7 buracos na trama de filmes para quais os fãs encontraram uma explicação
7 buracos na trama de filmes para quais os fãs encontraram uma explicação
Será que você conseguiria achar uma resposta para esses problemas de narrativa?
Se você é o tipo de pessoa observadora, provavelmente já deve ter captado um buraco no meio de uma história fictícia. Os chamados “furos de roteiro” acontecem até mesmo nas melhores famílias, afinal ninguém é perfeito. Isso significa que, vez ou outra, você pode se deparar com uma falta de coerência no enredo de uma trama, e o cinema não está livre disso. Felizmente, os fãs podem dar uma ajudinha para resolver a questão.
Nesta lista, você vai conhecer 7 vezes em que filmes apresentaram buracos em suas tramas e os salvadores da nação foram os próprios entusiastas da obra!
Marty Mcfly e a guitarra que ainda não tinha sido inventada
De Volta Para o Futuro até pode ser uma das trilogias mais amadas da história do cinema, mas isso não a tornou imune a certas incoerências na narrativa. A mais conhecida – e que foi "consertada" pelos fãs – diz respeito ao modelo de uma guitarra que é usada por Marty Mcfly (Michael J. Fox) na icônica cena do baile.
O buraco na trama foi encontrado quando um espectador muito observador reparou que o instrumento era uma Gibson ES-345. O problema? Bem, essa guitarra não existia em 1955, o ano em que a sequência se passa.
A resposta, neste caso, é até simples, afinal é uma história de ficção científica que fala sobre viagens no tempo. Em vista disso, a teoria é de que os integrantes da banda Starlighters eram viajantes do tempo, então ter uma guitarra do futuro seria algo bastante plausível. Além disso, segundo a explicação dos fãs, o grupo musical estaria ali para ajudar Marty a juntar os pais e, assim, manter a ordem das coisas intacta.
O rápido envelhecimento de Obi-Wan Kenobi
Se você é fã de Star Wars, então provavelmente acompanhou toda a comoção ao redor da minissérie Obi-Wan Kenobi. A produção do Disney+ contou com o retorno de Ewan McGregor e Hayden Christensen como seus respectivos personagens da trilogia prequel, reacendendo um debate a respeito da diferença de idade entre McGregor e Alec Guinness, que viveu Ben Kenobi em Uma Nova Esperança (1977).
A questão é sobre o “rápido envelhecimento” de Kenobi em um curto período de tempo, já que a diferença temporal entre os acontecimentos de A Vingança dos Sith (2005) e o primeiro filme da trilogia original não é muito grande (quase 20 anos). Como os fãs resolveram esse “buraco”, então?
De acordo com a teoria que circula no fandom de Star Wars, o que aconteceu foi que, em determinado momento, a versão de McGregor acabou sendo atingida por um poder muito intenso da Força que drenou parte de sua vida. Isso explicaria o porquê, na trama, ele teria envelhecido mais rápido até chegar na versão de Guinness.
Mesmo sem acreditar, Buzz Lightyear age como boneco
Uma dúvida que sempre deixou os fãs da animação Toy Story encucados envolve o personagem Buzz Lightyear e como ele não acreditava ser um boneco no primeiro filme. No entanto, mesmo sem ter a crença que seus amigos tinham, Buzz ficava estático toda vez que um ser humano estava na presença deles.
É claro que os entusiastas da clássica animação da Pixar pensaram em uma resposta para a questão. De acordo com a teoria mais aceita no cânone, o que acontece com Buzz não passa de uma programação padrão de todos os brinquedos, que automaticamente congelam quando estão na presença de uma pessoa. Assim, mesmo que Buzz acredite firmemente que não é um boneco, ele ainda estaria programado para agir como um.
O que aconteceu com a antiga Sra. Noel em Meu Papai é Noel?
A comédia Meu Papai É Noel é um clássico quando o assunto são filmes natalinos. O sucesso do primeiro longa foi tanto que não demorou muito para que novas produções fossem feitas, mas existe uma questão referente a um ponto da trama que ainda perturba muita gente.
O problema na narrativa aparece quando, no segundo filme, ficamos sabendo que o Papai Noel é obrigado a ter uma esposa, que também ganha uma longa expectativa de vida, assim como o bom velhinho. Contudo, quando Scott Calvin (Tim Allen) é transportado magicamente para o Polo Norte, no primeiro longa, para assumir o manto vermelho, a viúva do antigo Noel simplesmente não existe.
A teoria encontrada por fãs resolveu essa questão, de acordo com a mitologia da história: na verdade, o Papai Noel anterior simplesmente fingiu que morreu. Como o contrato usado para oficializar as ações de alguém como o homem barbudo não deixa claro se o dito cujo precisa morrer para que outro assuma o lugar, alternativas podem ser encontradas. Sendo assim, o antigo Noel poderia muito bem ter se cansado da vida de entregas sazonais e resolvido partir para umas boas e merecidas férias com a esposa.
Ninguém envelhece no live-action de A Bela e a Fera
Estrelado por Emma Watson, o live-action de A Bela e a Fera foi a grande sensação de 2017, ano de lançamento do filme. A produção levou às telonas a clássica história da jovem sonhadora que se apaixona por uma fera amaldiçoada, mas um aspecto da narrativa intrigou o público: afinal, por que os moradores da vila próxima onde o príncipe vivia não envelheceram?
Por mais que a maldição do príncipe tivesse se estendido para a comunidade ao seu redor – ou seja, ninguém se lembrava de quem ele era – não houve uma explicação para a “condição” dos moradores da vila, que não envelheceram nadinha, apesar da passagem do tempo.
Assim, para resolver o problema, os fãs criaram a teoria de que os habitantes da vila ficaram presos em um loop temporal depois da maldição, o que interrompeu o processo de envelhecimento de todos.
A quase extinção dos Vingadores
O que aconteceria se os Vingadores simplesmente desaparecessem do universo? É claro que Thanos já nos deu uma ideia de como as coisas ficariam um tanto quanto desagradáveis caso isso acontecesse. Porém, a extinção completa dos membros originais poderia ter acontecido bem antes disso.
Em Os Vingadores (2012), a humanidade é ameaçada por Loki (Tom Hiddleston), que logo abre espaço para que uma invasão Chitauri destrua o planeta. O grupo de super-heróis organizado por Nick Fury (Samuel L. Jackson) já estava tomando as devidas providências, mas chegou um momento em que o Conselho de Segurança Mundial decidiu que queria fazer um ataque nuclear em Manhattan, local crítico da invasão, para solucionar a questão.
O problema, neste caso, além da decisão de fazer uma investida nuclear, era que os Vingadores também seriam exterminados juntamente com os Chitauri. Assim, para solucionar esse “lapso” na trama, a teoria que circula entre os fãs do MCU é que o Conselho estava trabalhando para a Hydra, portanto a organização usou essa oportunidade como um meio para destruir o grupo de super-heróis.
Esqueceram de Mim, linhas telefônicas e pizzas
O filme Esqueceram de Mim foi um dos maiores sucessos dos anos 90. A performance do ator Macaulay Culkin como Kevin McCallister, o garotinho que é esquecido pela família durante as férias de final de ano, segue marcada no imaginário do público até os dias de hoje, mas há um pequeno buraco na trama que somente aqueles que são mais observadores perceberam.
Afinal, como Kevin conseguiu pedir uma pizza se as linhas telefônicas não estavam funcionando? A resposta é mais simples do que parece: naquela época, ligações locais eram possíveis mesmo que alguma via fosse obstruída. Por isso que, quando os pais de Kevin tentam entrar em contato com ele lá de Paris, não há resposta, mas quando o garoto liga para a pizzaria do seu bairro, há sim.