: As HQs essenciais para quem quer começar a ler
Cavaleiro da Lua: As HQs essenciais para quem quer começar a ler
Todas as melhores histórias para conhecer o novo herói do MCU!
Com uma trama repleta de mitologia, Cavaleiro da Lua chegou de vez ao Universo Cinematográfico da Marvel. A série apresenta um herói completamente insano que precisa lidar com suas próprias personalidades, enquanto desvenda os mistérios de sua própria criação e de sua persona heroica.
O personagem é um dos vigilantes mais complexos e interessantes da Casa das Ideias, e possui uma vasta gama de histórias nos quadrinhos, onde enfrenta mafiosos, monstros lendários e até mesmo a própria divindade que lhe deu poderes.
Pensando nisso, listamos aqui 10 histórias do Cavaleiro da Lua, para você que quer conhecer mais do herói!
Cavaleiro vs. Lobisomem
Qual é o arco: Werewolf By Night Vol. 1 #32-33 (1975)
Embora tenha ganhado uma grande fama após sua criação, o Cavaleiro da Lua originalmente apareceu nas páginas da revista solo de outro herói da Marvel Comics, o Lobisomem. E no melhor estilo de "inimigos que viram aliados", vemos um embate entre esses dois personagens, que acaba em uma trégua e uma aliança inusitada.
Aqui, Marc Spector é um mercenário contratado por uma ordem sinistra, o Comitê, para capturar e apreender Jack Russell, o herói licantropo da revista. Embora sejam apenas dois quadrinhos, é aqui que temos um bom desenvolvimento da mitologia do Cavaleiro da Lua, com direito à introdução de vários personagens que estariam em suas histórias solo!
Origens e primeiras aventuras
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 1 (1980)
Embora o personagem tenha sido criado em 1975, sua primeira HQ solo só chegaria às bancas em 1980. Nessa minissérie de Bill Sienkiewicz e Frank Springer, nós somos introduzidos à origem definitiva do herói, e como ele morreu aos pés de uma estátua de Khonshu, no Egito. Renascido, ele parte em busca de vingança contra aqueles que o traíram.
Com poucas edições, a revista é uma base sólida para todas as aventuras que o vigilante teria no Universo Marvel. Além disso, temos a apresentação de vários vilões que seriam importantes em suas histórias, como Bushmaster e o Homem da Meia-Noite, além de um melhor desenvolvimento de suas duas personalidades alternativas, Steven Grant e Jake Lockley.
Caçada Sinistra
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 2 (1985)
O primeiro volume da HQ solo do herói introduziu sua origem e mitologia, e agora a Marvel estava disposta a arriscar um pouco mais com as aventuras do personagem. Por isso, o segundo volume de histórias do Cavaleiro da Lua, escrito por vários autores, toma uma abordagem bem diferente do que estávamos acostumados em HQs de super-heróis.
Muito mais inspirado por quadrinhos pulp de horror, esse arco (que conta com apenas seis edições) traz diversas histórias isoladas que se conectam em uma trama maior. Cada edição é uma aventura sombria e sinistra, e nós ainda temos a única aparição de Arthur Harrow, que é o antagonista da série do Disney+ e será interpretado por Ethan Hawke.
Cavaleiros da Marvel
Qual é o arco: Marvel Knights Vol. 1 (2000-2001)
Com o passar dos anos, o Cavaleiro da Lua foi ficando famoso entre os fãs de quadrinhos e até ganhou o apelido de "Batman da Marvel" - por mais que as únicas semelhanças que ele tenha com o Cavaleiro das Trevas seja o fato de ser um herói urbano. Após uma breve estadia nos Vingadores da Costa Oeste, o aluado foi para outra equipe interessante.
Em Marvel Knights, selo com histórias mais adultas e violentas da Casa das Ideias, Marc Spector aparece para financiar as atividades de um grupo urbano de heróis, composto por nomes como Viúva Negra, Demolidor, Justiceiro e Manto e Adaga. Por ser um entre vários personagens, ele não tem tanto destaque, mas é uma leitura interessante para os fãs do herói.
O Fundo do Poço
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 5 (2006-2009)
Após anos com pequenas minisséries e poucas aparições aqui e acolá, o herói teve finalmente a chance de voltar em grande estilo no quinto volume de seu título solo. Escrito por Charlie Huston (um influente escritor de romances policiais) e ilustrado por David Finch, a HQ mostra um lado ainda mais perturbado do Cavaleiro da Lua.
Em Moon Knight Vol. 5, temos um grande resgate dos personagens que povoam a mitologia do herói, ao mesmo tempo em que ele precisa correr contra o tempo para se redimir e reconquistar a glória de Khonshu. É uma HQ bem interessante por despir o personagem de seu lado mais "heroico" e apostar em uma narrativa noir.
Recomeço
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 6 (2011-2012)
Quase um soft reboot do personagem, Moon Knight Vol. 6 foi escrita por Brian Michael Bendis e ilustrada por Alex Maleev, sendo quase um "sucessor espiritual" da fase dos artistas à frente do Demolidor. A maior diferença, no entanto, está em algumas mudanças feitas nas personalidades do vigilante.
Aqui, por exemplo, não temos Jake Lockley e Steven Grant como as "personas alternativas" de Marc Spector - que, por sinal, se mudou para a Costa Leste e se tornou um grande produtor de cinema. Em vez disso, o herói tem que lidar com os ecos do Wolverine, do Homem-Aranha e do Capitão América, que tomam a forma de suas novas personalidades.
Fragmentado
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 7 (2014-2015)
Em 2014, na era da Nova Marvel, a editora decidiu reformular o anti-herói mais uma vez, levando-o de volta às suas raízes originais. Assim nasce o sétimo volume de sua HQ solo, que retorna com Steven Grant e Jake Lockley como personalidades para Marc Spector - e ainda vai além, concedendo personalidades próprias para o Cavaleiro da Lua.
Muito experimental no que diz respeito ao seu formato e ao desencadear de suas histórias, o volume nos ajuda a entrar de vez na mente perturbada do herói, ao mesmo tempo em que apresenta um visual muito marcante para o Sr. da Lua - que é o Cavaleiro com um terno e uma máscara branca. A HQ abraça várias inconsistências da história do herói e as incorpora à narrativa.
Bem-Vindo ao Novo Egito
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 8 (2016-2017)
Sem sombra de dúvidas, é a melhor história do Cavaleiro da Lua já criada. Com roteiro de Jeff Lemire e arte de Greg Smallwood, o oitavo volume da HQ solo do herói faz com que ele - e nós - duvidemos de nossa própria sanidade, conforme Marc Spector é confinado em um asilo psiquiátrico e forçado a acreditar que suas aventuras heroicas não passam de um delírio.
Com artes majestosas e reviravoltas sombrias, o arco mergulha fundo na psiquê do anti-herói, dando a ele um novo propósito e apresentando o temível Khonshu quase como um inimigo. De muitas formas, é uma continuação boa para o sétimo volume, que explora muito mais as facetas alternativas do personagem.
A Era de Khonshu
Qual é o arco: Avengers Vol. 8 #33-37 (2020)
Jason Aaron tem feito um trabalho bem curioso no título principal dos Vingadores nas HQs. Em vez de tratar a equipe como algo fixo e imutável, ele tem explorado um elenco rotativo de heróis. E em uma de suas histórias, temos uma grande narrativa focada no Cavaleiro da Lua e Khonshu, dessa vez ainda mais misterioso.
Quando o demônio Mefisto se torna uma grande ameaça para a Terra, o deus egípcio da lua propõe uma missão a Marc Spector. No entanto, uma vez que ele completa esse serviço, a divindade decide assumir controle total do planeta, o que coloca os Vingadores em uma grande jornada e ainda dá ao Cavaleiro da Lua um arco dramático e uma crise de identidade.
A Missão
Qual é o arco: Moon Knight Vol. 9 (2021-??)
O arco atual do Cavaleiro da Lua está sendo escrito por Jed MacKay e, até o momento, traz alguns questionamentos importantes. Após a *Era de Khonshu, Marc foi oficialmente rejeitado por Khonshu e precisa trilhar seu caminho nas sombras, sozinho. Porém, ele convoca um novo grupo para ajudá-lo... mas forças sinistras estão a caminho.
Na nova fase, o personagem está sendo analisado por uma nova perspectiva, de forma que seus objetivos e desafios estão muito diferentes. Uma presença marcante nessa história é Hunter's Moon, um vigilante que começa como inimigo de Marc, mas aos poucos se aproxima do anti-herói. Por outro lado, esteja preparado para ver o Cavaleiro da Lua passando por maus bocados... mais do que o habitual.