Cavaleiro da Lua: 9 easter-eggs e referências no segundo episódio da série
Cavaleiro da Lua: 9 easter-eggs e referências no segundo episódio da série
Marc Spector finalmente aparece para salvar o dia!
Na última quarta-feira (06), foi ao ar o segundo episódio de Cavaleiro da Lua, a mais nova série do Universo Cinematográfico da Marvel, que por sua vez nos apresenta um herói totalmente novo para a franquia. Depois de um primeiro capítulo intrigante, temos mais mistérios sendo desvendados conforme Steven Grant descobre mais sobre suas “personalidades alternativas”, como Marc Spector.
Agora, os planos de Arthur Harrow também estão mais claros e o futuro reserva uma jornada grandiosa para o nosso protagonista. Porém, os fãs de quadrinhos – sobretudo os fãs do próprio Avatar de Khonshu – terão ótimas surpresas escondidas aqui e acolá. Nesta lista, selecionamos para você 9 easter-eggs e referências no segundo episódio de Cavaleiro da Lua!
Elementar, meu caro Steven!
Para quem tinha algum tipo de dúvida, o segundo episódio já começa revelando um detalhe sobre o capítulo anterior: não era o Lobisomem o monstro que atacou Steven Grant no museu. Na verdade, era apenas um chacal antropomórfico e mumificado - um símbolo sagrado egípcio, que aparece em vários hieróglifos e até na representação de certos deuses, como Anúbis.
A cena em questão acontece quando Steven conversa com o segurança do museu e busca detalhes das câmeras que filmaram os acontecimentos da noite anterior. Ele tenta explicar que foi atacado por uma criatura parecida com um cão, e o segurança prontamente diz: “Tipo o Cão dos Baskerville?”, em referência a uma clássica história de Sherlock Holmes escrita por Sir Arthur Conan Doyle.
Crawley
Deixamos isso passar no capítulo anterior, mas agora o próprio roteirista da série, Jeremy Slater, já revelou que o homem que trabalha como estátua-viva próximo ao museu em que Steven Grant trabalhava é, na verdade, Crawley - um personagem saído diretamente dos quadrinhos do Cavaleiro da Lua.
Nas HQs, seu nome é Bertrand Crawley. Ele é um morador de rua de Nova York, que servia como informante do Avatar de Khonshu, trazendo informações sobre crimes e casos das periferias nova-iorquinas. Geralmente, ele interagia mais com Jake Lockley, que é a personalidade taxista e “homem do povo” do Aluado.
Atenção para o QR Code!
Tanto o primeiro episódio quanto esse segundo trazem, em determinado momento, dois QR Codes que pode ser escaneado pelo público. Embora possa passar despercebido, esses códigos na verdade dão acesso a quadrinhos gratuitos do personagem. Na semana passada, a HQ disponibilizada era Werewolf by Night #32, onde o Cavaleiro da Lua fez sua primeira aparição nos quadrinhos.
Dessa vez, a edição disponibilizada é Werewolf by Night #33, a continuação da primeira história, que mostra como o Cavaleiro da Lua e o Lobisomem juntaram forças para deter uma organização secreta. Caso tenha dúvidas de onde procurar o QR Code, ele está na porta do depósito onde Steven Grant descobre as coisas de Marc Spector. As HQs estão disponíveis em inglês.
Data de nascimento
Enquanto vasculha as coisas guardadas por Marc Spector - seu alter-ego - em um depósito, Steven Grant vê um passaporte registrado no nome dessa personalidade. Esse documento traz várias informações curiosas sobre Marc, a começar por sua data de nascimento: 9 de março de 1987 - o mesmo dia em que Oscar Isaac, ator que o interpreta, nasceu.
Além disso, há outro detalhe bem importante que liga mais o personagem ao restante do Universo Cinematográfico da Marvel. Sabe-se que Thanos dizimou metade da vida no universo em maio de 2018, mas o documento de Marc foi renovado em dezembro do mesmo ano - o que significa que ele teria sobrevivido ao estalar de dedos do Titã Louco, ficando vivo por cinco anos antes dos eventos de Vingadores: Ultimato.
Layla El-Faouly
O episódio também nos apresenta outra personagem que já havia sido mencionada anteriormente: Layla El-Faouly, que aparece após rastrear o telefone de Marc Spector. Ela surge e descobre Steven Grant - inclusive, ela passa um bom tempo achando que Marc está apenas interpretando um papel e se fazendo de doido, para tentar reconquistá-la.
A personagem então revela que já foi casada com Spector e que os dois partiram em várias aventuras juntos, enquanto procuravam um escaravelho - que agora sabemos, é uma bússola que indica o túmulo de Ammit. Apesar disso tudo, ela está se separando do herói. Layla é uma criação original da série e não existe nas HQs, mas parece ter sido vagamente inspirada em Marlene Alraune, uma namorada de Marc nos quadrinhos.
"Ele é de Yucatán!"
Eventualmente, Steven Grant é sequestrado e se depara mais uma vez com Arthur Harrow. Dessa vez, no entanto, o antagonista parece bem mais pacífico e leva o homem para conhecer um bairro que, antes de sua chegada, era perigoso e abandonado. Em dado momento, ele cita um homem chamado Victor, que de acordo com ele, veio de Yucatán.
Essa é uma referência curiosa ao próprio Arthur Harrow dos quadrinhos, já que ele apareceu uma única vez (em Moon Knight Vol. 2 #2), trabalhando em experimentos secretos em Yucatán, no México. Vale lembrar que a versão dos quadrinhos é um cientista louco que cria um exército de “soldados zumbis”, algo que o diferencia bastante de sua adaptação - que é um cultista da deusa Ammit.
Avatares de Khonshu
O episódio ainda acrescenta mais detalhes originais à história de origem de Arthur Harrow, que o diferenciam ainda mais de sua versão dos quadrinhos. Enquanto conversa com Steven Grant, o vilão confirma que já foi um dos avatares de Khonshu e que foi traído pelo deus egípcio da lua e da vingança, e por isso se tornou adepto de Ammit.
Nos quadrinhos, o Cavaleiro da Lua é um manto que ressurge de tantos em tantos anos e que representa o avatar atual de Khonshu em cada geração. Basicamente, o deus precisa de um humano para representá-lo no plano dos mortais, e muitos já serviram a esse propósito - com Marc Spector sendo apenas mais um em uma longa linhagem.
Sr. da Lua
Já no segundo episódio, temos a introdução de uma nova “personalidade” do Cavaleiro da Lua. Dessa vez, trata-se do Sr. da Lua, um alter-ego que usa terno, gravata e roupas sociais junto de sua clássica máscara branca. Essa versão ficou bem famosa nos quadrinhos e funciona como uma persona do herói, que aparece em missões mais discretas ou em confrontos com a máfia e gângsters.
Na série, no entanto, o Sr. da Lua parece ser subproduto de outra personalidade: Steven Grant. Enquanto o Cavaleiro da Lua “original” é a versão mascarada de Marc Spector, o Sr. da Lua é a persona heroica de Grant, que retém os poderes do herói mas não tem a experiência necessária para usá-los. A cena em que ele aparece tem um teor mais cômico e atrapalhado.
Easter-egg espertinho
Por fim, um último easter-egg que não pode passar despercebido. Quando o Sr. da Lua confronta um chacal invocado por Arthur Harrow, ele acaba se dando mal e é atirado na sarjeta, em frente a um grande ônibus. Na parte superior do veículo, em uma cena aérea, é possível ver um código: WBN 32.
Os fãs mais atentos devem se ligar na hora sobre o que isso se trata: é uma sigla para Werewolf by Night #32, a HQ que trouxe a primeira aparição do Cavaleiro da Lua nos quadrinhos. Aliás, o mesmo ônibus também tem uma placa do Conselho de Repopulação Global, organização que apareceu em Falcão e o Soldado Invernal e serve para lidar com as consequências do retorno de 50% dos seres humanos, após os eventos de Vingadores: Ultimato.