Cavaleiro da Lua: 7 easter-eggs e referências no quarto episódio da série
Cavaleiro da Lua: 7 easter-eggs e referências no quarto episódio da série
Novo episódio da série faz alusão a um grande arco do personagem nos quadrinhos!
Cavaleiro da Lua se prepara para entrar em sua reta final, com o quarto episódio nos entregando mais loucuras da mente fragmentada de Marc Spector. Dessa vez, o Avatar de Khonshu precisa lutar sozinho, depois que o deus foi aprisionado em uma estátua de pedra por outras divindades egípcias. Contudo, os perigos só estão começando…
O novo capítulo traz alguns easter-eggs bem curiosos para os quadrinhos e mostra mais da influência de outras obras na série. Porém, se você espera conexões mais profundas com o Universo Cinematográfico da Marvel, é melhor ir tirando o cavalinho da chuva, porque a série continua se afastando dos demais filmes e séries. Aqui estão os easter-eggs e referências que notamos no quarto episódio de Cavaleiro da Lua!
Não é uma múmia!
Na primeira parte do episódio, vemos Steven Grant e Layla El-Faouly sendo caçados por uma figura misteriosa, usando uma máscara egípcia. Na internet, muitos apontavam que se tratava de uma múmia qualquer... mas não é bem assim. Na verdade, a criatura apresentada é um Sacerdote de Heka, e isso tem ramificações bem interessantes.
Heka é a divindade egípcia que representava a magia e a medicina. Seus sacerdotes eram os magos e ocultistas que operavam "milagres" no Antigo Egito, sobretudo magias de cura e purificação. Na HQ Mystic Arcana: Magik #1, há um vilão chamado Heka-Nut, um mago egípcio que foi corrompido e procura uma espada ancestral.
O segredo de Marc
Nesse episódio, Arthur Harrow continua sugerindo que Marc Spector teve algo a ver com a morte do pai de Layla El-Faouly, e dessa vez nós nos aproximamos ainda mais dos quadrinhos do herói conforme a ex-esposa do herói o confronta com essas informações. E esse é mais um paralelo entre a personagem de Layla e sua "contraparte" das HQs, Marlene Alraune.
Nos quadrinhos, Marc fazia parte de um esquadrão de mercenários que foi enviado a um sítio arqueológico no Egito para saquear a expedição de Peter Alraune, o pai de Marlene. Peter é morto por Raul Bushman, ainda após Marc tentar impedi-lo. No MCU, o pai de Layla é Abdallah El-Faouly - e é seguro dizer que ele é uma adaptação do Peter Alraune das HQs.
Aventuras no Hospício
A grande virada do episódio se dá depois que Marc Spector é alvejado por Arthur Harrow, perto da tumba de Ammit. Ele cai na água e parece estar morrendo, quando de repente acorda em um hospital psiquiátrico, rodeado por pessoas que já vimos antes (mais sobre isso já já). Para os fãs, essa é uma clara alusão a Moon Knight Vol. 8.
A HQ foi escrita por Jeff Lemire e Greg Smallwood e mostra o herói em um hospício. Todas as suas aventuras e histórias se tornam motivo de debate, já que poderiam ser apenas fruto das doenças mentais de Marc. No fim, é revelado que tudo não passa de um plano de Khonshu, que quer fragmentar ainda mais a mente de seu avatar e tomar de vez o seu corpo.
No Brasil, esse arco foi publicado em Cavaleiro da Lua #4-6, da Panini Comics.
Rostos familiares e objetos conhecidos
Assim que Marc Spector desperta no asilo psiquiátrico, conseguimos ver vários rostos que já deram as caras aqui. Temos Crawley, a estátua-viva com quem Steven Grant interagia; Donna, a supervisora de Steven no museu britânico; Bobbi e Billy, lacaios de Harrow; e até o peixinho dourado que Steven mantinha em seu apartamento.
Tudo isso é feito para sugerir que as aventuras de Marc/Steven não passaram de um delírio. Além dos personagens, podemos ver itens e objetos que são importantes ao longo dos episódios anteriores - como um cubo mágico, uma pelúcia de escaravelho e até a algema de tornozelo que Steven Grant colocava em sua cama para evitar seus episódios de sonambulismo.
Indiana Jones!
O episódio traz uma explicação "racional" para o surgimento de Steven Grant na psiquê de Marc Spector. Aqui, descobrimos que o nome veio de algum filme ou série de TV sobre um renomado arqueólogo que buscava mistérios ao lado de um fiel parceiro. Posteriormente, vemos uma fita VHS que revela o nome da obra: Tomb Buster.
A referência aqui é bem clara e faz alusão aos filmes, séries e jogos onde nós entramos em contato com aventureiros e arqueólogos. A inspiração mais clara vem, obviamente, da franquia Indiana Jones, mas ainda há um quê de A Múmia por conta dos temas egípcios e Tomb Raider devido ao nome do filme/série assistido por Marc.
Jake Lockley
Após se libertar de Arthur Harrow, Marc precisa correr pelos corredores claustrofóbicos e brancos do asilo psiquiátrico. Ao entrar em uma sala, ele se depara com um sarcófago e, de dentro, tira Steven Grant. Os dois então se abraçam e continuam procurando uma saída, até se depararem com outra sala e outro sarcófago...
Dessa vez, eles não abrem a tampa da caixa, mas nós já temos uma boa ideia de quem está lá dentro: deve ser Jake Lockley, a terceira personalidade de Marc Spector. Ao que tudo indica, a série já tem mostrado pequenos pontos de influência de Jake na vida de Marc, mas sua estreia deve estar reservada para o penúltimo ou para o último capítulo.
Taweret
Por fim, temos uma aparição bem inusitada para finalizar o episódio com um baque para o público. Enquanto Marc Spector e Steven Grant tentam achar uma saída do hospital psiquiátrico, eles acabam encontrando a deusa Taweret, que possui o corpo de hipopótamo antropomorfizado. Ela surge dando um oizinho para os personagens, o que os deixa apavorados.
No panteão egípcio, Taweret (também chamada Tuéris ou Tauerete) é a deusa da fertilidade e dos partos. Vale lembrar que, no primeiro episódio da série, enquanto Steven trabalha no museu britânico, nós podemos ver uma caixa com várias pelúcias dessa divindade - um indício de que ela ainda terá um grande papel para desempenhar nos dois últimos capítulos.