Capitão Pátria: 10 coisas que você precisa saber sobre o “herói” de The Boys

Capa da Publicação

Capitão Pátria: 10 coisas que você precisa saber sobre o “herói” de The Boys

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Quem está acompanhando The Boys está vendo todas as tretas causadas pelos “supers” que de heróis não têm nada. A série, que é baseada nas HQs de Garth Ennis Darick Robertson, tem nos mostrado seres humanos normais enfrentando os males causados pelos membros d’Os Sete.

E não podemos falar da equipe sem mencionar seu grande líder, o todo-poderoso Capitão Pátria – uma figura bem peculiar, que é uma mistura de Superman com Psicopata Americano. E se você quer conhecer mais do herói nas HQs, aqui listamos 10 coisas que você precisa saber sobre ele!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Quem é o Capitão Pátria na série de The Boys?

Em The Boys, do Amazon Prime Video, podemos ver o Capitão Pátria como uma figura sádica, fria e que disfarça muito bem esses seus atributos para passar a imagem de um grande herói norte-americano. Como nas HQs, ele é o líder dos Sete, o grupo "heroico" comandado pela Vought.

Diferente dos quadrinhos, no entanto, o personagem é visto como uma figura muito mais inteligente e manipulativa, que apesar de seu temperamento explosivo, está sempre um passo à frente daqueles que querem derrotá-lo. Ele também foi o responsável por estuprar e raptar a esposa de Billy Bruto.

Imagem de capa do item

Quem interpreta o Capitão Pátria em The Boys?

O "super" é vivido por Antony Starr, um astro neozelandês que participou de séries como Outrageous Fortune e American Gothic. Ele também já esteve em alguns filmes, como After the Waterfall e Queria que Você Estivesse Aqui.

Curiosamente, Antony já demonstrou interesse de interpretar outro super-herói nos cinemas. Em entrevistas recentes, ele disse que gostaria de viver o Wolverine no Universo Cinematográfico da Marvel, quando os X-Men passarem por um novo reboot.

Imagem de capa do item

Qual foi a inspiração para a criação do Capitão Pátria nas HQs?

Como muitos já sabem, o Capitão Pátria é bem inspirado pelo Superman, o popular herói da DC Comics e principal líder da Liga da Justiça. Os dois compartilham dos mesmos superpoderes, além de terem trajes similares, representando o "sonho americano".

A Vought, empresa que coordena os super-heróis no universo de The Boys, inclusive forjou uma história de origem para o Capitão Pátria, falando que ele era um alienígena criado por uma família de fazendeiros terráqueos - quando, na verdade, ele havia sido criado em laboratórios.

Imagem de capa do item

Quem é o Capitão Pátria nas HQs?

Nos quadrinhos, o Capitão Pátria é o imponente e perigoso líder d'Os Sete, assim como na série do Prime Video. Ele é uma figura extremamente poderosa e que põe medo em vários outros heróis, especialmente por conta de seu temperamento explosivo e agressivo.

Sua personalidade, no entanto, é bem diferente da série. Ele é visto como uma figura mimada, que está sempre tentando se provar o melhor por possuir diversos poderes sobre-humanos. Para piorar, ele também possui alguns distúrbios psicológicos, como megalomania e sociopatia.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades do Capitão Pátria?

O personagem possui os mesmos poderes que estamos acostumados a ver no Superman. Ele é capaz de voar e correr em velocidades supersônicas, além de possuir força sobre-humana e uma invulnerabilidade que faz com que seja quase impossível derrotá-lo.

Outros dons incluem a capacidade de disparar rajadas de calor pelos olhos, tão poderosas que podem atravessar metais pesados e paredes de concreto. Outro detalhe curioso sobre os poderes do Capitão Pátria é que ele possui cordas vocais muito potentes - ou seja, pode emitir gritos sônicos.

Imagem de capa do item

Ligação com Stormfront

Na série de TV, estamos vendo como o Capitão Pátria está tendo uma ligação bem peculiar com a Tempesta, a nova integrante dos Sete. Os dois começam se odiando, mas logo embarcam em um relacionamento sexual bizarro e nada saudável.

Nos quadrinhos, no entanto, eles têm uma ligação diferente, já que o Stormfront (nome original de Tempesta) é um personagem bem diferente. Ele é um herói nazista, criado na 2ª Guerra Mundial. Os poderes do Capitão Pátria derivam diretamente dos experimentos feitos com o Stormfront.

Imagem de capa do item

Sete vs. Vought

Nas HQs, o Capitão Pátria começa sua própria cruzada contra a Vought. Inicialmente, ele tem receio em confrontar a empresa, já que ela era a responsável por manter o estilo de vida hedonista e vulgar dos membros dos Sete. No entanto, ele vai descobrindo vários podres da companhia.

Eventualmente, ele acaba rompendo com a Vought e incentiva todos os membros dos Sete a se voltarem contra a empresa. Ele acaba bolando um plano para tomar à força o governo dos Estados Unidos, preparando um golpe de estado na Casa Branca e assassinando todos que estavam lá.

Imagem de capa do item

Loucura

Certa vez, o Capitão Pátria recebe um pacote cheio de fotos e registros que o mostram cometendo atos hediondos, como estupro, necrofilia e e canibalismo. É justamente nesse pacote que ele vê fotos da esposa de Billy Bruto sendo estuprada por ele mesmo.

Ao receber essas fotos, ele começa a ficar paranoico e passa a acreditar que possui algum distúrbio de múltipla personalidade, já que não se lembra de nenhuma dessas atitudes. Depois, ele descobre que, na verdade, esses atos não tinham sido cometidos por ele...

Imagem de capa do item

A grande revelação

Em um dos pontos altos da HQ de The Boys, nos é revelado que o Black Noir era, na verdade, um clone do Capitão Pátria criado pela Vought para enfrentar o "herói" caso ele saísse de controle. Noir é quem, na verdade, fez todos os atos horríveis para incriminar o Capitão Pátria.

Essa revelação pega todos de surpresa - inclusive Billy Bruto, que descobre que o responsável pelo estupro e assassinato de sua esposa não era quem ele pensava. Como clone do Capitão Pátria, Black Noir retém todos os seus poderes - ainda que mais poderosos...

Imagem de capa do item

Morte

Após toda essa revelação bizarra, o Capitão Pátria e o Black Noir acabam entrando em um confronto muito violento. Os dois usam todo o seu arsenal de poderes um contra o outro, enquanto destroem ainda mais a Casa Branca e os arredores.

Eventualmente, o Capitão Pátria descobre que o Black Noir é mais poderoso que ele - de uma forma trágica. Black Noir extermina o Capitão Pátria, destroçando seu corpo e, após a morte, brincando com o cadáver. Depois disso, ele é morto por militares e pelo próprio Billy Bruto.