Castlevania: Todos os jogos da franquia em ordem cronológica

Capa da Publicação

Castlevania: Todos os jogos da franquia em ordem cronológica

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Castlevania é uma das séries de jogos de vampiros mais conhecidos pelos jogadores. A franquia da Konami traz, na maior parte, a família Belmont lutando contra as forças do mal de Drácula e seus aliados. A cronologia dos jogos passa por diversos séculos, trazendo vários caçadores de vampiros diferentes, adentrando o castelo repleto de criaturas das trevas, ou até mesmo outras localidades em busca de expurgar o mal do mundo de uma vez por todas.

Nessa lista, vamos mostrar em ordem cronológica todos os jogos da franquia Castlevania!

Imagem de capa do item

Castlevania: Lament of Innocence - 1095

Lament of Innocence foi lançado para o PlayStation 2, e traz o barão Leon Belmont como protagonista, que decide caçar o vampiro que sequestrou sua noiva. Como a igreja não permitia que as pessoas lutassem contra monstros, Leon renuncia a seu título para ir até o castelo chamado de Eternal Night, que acreditam ser o lar da criatura.

O jogo conta a história de origem de Drácula, e também do chicote Vampire Killer, arma icônica dos Belmont, que Leon recebe um de um alquimista no caminho para o castelo. Além disso, o jogo traz alguns vilões icônicos da franquia como a Succubus e a Morte.

Imagem de capa do item

Castlevania: Legends - 1450

Castlevania: Legends foi lançado para o Game Boy, e traz Sonia Belmont, uma das poucas protagonistas solo femininas da franquia. Após retornar à sua mansão na Transilvânia, Sonia vê seu pai nos últimos suspiros de vida após o local ter sido invadido por criaturas grotescas. Ele dá um chicote para ela, e diz que seu dever é acabar com o mal do mundo.

Disposta a vingar seu pai, Sonia começa sua jornada pela Transilvânia derrotando todos os subordinados de Drácula, até conseguir chegar em seu castelo e acabar com o mal de vez. O jogo em seu lançamento fazia parte do cânone original da franquia, mas foi retirado com o lançamento de Lament of Innocence, por apresentar incongruências com sua história.

Imagem de capa do item

Castlevania III: Dracula’s Curse - 1476

Dracula’s Curse foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES), e traz o vilão atormentando a Europa. Sem nenhuma alternativa, a igreja pede a ajuda de Trevor Belmont, o atual portador da Vampire Killer, para acabar com as hordas de inimigos no continente. Ele se junta então à Sypha Belnades, Grant Danasty e Alucard.

O jogo chamava a atenção na época por ter algumas variações nos finais, que se alteravam com cada personagem que se juntou a Trevor durante a jornada. Com isso era possível finalizar somente com o Belmont, ou com o auxílio dos outros três personagens. Vale lembrar que o jogo foi a principal inspiração para as primeiras duas temporadas da animação de Castlevania, lançada pela Netflix.

Imagem de capa do item

Castlevania: Curse of Darkness - 1497

Curse of Darkness foi lançado para o PlayStation 2, e é um dos poucos jogos que não são protagonizados por um Belmont ou descendente da família. O protagonista é Hector, um forjador de demônios que traiu Drácula, durante os eventos de Dracula’s Curse. Ele viveu em paz por alguns anos entre os humanos até que sua esposa, Rosaly, é acusada de bruxaria e queimada pela igreja.

Hector descobre que o verdadeiro responsável pela morte de sua mulher foi Isaac, seu parceiro quando trabalhava para Drácula. Ele então parte em busca de vingança, adentrando o castelo abandonado de seu antigo mestre, com o objetivo de acabar com as forças demoníacas.

Imagem de capa do item

Castlevania: The Adventure - 1576

Castlevania: The Adventure é o primeiro jogo da franquia lançado para o Game Boy. Ele traz Christopher Belmont batalhando contra Drácula, em quatro fases. O jogo funciona como um antecessor para o primeiro Castlevania, mas não apresenta nenhuma história concreta.

Na capa de sua versão americana, o jogo citava que o protagonista era Simon Belmont, e que o jogo era uma sequência de Castlevania II: Simon’s Quest. A informação só foi refutada com o lançamento da sequência de The Adventure, chamado de Belmont’s Revenge.

Imagem de capa do item

Castlevania II: Belmont’s Revenge - 1591

Belmont’s Revenge também foi lançado para o Game Boy, e traz novamente Christopher como protagonista. Na sua batalha anterior contra Drácula, o vilão conseguiu se manter vivo e desapareceu por muitos anos.

Ele retorna no aniversário do filho do protagonista, Soleil Belmont, e o transforma em um monstro, para começar mais uma vez a causar terror ao mundo. Agora Christopher precisa adentrar no novo castelo do vampiro para resgatar seu filho e salvar a humanidade.

Imagem de capa do item

Castlevania - 1691

Castlevania é o primeiro jogo da franquia, e foi lançado no Nintendo Entertainment System (NES). Um grupo de homens de coração corrompido aproveitaram a celebração da Páscoa para reviver Drácula, e então o lorde restaura seu castelo que ficou destruído após a sua morte.

Com o vampiro causando caos ao mundo novamente, Simon Belmont, sabe que é seu dever empunhar a Vampire Killer e adentrar o castelo para derrotar o grande vilão. Durante a jornada, o protagonista vai enfrentar diversos inimigos, entre eles zumbis, medusas, fantasmas e monstros muito similares ao Frankenstein.

Imagem de capa do item

Castlevania II: Simon’s Quest - 1698

A sequência do primeiro jogo traz novamente Simon Belmont, que foi amaldiçoado por Drácula ao dar o golpe final no vilão. Agora, o personagem precisa reunir todas as partes do corpo do vampiro para queimá-las e se livrar da maldição.

O jogo é conhecido por ser um dos piores da franquia, e trazia uma estrutura de RPG, onde o jogador podia explorar cinco regiões diferentes, adentrar masmorras e subir de níveis. O jogo foi duramente criticado, e nunca mais a Konami tentou fazer um jogo com essas mecânicas.

Imagem de capa do item

Castlevania: Harmony of Dissonance - 1748

Harmony of Dissonance foi lançado para o Game Boy Advance, e coloca o jogador no papel de Juste Belmont. Seu amigo Maxim Kischine, fica frustrado ao não ser escolhido para empunhar a Vampire Killer, e então decide reviver Drácula para matá-lo, assim como Simon fez.

Algo dá errado no ritual e Maxim é possuído pelo espírito do vampiro. Ele sequestra sua amiga de infância Lydie Erlanger, além de invocar novamente o castelo de Drácula. Agora resta a Juste empunhar o chicote para expurgar o mal e libertar seu amigo possuído.

Imagem de capa do item

Castlevania: Rondo of Blood - 1792

Rondo of Blood foi lançado para o PC-Engine, e traz Richter Belmont na busca para resgatar sua amada Annette, que foi capturada por Drácula. Além disso, é possível jogar com Maria, uma caçadora de vampiros que tem alguma ligação com a família Belmont.

O jogo teve duas outras versões, Dracula X, que foi lançado no Super Nintendo, e não tinha a possibilidade de se jogar com a Maria, e The Dracula X Chronicles que foi lançado para o PSP. A versão para o console portátil da Sony, trazia modelos em 3D, dublagem, e opções de dificuldade, já que a versão original era muito difícil.

Imagem de capa do item

Castlevania: Symphony of The Night - 1797

Symphony of The Night é um dos jogos mais conhecidos da franquia. Ele se passa após os eventos de Rondo of Blood, onde Richter derrotou Drácula, mas desapareceu. Alguns anos depois, o castelo retorna misteriosamente, e Alucard parte para desvendar esses acontecimentos.

Lançado para o PlayStation 1, o jogo buscava inspiração em Super Metroid para criar um cenário onde certos itens encontrados pelo caminho, fazem com que Alucard possa explorar novas áreas, assim como funciona na jornada de Samus. Mais tarde esse tipo de jogo passou a ser conhecido como MetroidVania, justamente por essas influências impactarem outros games que vieram depois.

Imagem de capa do item

Castlevania: Order of Ecclesia - 1810

Order of Ecclesia acontece após os eventos de Symphony of The Night, onde os Belmonts estão desaparecidos e os humanos estão tentando descobrir formas de acabar com as forças de Drácula caso ele retorne, já que não teriam a ajuda da família.

A principal organização criada foi a Order of Ecclesia, que tinha como principais membros, Shanoa a líder do grupo, Barlowe, o Receptáculo de Dominus, glifos capazes de destruir Drácula, e Albus, o melhor amigo da protagonista.

Os glifos são roubados por Albus, que também sequestrou alguns camponeses, e agora resta a Shanoa, que perdeu parte de sua memória, recuperar Dominus para que ela tenha poder para derrotar Drácula.

Imagem de capa do item

Castlevania: Circle of The Moon - 1830

Circle of The Moon foi o primeiro jogo lançado para o Game Boy Advance. Nele os Seguidores das Trevas conseguiram reviver Drácula, mas ele só estará com pleno poder na próxima lua cheia. Com isso, o caçador de vampiros Morris Baldwin, junto de seu filho Hugh e seu pupilo Nathan Graves partem para o castelo.

Ao chegar lá eles são confrontados por Drácula, ele prende Morris para sacrificá-lo na lua cheia, e joga os outros dois garotos no fundo do castelo. Agora Nathan, o personagem do jogador, e Hugh partem em uma jornada para resgatar seu professor antes que seja tarde demais.

Posteriormente, Circle of The Moon foi removido da ordem cronológica oficial de Castlevania por Koji Igarashi, diretor de vários jogos da franquia.

Imagem de capa do item

Castlevania: Legacy of Darkness - 1844

Legacy of Darkness foi lançado para o Nintendo 64, e traz dois protagonistas diferentes. Cornell é um lobisomem, que quer resgatar sua irmã Ada, Henry Oldrey, um cavaleiro da Igreja. O jogo funciona como um prequel de Castlevania 64.

O principal vilão da história é Ortega, outro lobisomem que se alia a Drácula para ter poder o suficiente para derrotar seu grande rival Cornell. Além do jogo padrão, Legacy of Darkness contava com uma versão refeita de Castlevania 64, que era desbloqueada ao salvar Henry na história principal.

Imagem de capa do item

Castlevania 64 - 1852

Castlevania 64 foi o primeiro jogo lançado para o Nintendo 64, e trazia a região de Valáquia mais uma vez atormentada por Drácula. Dessa vez o jogo apresenta dois protagonistas, Reinhardt Schneider, o portador do chicote Vampire Killer, e Carrie Fernandez uma garota com grandes poderes mágicos que aparenta ter ligações com a família Belnades.

No seu lançamento, o jogo teve uma recepção bem positiva da crítica, mas atualmente é um dos mais odiados da franquia junto de Simon’s Quest, devido aos seus controles péssimos. A versão melhorada disponível em Legacy of Darkness, até resolve alguns problemas do jogo, mas ainda é uma experiência complicada.

Imagem de capa do item

Castlevania: Bloodlines - 1917

Castlevania: Bloodlines foi lançado para o Mega Driver, e se inicia com o assassinato do príncipe da Áustria por Elizabeth Bartley, para reviver Drácula e dar início a uma grande guerra. Agora resta a John Morris com a Vampire Killer, e Eric Lecarde, com a Lança de Alucard, derrotar as forças do mal.

O jogo traz uma pequena referência ao Drácula de Bram Stoker, onde o pai de John se chamava Quincy Morris, nome muito similar ao do personagem do livro, Quincey Morris. Durante muitos anos, desenvolvedores da Konami afirmavam que os jogos de Castlevania se passavam no mesmo universo do livro de Bram Stoker.

Imagem de capa do item

Castlevania: Portrait of Ruin - 1944

Portrait of Ruin foi lançado para o Nintendo DS, e é o primeiro da franquia a ter um modo multiplayer cooperativo. Ele apresenta dois protagonistas, Jonathan Morris, filho do lendário caçador de vampiros John Morris, e Charlotte Aulin, uma aprendiz de feiticeira, descendente dos Belnades.

O grande vilão do jogo é o Vampiro pintor Brauner que invoca novamente o Castelo de Drácula e todos os seus horrores. Durante a exploração do local, o jogador pode acessar algumas pinturas que levam a cenários variados, como desertos e cidades abandonadas.

Imagem de capa do item

Castlevania: Aria of Sorrow - 2035

Aria of Sorrow foi lançado para o Game Boy Advance, e é o primeiro a se passar no futuro, no ano de 2035. Soma Cruz é um estudante japonês, que é teleportado acidentalmente junto de sua amiga Mina Hakuba para o castelo de Drácula. Agora Soma precisa descobrir uma forma de voltar para sua casa.

O que chamou a atenção do jogo em seu lançamento foi o sistema de espíritos. Com ele o jogador pode equipar até três espíritos de inimigos diferentes, que dão acesso a diversas habilidades, como invocar um lobo, ou realizar um golpe destrutivo de espada. Ao todo o jogo tinha 110 poderes diferentes para serem desbloqueados derrotando inimigos específicos.

Imagem de capa do item

Castlevania: Dawn of Sorrow - 2036

Dawn of Sorrow é a sequência direta de Aria of Sorrow, e traz novamente Soma Cruz e Mina Hakuba, dessa vez contra a líder de um culto misterioso chamada de Celia Fortner. O jogo traz de volta o sistema de espírito muito elogiado no jogo anterior, mas dessa vez, eles aumentam de nível quando o jogador coleta vários iguais.

Dawn of Sorrow trazia também um modo multiplayer competitivo, onde um mapa repleto de inimigos era criado, e cada jogador deve limpar a arena no menor tempo possível. O modo trazia a adição de Alucard que retornava à franquia pela primeira vez desde o lançamento de Symphony of The Night.

Imagem de capa do item

Castlevania: Grimoire of Souls - 2037

Grimoire of Souls foi um jogo lançado para celulares em 2019, somente no Canadá. Em 2020 ele foi descontinuado, mas um ano depois foi trazido de volta pela Konami, sendo lançado novamente pelo Apple Arcade.

Ele se passa um ano depois que Celia Fortner tenta ressuscitar Dracula. Alucard continua seu trabalho para evitar que revivam seu pai, quando recebe uma carta de Lucy Westenra sobre certos livros que tem o poder de voltar no tempo, e que a Morte quer coletar todos para trazer Drácula de volta a vida com todo o seu poder.

Ele é um jogo de ação em 2D, similar aos jogos mais antigos da série, mas com a possibilidade de se jogar com um amigo. O jogo traz vários personagens queridos da franquia, como Alucard, Soma Cruz, Trevor Belmont, Maria Renard entre vários outros.

Imagem de capa do item

Castlevania: Judgment - 10000

Castlevania: Judgment é um jogo de luta lançado para o Nintendo Wii. Ele traz personagens conhecidos da franquia, como Simon e Trevor Belmont, Sypha, Maria e Shanoa, todos com designs únicos, utilizados somente neste jogo.

Galamoth envia o Time Reaper para o passado, com o objetivo de destruir Drácula e reescrever a história. Aeon descobre os planos do vilão e abre um vórtice temporal para buscar vários heróis de tempos diferentes para batalhar contra Galamoth. Como é de se esperar de um jogo de luta, cada personagem tem sua própria história com um final único.

Imagem de capa do item

Castlevania: Lords of Shadow - Timeline Separada

Os games de Lords of Shadow foram os últimos jogos de Castlevania lançados, com exceção de relançamento de jogos antigos. Ao todo foram três títulos que fazem parte do seu próprio universo, e funcionam como um reboot da franquia.

O primeiro Lords of Shadow foi lançado para o Xbox 360, e trazia Hideo Kojima como produtor do jogo. Ele conta a história de Gabriel Belmont que teve sua esposa assassinada brutalmente, e teve sua alma aprisionada. Agora o personagem segue sua jornada para salvar o espírito de sua amada. O jogo se inspira muito em God of War e em Dante’s Inferno para seu combate e sua estrutura de jogo.

Depois do primeiro Lords of Shadows, Mirror of Fate foi lançado para o Nintendo 3DS. Ele se passa 26 anos após os eventos do jogo anterior, e coloca o jogador no papel de Simon Belmont, buscando vingar seu pai que supostamente foi morto por Drácula.

Por fim, foi lançado Lords of Shadow 2, para o Xbox 360, que traz novamente Gabriel como protagonista. O jogo se passa em dois tempos diferentes, o presente, após a cena final do primeiro Lords of Shadow, e o passado, que segue os momentos após Mirror of Fate. O jogo não foi bem aceito pela crítica, e encerrou a saga.