Castlevania: Tudo que você precisa saber sobre a Morte

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Castlevania: Tudo que você precisa saber sobre a Morte

Por Melissa de Viveiros

Os fãs dos jogos de Castlevania aguardaram ansiosamente pela participação da Morte na versão da Netflix. Muito foi especulado sobre a presença do personagem na terceira temporada, algo que acabou não acontecendo, no entanto, desde o princípio da quarta temporada, ficou claro que a entidade teria um papel a desempenhar, uma vez que finalmente foram apresentadas algumas explicações sobre esta figura. Dessa vez, o público não se decepcionou, e a Morte teve uma participação importante na história, além de ter levado a um dos melhores momentos dos últimos episódios.

Ao longo dos anos, a série de jogos da Konami contou com diversas participações do personagem. Sendo o segundo em comando de Drácula, ele é um dos grandes antagonistas da franquia, frequentemente precisando ser derrotado antes do vilão final. Nessa lista, vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre a Morte de Castlevania!

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Origens

A primeira aparição da Morte veio logo no início da franquia Castlevania, com o jogo de mesmo nome. Lançado em 1986 para o Family Computer Disk System, sistema disponível apenas no Japão, o título chegou a outras partes do mundo em 1987, por meio do Nintendo Entertainment System, popularmente conhecido como NES.

Quem protagoniza o jogo é Simon Belmont, que tal como seus antepassados tem o dever de proteger o mundo de Drácula. Assim, ele vai até o castelo do grande vampiro e enfrenta diversos inimigos para chegar ao principal antagonista.

A Morte é um desses inimigos. Narrativamente, ela não possui um real papel, já que a trama é bem simples. Ainda assim, esta é sua primeira aparição, já que ela é um dos chefes do jogo.

Tal qual os outros chefes, com o passar do tempo seu papel cresceu nos títulos futuros da franquia. No segundo jogo, Simon's Quest, o Ceifador retorna como um inimigo opcional, mas ele só começa a se destacar na história com o lançamento do título Castlevania: Rondo of Blood, de 1993.

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Primeira aparição na história

Para quem não sabe, os títulos da franquia da Konami não foram lançados na mesma ordem da história. Desse modo, embora o primeiro comece com Simon, jogos posteriores contam a história de Belmonts que vieram antes e depois. Por causa disso, embora tenha sua origem no primeiro Castlevania, a Morte entra na história por meio de sua interação com Leon Belmont, em Castlevania: Lament of Innocence.

A trama desse jogo conta sobre o princípio do clã Belmont e sua inimizade com Drácula, bem como as origens do próprio vampiro. Assim, também vemos o começo da relação entre ele e a Morte.

A princípio, o ser misterioso forma uma aliança com Mathias Cronqvist, nome pelo qual o Conde era conhecido na época. Isso porque, desiludido com a morte de sua amada, ele elabora um terrível plano de vingança por meio do qual o personagem iria adquirir imortalidade. Juntos, os dois tem papel em enfrentar o primeiro vampiro inimigo dos Belmont, Walter Bernhard.

Mais tarde, Leon Belmont, antigo amigo de Mathias o confronta pelo caminho maligno que ele havia seguido. Ao invés de permitir que Leon o mate, a Morte o desafia para um confronto, que é a última batalha do jogo. Eventualmente, ela é derrotada, mas Mathias escapa.

É então que Leon jura que ele e seu clã caçariam Mathias e outros vampiros para sempre. Apesar de encontrar um fim, o Ceifador deixa claro que este não é permanente. Como explica para o protagonista, ele não poderá ser permanentemente destruído enquanto Mathias estiver vivo. Desde então, a Morte permaneceu como um dos aliados mais leais e devotos do Conde, frequentemente envolvida nos esforços para trazer Drácula de volta.

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Em Dracula's Curse e Curse of Darkness

Castlevania III: Dracula's Curse é o jogo que serve como principal base para a versão da Netflix. Nele, os protagonistas são Trevor, Sypha e Alucard, que enfrentam a Morte em seu caminho para derrotar Drácula. Na versão animada, isso é um pouco diferente, já que a entidade só é enfrentada bem ao fim da história, onde ela tenta trazer o vampiro de volta, ao invés de tentar impedir sua morte.

Curse of Darkness é outro título muito influente na versão animada, já que é protagonizado por Hector e Isaac. No game, os dois forjadores são inimigos, também devido à traição de Hector, que abandonou Drácula durante os eventos de Dracula's Curse. Aqui, a Morte aparece disfarçada, se passando pelo padre Zead, que oferece ajuda a Hector para derrotar Isaac.

Na realidade, o que o Ceifador pretendia era trazer o Conde de volta mais uma vez. Para isso, ele precisava de um dos forjadores, motivo pelo qual se envolve na briga. Embora ofereça sua ajuda a um deles, a realidade é que ele pretendia usar Hector como hospedeiro para o vampiro, mas seu plano falha uma vez que o forjador vence a batalha contra Isaac. Assim, a entidade tenta usar o corpo deste último para realizar seu objetivo, mas acaba sendo derrotada pelo outro forjador.

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Harmony of Dissonance

A Morte não encontra seu fim após o conflito com Hector, e retorna durante os primeiros jogos, estrelados pelo já citado Simon Belmont. Sendo derrotada novamente, seu papel volta a ser maior no título Harmony of Dissonance, onde o Belmont da vez é Juste. Ao lado dele, os protagonistas da história são Maxim Kischine, seu amigo e rival, e a amiga de infância dos dois, Lydie Erlanger.

Dessa vez, é Maxim o responsável por perturbar o espírito de Drácula e iniciar os eventos que ameaçam trazê-lo de volta. Isso porque ele tenta realizar os mesmos feitos que Simon havia conseguido fazer décadas antes, reunindo as partes do vampiro para trazê-lo de volta e derrotá-lo.

Apesar de não dar início aos planos, o Ceifador logo percebe que as ações do outro personagem levaram o espírito de seu mestre a acordar. Assim, ele usa as ações de Maxim para transformá-lo em um hospedeiro para o vampiro. Inicialmente, ele é encontrado vagando pelo castelo à procura de seu mestre. Lá, ele encontraJuste, através de quem entende a situação.

Buscando garantir o retorno do Conde, a Morte mais uma vez enfrenta um Belmont. Além de ficar no caminho de Juste para que ele não acabe com a influência de Drácula sobre Maxim, a entidade também utiliza o próprio protagonista para encontrar Lydie, visando sacrificá-la para garantir que seus planos dessem certo.

Isso leva a uma nova batalha, onde o antagonista é derrotado novamente. Dessa vez, ele parte com o aviso de que o castelo inevitavelmente retornaria no futuro, sugerindo que ele e seu mestre também estariam de volta.

Nos jogos de Game Boy Advance, este é o único game em que a Morte tem um papel importante na trama.

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Rondo of Blood e Symphony of the Night

Drácula retorna em Rondo of Blood, com sua mais leal serva ao seu lado mais uma vez. Quem os enfrenta nesse jogo é Richter Belmont, um dos protagonistas mais famosos da série.

Aqui, o Ceifador inicialmente enfrenta o caçador de vampiros por meio de um teste. Atacando o protagonista com sua foice e invocando uma caveira gigante, ele percebe a força de Richter quando este consegue impedir ambos os ataques. Ao invés de insistir, a entidade escolhe recuar, prometendo que retornaria, e que não iria se segurar da próxima vez.

De fato é isso que acontece, e a Morte cruza o caminho do personagem novamente em um navio. Lá, eles travam uma batalha intensa, mas a aliada de Drácula acaba derrotada mais uma vez.

Symphony of the Night é uma sequência direta destes eventos, na qual o obscuro padre Shaft consegue ressuscitar o Conde depois de sua derrota nas mãos de Richter. Além disso, o sinistro padre amaldiçoa Richter, que começa a ser possuído por um espírito maligno. Anos depois, ele desaparece misteriosamente, enquanto o castelo de Drácula retorna.

Quem investiga os eventos dessa vez é Alucard, que percebe que algo estava terrivelmente errado. Retornando ao castelo de seu pai, ele é confrontado pela Morte. Por ser filho do grande vampiro, a entidade dá a ele a oportunidade de simplesmente desistir, mas ele não aceita. Assim, ela rouba todos os equipamentos que ele possuía, os espalhando pelo castelo. Ela também avisa que este não será o último encontro dos dois, algo que mais uma vez se mostra correto.

Quando eles se enfrentam novamente, o Ceifador diz que havia dado o aviso antes. Dessa vez, ele parte para o combate, mas não é páreo para o meio-vampiro, terminando derrotado por Alucard.

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Portrait of Ruin

Depois de anos repetindo essa sequência de ressuscitar Drácula, enfrentar Belmonts e seus aliados, mas acabar falhando, as coisas mudam um pouco para a morte em Castlevania: Portrait of Ruin. Aqui, o ser começa vagando pelo castelo em busca de seu lorde, apenas para descobrir que alguém chamado Brauner estaria tentando tomar o castelo para si. Assim, ao invés de ficar no caminho dos protagonistas Jonathan Morris e Charlotte Aulin, ele chega a sugerir uma aliança.

A proposta não é aceita, e o Ceifador precisa ser enfrentado em determinado ponto do jogo. Ao invés de ser derrotado, ele deixa a batalha assim que sua energia acaba, dizendo ter coisas a fazer. Ele também sugere que a dupla tinha objetivos a cumprir, o que os levaria a se encontrarem novamente no futuro.

Quando os dois derrotam Brauner, quem dá o golpe final no antagonista é a própria Morte. Ao perseguirem a entidade, Jonathan e Charlotte descobrem que desta vez ela foi bem sucedida em trazer seu mestre de volta. Isso, no entanto, não intimida os personagens principais, que decidem enfrentar o vampiro.

Dessa vez, os dois grandes vilões da série também resolvem unir forças em uma única batalha. Os heróis precisam lutar contra Drácula e a Morte, sendo que quando a vida de um dos dois chega ao fim, esta última se sacrifica. Assim, ela oferece seu poder ao Conde, que o usa para assumir sua forma verdadeira.

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Lealdade eterna?

Em todos os jogos, a lealdade do Ceifador ao principal vilão é muito constante. Apesar de todas as derrotas, a criatura parece cada vez mais determinada e unida a seu mestre. Isso, no entanto, não garante que sua lealdade seja eterna, como um dos livros derivados da franquia mostrou.

A obra se passa depois de Aria of Sorrow e Dawn of Sorrow, ocorrendo após a suposta derrota final de Drácula. Nessa história, o Conde retorna como Soma Cruz, que é o protagonista dos dois games.

Apesar de não necessariamente se manter no papel de antagonista como anteriormente, a narrativa revela que a mudança em seu antigo mestre acaba com a lealdade da Morte a ele. Isso porque a entidade não tem interesse em servir a alguém que não se dedica ao Caos, força da qual ela se origina. Assim, quando Soma escolhe viver uma vida humana e comum ao invés de retomar seu lugar como Drácula, a personagem deixa de servi-lo.

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Além de Castlevania

O personagem chegou a aparecer em alguns títulos fora de sua série de origem. Isso aconteceu principalmente por meio de outros jogos da Konami, embora por vezes existam apenas referências a ele e não aparições diretas.

No game Knightmare, a Morte é a segunda chefe da segunda fase. Suas habilidades são bastante semelhantes às que ela utiliza no primeiro Castlevania, já que ela lança foices em um padrão circular.

É dito que o personagem Screaming Mantis, de Metal Gear Solid 4, também conta com referências à Morte de Castlevania. Isso se deve principalmente ao modo como ele luta, levitando e se mantendo longe do personagem do jogador enquanto lança armas semelhantes a foices. Parte da comparação, porém, se deve ao fato de ambas as franquias pertencerem à Konami.

A participação mais notável do Ceifador em outros jogos talvez seja em Super Smash Bros. Ultimate. Além de aparecer no trailer que revelou Simon Belmont como personagem jogável, sua arma é um item que pode ser utilizado dentro do jogo. Além disso, a entidade também faz parte do cenário baseado no castelo do Drácula. Aqui, seu visual no jogo se assemelha mais à versão vista em Lament of Innocence.

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Na Netflix

Na versão da Netflix, o Ceifador manteve muito de seus principais elementos nos jogos. Seu grande objetivo era trazer o grande vampiro de volta, e ela usa de um disfarce ao longo de boa parte da temporada, se passando pelo vampiro Varney. Ele também tenta utilizar de manipulação e mentiras, como faz em algumas das histórias da série.

Sua relação com personagens que estão nos jogos, porém, acabou sendo bem diferente. Diferente das obras da Konami, essa Morte não se coloca em uma posição de servidão em relação à Drácula, pelo menos não sinceramente. Embora se passe por um vampiro de seu conselho, na realidade a entidade buscava apenas se alimentar de toda a morte causada por Vlad Tepes.

O personagem também não tem papel no conflito entre Hector e Isaac. Aqui, ele tenta contactar ambos, mas não precisa dos forjadores para seus planos. Quem ele realmente usa é o alquimista Saint Germain -- que também está presente na trama de Curse of Darkness, mas é o único que reconhece o antagonista pelo que ele é. Aqui, ele é apenas manipulado, mas também encontra seu fim graças ao Ceifador.

Sypha e Alucard também não enfrentam a criatura. A grande batalha final é o momento de destaque de Trevor, que a derrota sozinho.

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Curiosidades

Um fato interessante sobre a entidade nos games é uma piada relacionada ao idioma original da franquia. Em muitos casos, os números de vida ou experiência relacionados à Morte nos jogos são compostos apenas pelo algarismo 4, ou são múltiplos óbvios de quatro. Isso é uma piada relacionada ao japonês, onde uma das pronúncias do número é shi, mesma pronúncia da palavra morte.

Outro pequeno detalhe está relacionado a muitos dos confrontos com o antagonista acontecerem dentro ou próximos à uma torre do relógio. O motivo para isso estaria relacionado à inevitabilidade da morte, fazendo referência à ideia de que ela é apenas "uma questão de tempo" para qualquer ser vivo.