Rhaenyra Targaryen: Tudo sobre a personagem de A Casa do Dragão
Rhaenyra Targaryen: Tudo sobre a personagem de A Casa do Dragão
A princesa da Casa Targaryen trará de volta Fogo e Sangue em House of the Dragon!
A Casa do Dragão é novo grande lançamento da HBO, levando o público de volta aos Sete Reinos e ao universo criado por George R. R. Martin. Desta vez, ao invés de ter os Stark e Lannister no centro de um conflito, a trama gira em torno dos Targaryen, tratando da sangrenta disputa pelo Trono de Ferro conhecida como A Dança dos Dragões.
Uma das personagens mais centrais dessa história é Rhaenyra Targaryen, princesa que disputa para herdar a coroa de seu pai apesar das leis de sucessão não serem favoráveis às mulheres. Nesta lista, contamos tudo sobre a personagem de House of the Dragon – então, se você não leu os livros, cuidado com os possíveis spoilers!
A família de Rhaenyra Targaryen
Como o nome já deixa claro, Rhaenyra é parte da Casa Targaryen. Filha do rei Viserys I e de sua primeira esposa, a rainha Aemma da Casa Arryn, a princesa foi a única criança nascida dessa relação a sobreviver.
Algum tempo após a morte de sua mãe, seu pai se casou pela segunda vez, e Alicent Hightower passou a ser madrasta de Rhaenyra. Além disso, ela ganhou alguns meios-irmãos: Aegon, Helaena, Aemond e Daeron.
Outra conexão familiar importante da personagem é com Daemon Targaryen, seu tio. Desde jovem, ela era bastante próxima dele, apesar dos problemas entre seu pai e o irmão.
A personalidade de Rhaenyra
Rhaenyra manifestava alguns traços comuns entre os Targaryen, sendo bastante orgulhosa e teimosa desde a juventude. Ela também era bem impetuosa, e se tornou uma cavaleira de dragão ainda criança e tomando parte em algumas batalhas durante a Dança dos Dragões. Facilmente enfurecida, a princesa não era paciente e guardava ressentimentos por muito tempo. Isso foi se tornando cada vez pior e, com o tempo, a disputa pelo trono e as inúmeras perdas que sofreu a levaram a se tornar cada vez mais amarga e paranóica, esperando traições mesmo daqueles mais próximos de si.
Apesar disso, ela também era considerada muito carismática, principalmente em sua juventude. Seu carisma, beleza e inteligência a levaram a conquistar não somente a corte, como também o povo de Porto Real. Celebrada como o Deleite do Reino, a princesa chegou até a ser declarada a donzela mais bela dos Sete Reinos por seu tio Daemon, além de contar com diversos pretendentes.
Princesa de Pedra do Dragão
Rhaenyra cresceu como filha única, tendo dois irmãos que morreram ainda no berço. Com apenas sete anos, ela se tornou uma cavaleira de dragão, e apenas um ano depois, ela passou a servir seu pai em reuniões e na corte, sendo sempre mantida perto de Viserys.
Ainda na infância, ela perdeu sua mãe quando Aemma faleceu ao dar a luz ao príncipe Baelon, que morreu apenas um dia depois. Assim, o rei Viserys decidiu proclamá-la como sua herdeira e Princesa de Pedra do Dragão, fazendo com que todos os lordes dos Sete Reinos jurassem lealdade a ela e prometessem defender seu direito à sucessão.
A Princesa e a Rainha
Pouco depois, o rei se casou pela segunda vez, tomando Alicent Hightower como esposa. Inicialmente, ela e Rhaenyra se davam muito bem, mas isso não durou muito tempo. Assim que a nova rainha deu filhos a seu marido, uma animosidade começou a surgir entre as duas.
Isso porque, para Alicent, seria direito de seus filhos herdar o Trono de Ferro, já que eram homens. Apesar disso, Viserys não voltou atrás, e optou por manter Rhaenyra como sua herdeira, gerando atrito entre as duas.
Com o passar do tempo, essa rivalidade foi se tornando cada vez pior, e envolvendo outros além das duas. O nascimento dos príncipes Aegon e Aemond fez com que as pessoas ao redor do rei insistissem para que ele declarasse um herdeiro, mas ele se recusava.
Otto Hightower, pai de Alicent, era também Mão do Rei na época. Sua insistência sobre o assunto, no entanto, o levou a ser mandado para fora da corte.
Os Pretos
Essa divisão logo se expandiu, com parte da corte apoiando Rhaenyra e parte apoiando Alicent. Em um banquete em comemoração ao quinto ano de casamento da rainha e do rei, a monarca usava um vestido verde, cor comumente adotada pelos habitantes da Campina, como a família Hightower.
A princesa, porém, optou pelo vermelho e preto de sua casa. Isso levou a uma distinção dos dois grupos de apoiadores baseadas nas cores de cada uma: aqueles que ficavam do lado da rainha passaram a ser chamados de os “Verdes”, enquanto os partidários da princesa eram os “Pretos”.
A relação de Rhaenyra e Daemon Targaryen
Nos livros, é deixado claro desde o início que Rhaenyra era bem próxima de seu tio, Daemon. Ele sempre trazia presentes de suas viagens para ela, tratando a jovem bem apesar de seu temperamento difícil.
É dito que, apesar da grande diferença de idade entre os dois, a relação entre eles eventualmente se tornou sexual. Isso supostamente levou a um enorme desentendimento entre o rei Viserys e seu irmão, que acabou exilando Daemon.
Apesar disso, Rhaenyra nunca demonstra ressentir de seu tio. Pelo contrário, os dois acabam se reconectando depois, e chegam até a se casar nos livros – mesmo que esse relacionamento não tenha sobrevivido à paranoia da Targaryen após anos de conflito pelo Trono e inúmeras traições.
O cavaleiro branco de Rhaenyra
Outro personagem notável na vida dela era Criston Cole. Após vencer um torneio com o favor da princesa, o cavaleiro também se juntou à Guarda Real. Rhaenyra o adorava, e se referia a ele como seu cavaleiro branco. O rei acabou permitindo que ele se tornasse o protetor pessoal e escudo juramentado da princesa.
A partir daí, o cavaleiro sempre a protegia em eventos públicos, e sempre usava seu favor nos torneios. Apesar disso, os dois não permaneceram do mesmo lado para sempre, e quando se desentenderam anos depois, nunca fizeram as pazes.
Primeiro casamento
A princesa foi cortejada por inúmeros lordes de Westeros, filhos das casas Tully, Tyrell, Lannister, Tarly, Frey e vários outros tentando conquistar sua mão em casamento. O rei considerou casá-la com Qoren Martell, visando uma aliança que tornaria Dorne parte de Westeros. Por sua vez, Alicent desejava que Rhaenyra se casasse com seu filho, Aegon, eliminando assim os problemas da linha de sucessão.
No fim, Rhaenyra se casou com Laenor Velaryon, embora tenha resistido à ideia inicialmente. De acordo com o que é contado em Fogo e Sangue, foi preciso que seu pai ameaçasse voltar atrás e tirar dela o direito de herdar a coroa, para que então ela concordasse com o casamento.
Supostamente, parte disso teria sido motivada por Laenor não estar interessado em mulheres. A princesa não tinha qualquer problema com ele pessoalmente ou com sua família, sendo próxima de sua irmã, Laena, que se tornou a segunda esposa de Daemon após a primeira falecer.
O casal passou muito tempo separado, com a princesa ficando na corte em Porto Real enquanto seu marido optava por passar mais tempo em Maré Alta, castelo de sua família. Ainda assim, eles tiveram três filhos: Jacaerys, Lucerys e Joffrey.
Os filhos de Rhaenyra
Os três primeiros filhos de Rhaenyra foram reconhecidos como Velaryon e filhos de Laenor, mas foram acusados de serem bastardos inúmeras vezes. Rumores diziam que o pai deles era, na realidade, o amante da princesa, Harwin Strong, que se tornou seu principal defensor após as desavenças entre ela e Criston Cole surgirem.
O principal motivo para isso era a aparência dos meninos. Todos três tinham cabelos e olhos castanhos, enquanto tanto Rhaenyra quanto o marido possuíam traços valirianos, com cabelos prateados e olhos violeta. Apesar disso, a princesa sempre negou que os filhos fossem bastardos, e se enfurecia sempre que ouvia as acusações.
Após ambos Laenor e Laena Velaryon falecerem, Rhaenyra se casou com seu tio, Daemon. Os dois tiveram dois filhos, os príncipes Aegon e Viserys Targaryen.
Qual é o dragão de Rhaenyra Targaryen?
Rhaenyra montava a dragão Syrax. O nome, escolhido pela própria princesa, é uma referência a uma deusa da Antiga Valíria. Com isso, é provável que ela tenha sido a primeira a voar com Syrax, já que foi quem a nomeou.
É contado que a dragão era enorme e bastante formidável, sendo uma criatura perigosa, ainda que não tivesse a experiência em batalha de feras como Caraxes, de Daemon, ou Vhagar, que originalmente chegara aos Sete Reinos como dragão de Visenya Targaryen.
Syrax gerou diversos ovos, e participou de batalhas durante a Dança dos Dragões ao lado de Rhaenyra. Ela não permitiu a nenhum outro que voasse em suas costas ao longo de sua vida.
A Dança dos Dragões
Apesar de ter sido designada como herdeira, quando o rei Viserys I morreu, Otto Hightower, a mão do rei, e Criston Cole, Senhor Comandante da Guarda Real, desafiaram as ordens do antigo rei e coroaram o primeiro filho de Alicent, Aegon II como rei. Isso deu início ao conflito conhecido como a Dança dos Dragões, que deve ser o ponto central da nova série da HBO.
Quando seu pai faleceu, Rhaenyra estava em Pedra do Dragão, aguardando o nascimento de sua sexta filha. Ao ouvir as notícias, ela deu à luz prematuramente a uma bebê natimorta, chamada de Visenya.
Furiosa, Rhaenyra teve uma coroação própria em seu castelo, e passou a usar a coroa que havia sido de seu pai, trazida por apoiadores que fugiram de Porto Real quando os Verdes começaram a aprisionar seus rivais. Em resposta, Aegon ofereceu a ela que, se renunciasse à coroa, a princesa e seus descendentes permaneceriam senhores de Pedra do Dragão – mas ela recusou, sabendo que era impossível evitar uma guerra e que ela e sua família não seriam poupados, já que eram uma ameaça ao reinado de Aegon II.
Ao longo da guerra, ela perdeu seus três primeiros filhos, além de sofrer inúmeras traições. Durante cerca de seis meses, ela chegou a conseguir tomar Porto Real e ocupar o Trono de Ferro, e demonstrou cada vez menos misericórdia para com aqueles que apoiavam seu meio-irmão. Sua paranoia também a levou a sofrer inúmeras perdas, incluindo aliados essenciais para sua causa.
Quem interpreta Rhaenyra Targaryen em House of the Dragon?
Na série da HBO, Rhaenyra será uma personagem central, e será interpretada por duas pessoas. Uma versão mais jovem será vivida pela atriz Milly Alcock. A australiana participou de projetos como Janet King, A Place to Call Home, Fighting Season, Pine Gap, Les Norton, The Gloaming, Reckoning e Upright.
Já sua versão mais velha será vivida por Emma D’Arcy, que esteve em Truth Seekers, Hanna, Wanderlust - Navegar é Preciso, O Domingo das Mães, entre várias outras obras.