Capuz Vermelho: 10 coisas que você precisa saber sobre o anti-herói da DC

Capa da Publicação

Capuz Vermelho: 10 coisas que você precisa saber sobre o anti-herói da DC

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais complexos da Batfamília, o Capuz Vermelho sempre foi uma figura sombria e misteriosa, disposto a cruzar limites que o próprio Cavaleiro das Trevas jamais ultrapassou. O personagem tem uma longa história de dor, sofrimento e tragédia, além de ter sido um dos pupilos originais de Bruce Wayne.

Agora, o anti-herói finalmente vai ser adaptado em toda sua glória na terceira temporada de Titãsdando continuidade à história de Jason Todd como o conhecemos. Pensando nisso, resolvemos separar aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Capuz Vermelho!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Quais são as origens do Capuz Vermelho?

Embora alguns fãs não saibam, a primeira aparição do Capuz Vermelho nas HQs não tem nada a ver com o Jason Todd. Na verdade, o segundo Robin sequer havia sido criado na época. O primeiro Capuz Vermelho surgiu nas páginas de Detective Comics #168, e tratava-se de um disfarce criminoso para o Coringa.

A transformação de Jason Todd em Capuz Vermelho, por outro lado, só veio acontecer em fevereiro de 2005, nas páginas de Batman #635. Para muitos, é curioso que Jason tenha escolhido justamente uma alcunha do Príncipe Palhaço do Crime para sua nova identidade, considerando o papel que o vilão desempenhou em sua história.

Imagem de capa do item

Morte na família

Pois bem, Jason Todd foi o segundo Robin do Batman, criado pouco tempo depois que Dick Grayson decidiu deixar o manto e trilhar seu próprio caminho. No entanto, havia um grande problema: Jason era muito odiado pelos fãs. Essa repulsa era tão grande que levou a DC Comics a abrir uma votação para decidir se o herói devia ou não morrer.

Isso acabou resultando na criação do arco Morte na Família. No evento, Jason parte em busca de sua mãe biológica, apenas para cair em uma armadilha do Coringa, que o espanca com um pé-de-cabra e o deixa para morrer em uma explosão, em um dos finais mais violentos e assustadores das HQs do Batman.

Imagem de capa do item

Retorno e vingança

Porém, quem conhece histórias em quadrinhos sabe que a morte não vale de muita coisa. Em um famoso arco da DC Comics, o Superboy Prime dá um soco tão forte que "quebra a realidade", alterando vários eventos da história da editora, incluindo a morte de Jason Todd. Ele sobrevive e acaba se recuperando em um Poço de Lázaro, onde recupera suas memórias.

Isso faz com que ele fique extremamente amargo e rancoroso em relação ao Batman. No arco Silêncio, ele chega a sequestrar Tim Drake e se revela para o Cavaleiro das Trevas, mas troca de lugar com o Cara-de-Barro, que acaba sendo descoberto pelo Batman. Só depois ele retorna, de fato, como o Capuz Vermelho, pronto para exercer sua vingança.

Imagem de capa do item

O caminho do heroísmo

Quando surge como Capuz Vermelho, Todd se torna um verdadeiro pé no saco do Batman, trazendo mais caos e violência e prometendo limpar de vez as ruas de Gotham City. Ele inclusive se vinga do Coringa, espancando-o com um pé-de-cabra. Eventualmente, ele é descoberto pelo Batman e os dois têm um grande confronto.

Com o passar dos anos, Jason começa a se colocar no caminho do heroísmo. Todo seu plano de vingança muda quando ele conhece o Batman da Terra-51, uma versão do Cavaleiro das Trevas que se tornou fria e violenta após a morte de Jason Todd em seu universo. Isso faz com que ele se redima e se torne um herói, assumindo brevemente o manto de Robin Vermelho.

Imagem de capa do item

Um novo Batman

Durante o arco da Crise Final, o Batman é aparentemente morto pelo Darkseid (na verdade, ele só havia sido enviado ao passado), e isso faz com que vários heróis da Batfamília comecem uma grande disputa para ver quem assumiria o manto do Cavaleiro das Trevas. Jason Todd, de volta ao manto de Capuz Vermelho, entra na competição.

Jason se torna um Batman extremamente agressivo e violento, que usa armas e mata seus inimigos - o que o coloca em conflito direto com Dick Grayson e Tim Drake. Eventualmente, Dick de fato "assume" o manto do Batman antes do retorno de Bruce Wayne e Jason acaba percebendo seus erros, disposto a mudar e se tornar uma pessoa melhor.

Imagem de capa do item

Novos 52 e Renascimento

Durante os Novos 52, muitos elementos da história do Capuz Vermelho foram alteradas - como, por exemplo, a nova origem do anti-herói sequer menciona a ressurreição do personagem após o soco multiversal do Superman Prime. Ainda assim, Todd continuava operando nas sombras - embora fosse um pouco mais heroico que sua contraparte pré-Novos 52.

Nesse período, ele liderou sua própria equipe com os Renegados, além de ter firmado uma boa parceria com Roy Harper, o Arsenal. Os dois foram aliados durante um bom tempo, até que Jason Todd voltou a comandar uma nova versão dos Renegados, dessa vez composta pelo Bizarro e por Artemis.

Imagem de capa do item

As habilidades de Capuz Vermelho

Assim como outros personagens da Batfamília, o Capuz Vermelho não possui nenhum tipo de poder sobre-humano. Ainda assim, ele possui o treinamento padrão de todos os Robin, tendo sido treinado pelo próprio Batman. Ele sabe manipular diferentes formas de armas brancas e possui um vasto conhecimento de artes marciais.

O que mais torna Jason Todd diferente de outros Robin e do próprio Cavaleiro das Trevas são seus métodos. Como Capuz Vermelho, Todd é extremamente violento e sádico, sendo capaz de matar e torturar para atingir seus fins. Ele também acredita que a melhor forma de impedir o crime organizado é assumindo a liderança de gangues e facções.

Imagem de capa do item

Games

No mundo dos jogos, Jason Todd já é uma figura carimbada em vários games do Batman. Na franquia LEGO, ele aparece como personagem jogável em LEGO Batman 2: DC Super Heroes, LEGO Batman 3: Beyond Gotham e LEGO DC Super Villains, como um personagem jogável.

Ele também está em Batman: Arkham Knight, em Injustice 2 e em DC Universe Online. Sua próxima incursão ao mundo dos jogos vai acontecer em Gotham Knights, um jogo desenvolvido pela WB Games que vai seguir as aventuras de quatro membros da Batfamília, que agora precisam se virar sem o Batman.

Imagem de capa do item

Filmes e animações

O Capuz Vermelho de Jason Todd ainda não foi transportado para os cinemas, mas o personagem já teve um belo destaque nas animações da DC Comics, chegando a protagonizar seu próprio filme, intitulado Batman Contra o Capuz Vermelho, uma adaptação bem fiel das HQs que o trouxeram de volta como um inimigo para o Cavaleiro das Trevas.

O astro Jensen Ackles (de Supernatural) inclusive foi o responsável por dar voz ao Capuz da animação e desde então muitos fãs gostariam de vê-lo no papel do personagem nos cinemas. Além desse filme, o personagem também já deu as caras em Batman Ninja (em uma versão do Japão feudal) e em LEGO Batman: O Filme.

Imagem de capa do item

Séries

Embora o personagem ainda não tenha uma versão em live-action nos cinemas, temos uma bela adaptação de Jason Todd em Titãs, a série original do DC Universe que a partir de sua terceira temporada será exibida no HBO Max. O personagem é interpretado por Curran Walters e podemos vê-lo como Robin nos dois primeiros anos da série.

Entretanto, sabemos que o herói está passando por várias mudanças - ainda mais depois da segunda temporada. Ele deve assumir o manto de Capuz Vermelho no terceiro ano, e as primeiras imagens inclusive já foram liberadas. No entanto, ainda não sabemos se sua "origem" vai envolver a morte pelas mãos do Coringa, como nas HQs.