Cavaleiro da Lua: 12 easter-eggs e referências no quinto episódio da série
Cavaleiro da Lua: 12 easter-eggs e referências no quinto episódio da série
As coisas começam a ficar mais sérias na reta final da série!
Na última quarta-feira (27), Cavaleiro da Lua teve seu penúltimo episódio exibido no Disney+. A série está se aproximando do fim, mas ainda temos diversas perguntas não respondidas sobre Marc Spector e seu papel como avatar do deus Khonshu. Porém, o capítulo mais recente decide voltar ao passado, para contar mais da origem do herói e da “criação” de Steven Grant.
Com um episódio genuinamente emocionante, um ponto fora da curva na temporada, a série prepara o terreno para um final ousado. Mas é melhor prestar atenção, já que várias questões estão sendo resolvidas através de pequenos detalhes da produção. Aqui, listamos 12 easter-eggs e referências no quinto capítulo de Cavaleiro da Lua!
Centro Médico Putnam
Logo no começo do episódio, percebemos que há um vai-e-vem de Marc Spector. Ora ele está junto de Steven Grant e da deusa Tuéris, ora ele retorna para o consultório de Arthur Harrow, que tenta a todo custo provar que ele está insano. E é aqui que o "bom doutor" revela o nome da instituição onde os dois estão: Centro Médico Putnam.
Esse nome pode despertar o interesse de alguns fãs dos quadrinhos do herói, já que no arco escrito por Jeff Lemire e ilustrado por Greg Smallwood, o nome do asilo onde o herói está é Hospital Psiquiátrico Putnam. Essa é mais uma ligação com essa fase das HQs do personagem, que é tida como o ponto alto nas histórias do Cavaleiro da Lua.
Plano Ancestral
Porém, nas cenas onde vemos Tuéris, a deusa egípcia das mulheres, da fertilidade e do nascimento, descobrimos que tanto Marc quanto Steven estão em um local chamado Duat, que funciona como uma espécie de pós-vida, um submundo de acordo com os mitos e lendas do Egito Antigo. Mas isso não é tudo.
Tuéris explica que Duat é apenas um dos pós-vidas conhecidos. De acordo com ela, há várias manifestações diferentes desse lugar para onde os mortos vão descansar, e logo em seguida cita o Plano Ancestral. Caso você não saiba, esse é o nome da dimensão vista em Pantera Negra, onde o Rei T'Challa é capaz de conversar com seus ancestrais.
Um barco em Duat...
Os episódios mais recentes de Cavaleiro da Lua estão se esforçando para conectar sua trama com elementos menores dos capítulos anteriores, provando que todos os elementos da vida de Steven Grant são fruto das vivências de Marc Spector. Mas aqui, há algo bem curioso...
Logo no começo do quinto episódio, descobrimos que Marc, Steven e Tuéris estão a bordo de um grande navio que navega velozmente pelas areias de Duat. Um navio muito parecido surgiu no primeiro episódio, como decoração do aquário do peixinho dourado de Steven Grant.
Extra! Extra! Quadrinhos de graça!
Se você viu algumas das nossas listas anteriores de easter-eggs, deve saber que a Marvel está fazendo uma iniciativa bem interessante com Cavaleiro da Lua. Ao longo dos episódios, podemos ver brevemente alguns QR Codes espalhados nas cenas, e ao acessá-los, eles nos dão direito a alguns quadrinhos gratuitos do herói.
O QR Code dessa semana aparece quando Marc Spector e Steven Grant estão em frente a uma porta fechada, que dá acesso a memórias reprimidas de Marc. O quadrinho que você encontra aqui é Moon Knight Vol. 1 #1, de 1980 - o primeiro quadrinho solo do herói. Vale lembrar que esses títulos estão na íntegra, mas em inglês.
Randall Spector
O episódio apresenta uma reviravolta bem curiosa. Descobrimos que Marc Spector já teve um irmão chamado Randall, e que ele acabou morrendo quando os dois foram explorar um lugar perigoso. Desde então, a mãe dos dois passou a culpar Marc pelo ocorrido e nunca deixou de maltratá-lo.
Randall Spector, no entanto, é o nome de um importante vilão do Avatar de Khonshu nos quadrinhos. Irmão de Marc, ele se tornou um perigoso serial killer conhecido como Homem da Machadinha. Anos depois, ele surgiu como um avatar para a deusa Néftis, virando o Cavaleiro das Sombras.
Peixinho dourado
Lembra-se do peixinho dourado que falamos, que aparece nos primeiros episódios em um aquário na casa de Steven Grant? Então, a história dessa figura é um pouco mais trágica do que parece, já que logo que Randall surge na tela, ele está desenhando um peixinho dourado.
Esse mesmo desenho depois é visto no quarto de Marc Spector, como um quadro. Levando em conta que Marc "fragmentou" sua mente para distanciar de toda a culpa e dos maus tratos de sua mãe, faz sentido que Steven tenha absorvido a conexão entre Randall e os peixinhos dourados.
Presença brasileira!
Aliás, por falar na mão de Marc Spector, aqui vai um detalhe curioso: a personagem se chama Wendy Spector, e é interpretada aqui por uma atriz brasileira. Fernanda Andrade é a responsável por trazer essa conquista para o nosso país.
A atriz nasceu em São José dos Campos e se mudou para os Estados Unidos quando tinha apenas 11 anos. Lá, ela começou uma carreira no cinema e na TV, participando de filmes como Why Am I Doing This, A Filha do Mal e The Beautiful Ones.
Na TV, ela participou de CSI: Miami, CSI: Nova York, Sons of Anarchy e Here and Now, além de Anjos Caídos. No Brasil, ela chegou a participar do primeiro episódio da série Dicas de um Sedutor, que foi ao ar pela Rede Globo.
Ned Flanders
Em uma das sequências onde está sendo consultado por Arthur Harrow, Marc acaba dizendo que o doutor está com um visual fajuto que parece o Ned Flanders. E nem precisa ir muito longe para captar a referência, já que se trata de uma citação ao personagem de The Simpsons.
Ned é um fervoroso evangélico que também é vizinho da Família Simpson. Ele é pai de Rod e Todd Flanders, e costuma usar um cabelo penteado para trás e um bigode vistoso no rosto - de fato, um visual bem parecido com o que Arthur Harrow usa como psiquiatra.
Bushman
No episódio, somos ainda mais imersos nas origens de Marc Spector e como ele se transformou em Avatar de Khonshu. Aqui, por exemplo, nós descobrimos que ele não foi o responsável pela morte do pai de Layla El-Faouly. Na verdade, o culpado por isso foi seu comandante, Bushman.
Nos quadrinhos, Raoul Bushman é um mercenário impiedoso que acaba matando Peter Alraune, pai de Marlene Alraune, ao invadir seu sítio arqueológico para roubar artefatos antigos. Marc se revolta com ele, mas o mercenário acaba o deixando para morrer... e falaremos disso a seguir.
A origem do Cavaleiro da Lua
Embora o episódio não se concentre muito no massacre realizado por Raoul Bushman, temos uma cena que parece ter sido tirada diretamente das HQs da Marvel - justamente a cena que mostra como Marc Spector se arrastou até os pés de uma estátua de Khonshu, pronto para tirar sua própria vida.
Antes que isso acontecesse, o deus egípcio da lua e da vingança interviu, dando a Marc a chance de servir como seu avatar e transformar-se no Cavaleiro da Lua - e foi exatamente isso que aconteceu. A cena parece bem fiel às origens do herói e ainda traz alguns momentos de tensão.
Doug Perlin
Mais perto do fim do episódio, descobrimos que Marc Spector "gerou" Steven Grant como uma personalidade alternativa para fugir da violência provocada por sua mãe, que nunca lidou bem com a perda do outro filho. E para criá-lo, Marc usou como inspiração o protagonista de Tomb Buster, um filme do qual gostava muito.
Em seu quarto, podemos ver um pôster do filme, que foi dirigido por "Doug Perlin". Essa é uma nítida referência aos criadores do Cavaleiro da Lua nas HQs, Doug Moench e Ron Perlin. Aliás, o estúdio responsável pelo filme se chama Timely Atlas Studios. A Timely Comics surgiu na década de 30 e, nos anos 50, mudou seu nome para Atlas Comics.
Em 1961, Atlas se tornaria Marvel Comics, graças aos esforços de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
O destino de Steven Grant estava selado desde o início
O final do episódio foi bem chocante para alguns fãs. Aqui, vemos Steven Grant caindo do barco e sendo "congelado" em Duat, com sua alma condenada para toda a eternidade. E curiosamente, esse destino cruel havia sido predeterminado desde o primeiro episódio da série, onde vemos Steven conversando com uma garota no museu que trabalha.
Steven conta para essa menina a história dos Campos de Juncos e como os antigos egípcios faziam o ritual de mumificação de seus mortos. A menina retruca dizendo: "E foi ruim para você? Ser rejeitado dos Campos dos Juncos?". Surpreso, Steven apenas responde com: "Isso não faz sentido porque eu não estou morto, estou?".
Agora, com os eventos do quinto episódio, essa cena inofensiva ganha um caráter muito mais sinistro de mau-presságio. Ou será que Steven esteve morto esse tempo todo e a tal menininha do primeiro episódio só apareceu para lembrar isso a ele?