Castelo Rá-Tim-Bum: Como e onde estão os atores da série
Castelo Rá-Tim-Bum: Como e onde estão os atores da série
Saiba por onde andam os atores da série
Chegando a televisão no dia 9 de maio de 1994, Castelo Rá-Tim-Bum foi uma das produções audiovisuais mais marcantes da cultura nacional. Contando uma história fantasiosa sobre feiticeiros com centenas de anos, animais falantes e máquinas carismáticas, o programa teve 90 episódios.
Depois do reencontro do elenco produzido pela TV Cultura e pelo Oreo, alguns devem estar se perguntando: Por onde andam os atores da série? Nessa lista, separamos tudo o que você precisa saber sobre o elenco principal de Castelo Rá-Tim-Bum. Confira!
O reencontro
Com mais de 25 anos desde o fim de Castelo Rá-Tim-Bum, a TV Cultura, em parceria com a marca de biscoitos Oreo, reuniu o elenco da série. Entre conversas e muitas emoções, em Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro temos o retorno do criador e diretor da série, Cao Hamburger, além de Cassio Scapin (Nino), Fredy Állan (Zequinha), Cinthya Rachel (Biba), Rosi Campos (Morgana) e muito mais. O especial pode ser encontrado no canal oficial do Oreo.
Cassio Scapin
Cassio Scapin era uma das principais estrelas de Castelo Rá-Tim-Bum. O rapaz deu vida a Nino, também conhecido como Antonino Stradivarius Victorius II, um menino aprendiz de feiticeiro de 300 anos. Depois de Castelo Rá-Tim-Bum, Cassio fez diversos programas e novelas, passando pelo SBT, Globo e Record.
Um de seus trabalhos mais recentes foi Independências, série da TV Cultura, mas também esteve em Bugados, Detetives do Prédio Azul, na novela Deus Salve o Rei e mais. Porém, sua verdadeira vocação sempre pareceu ser o teatro. Trabalhando em mais de 20 espetáculos no Brasil e na Itália, Cássio já recebeu os prêmios Mambembe, APCA, Apetesp e Shell.
Fredy Allan
Zeca, ou Zequinha, era o menor do grupo de amigos, mas ainda assim o mais sapeca e curioso. Sempre perguntando o “porquê” das coisas, o garoto era interpretado por Fredy Allan.
O ator mirim manteve sua carreira na televisão até os anos 2000. Depois disso, seguiu para o teatro, onde fez peças como Sonho de uma Noite de Verão e Os Sertões, além de ter escrito Doces Jovens Coloridos em 2001 e ter trabalhado como assistente de roteiro na peça Dezembro, de 2015.
Luciano Amaral
Antes mesmo de Castelo Rá-Tim-Bum, Luciano Amaral já havia conquistado o público brasileiro ao interpretar Lucas Silva e Silva no seriado Mundo da Lua em 1991. Em Castelo Rá-Tim-Bum, ele vivia Pedro, o intelectual do grupo.
Depois disso, deu as caras em outras produções como Telecurso e Razão de Viver, mas deixou o ramo da atuação para se tornar apresentador. Após trabalhar em programas como PlayZone, Band Kids, MOK e Glitch, agora, Luciano é apresentador dos canais ESPN Brasil.
Cinthya Rachel
Cinthya Rachel marcou a infância de vários brasileiros ao interpretar Biba, uma garota esperta e decidida, em Castelo Rá-Tim-Bum. Ao longo dos anos, assim como Luciano Amaral, a atriz foi mudando sua carreira para outra área da comunicação.
Se formou em jornalismo em 2002 e trabalhou como apresentadora e repórter em vários programas, como Turma da Cultura, Dominga da Gente, Programa Raul Gil e Eliana. Atualmente, Cinthya mora em Buenos Aires, na Argentina, com seu marido e filho.
Rosi Campos
Quando interpretou a tia-avó de Nino, Morgana, uma poderosa feiticeira de 6000 anos, Rosi Campos já era um grande nome da teledramaturgia. A atriz havia dado as caras em Mundo da Lua, Retrato de Mulher e Éramos Seis. Mais tarde, faria parte de A Diarista, A Grande Família, A Favorita e Babilônia. Isso sem contar dos seus anos no cinema, com produções como Família Vende Tudo, Chico Xavier e Crô em Família.
Sérgio Mamberti
Sérgio Mamberti fazia o papel de Victor, irmão da mãe de Nino, um poderoso feiticeiro e amigo das máquinas. Infelizmente, o ator faleceu em 2021 após falência múltipla de órgãos. Porém, deixou para trás uma longa filmografia, além de seu filho, Duda Mamberti, que homenageou o pai ao interpretar Victor durante o reencontro.
Ângela Dip
Uma personagem que se destacou por seu figurino foi Penélope. A jovem repórter era interpretada por Ângela Dip. Depois deste papel, foi do teatro, até o cinema, novelas e séries de televisão. Participou de dois episódios de O Negócio, da HBO, Toma Lá, Dá Cá, Filhos da Pátria e, mais recentemente, em Sintonia, série nacional da Netflix criada e dirigida por KondZilla.
Eduardo Silva
Eduardo Silva era o carismático Bongô, um jovem fã de música e dança, além de entregador pessoal de pizzas do castelo. Após Castelo Rá-Tim-Bum, investiu na carreira de ator, diretor e preparador de elenco. Dirigiu três peças de teatro, esteve em duas séries da Netflix, 3% e Spectrus, trabalhou em 9mm da FOX, Carcereiros da Globo e Axogun da TV Brasil.
Pascoal da Conceição
O grande vilão de Castelo Rá-Tim-Bum, Dr. Abobrinha, o corretor imobiliário obcecado em construir um prédio de cem andares com estacionamentos, foi vivido por Pascoal da Conceição. O ator tem um extenso currículo no teatro, mas também marcou a televisão com produções como JK, Deus Salve o Rei, O Rei da TV, da Star+ e muito mais.
Wagner Bello
O ator que interpretava o Etevaldo, Wagner Belo, foi o único que deixou o seriado durante os anos de produção. O mesmo faleceu em decorrência do HIV em 1994. Ao fim de seu tempo na série, apresentaram uma explicação da ausência de Etevaldo. Através de uma carta, disseram que: “O Etevaldo está brincando nas estrelas”.