Broly: 10 curiosidades sobre um dos saiyajins mais poderosos de Dragon Ball
Broly: 10 curiosidades sobre um dos saiyajins mais poderosos de Dragon Ball
O lendário Super Saiyajin!
A saga Dragon Ball é cheia de vilões tão interessantes quanto poderosos, mas poucos se comparam a Broly, tido por muitos fãs como o verdadeiro “Super Saiyajin lendário” das lendas do planeta natal de sua raça.
Com seus músculos de aço e seu tamanho avantajado, ele trouxe medo até mesmo ao orgulhoso príncipe Vegeta, que trepidou ao enfrentá-lo quando se encontraram pela primeira vez no filme que introduziu o personagem ao anime. Nessa lista, você confere 10 curiosidades sobre o temível Broly!
Quem é Broly?
Nativo do planeta Vegeta, Broly é um saiyajin, assim como Goku. Dono de um corpo que é puro músculo e com um tamanho que o torna praticamente um gigante, ele pode fazer tudo que os demais personagens da série fazem, só que com uma diferença de poder absurda.
Ele é tão poderoso que até sua aura é diferente da de qualquer outro personagem da série, possuindo uma coloração verde. Quando está lutando a sério, até mesmo perde a consciência, se transformando em uma arma de destruição em massa.
Ele nunca apareceu em nenhuma série animada da saga, com sua participação se resumindo a quatro filmes. Tem duas origens, mas apenas uma delas é canônica.
Origem clássica de Broly
Na primeira versão de Broly, que não é canônica, ele é um saiyajin nascido no mesmo dia que Goku, mas com um grande diferencial: ele já nasceu com o poder de luta de dez mil, superando e muito a maioria dos saiyajins adultos. Mas acabou enlouquecendo com o choro ininterrupto de Goku, que estava na encubadora ao seu lado.
Assustado com o enorme poder do menino, o Rei Vegeta ordenou sua execução, mas os assassinos não eram páreo para seu enorme poder. Assim, ele foge do planeta junto de seu pai, Paragus, que jura vingança. E ela chegaria muitos anos depois.
A primeira aparição de Broly
Broly apareceu pela primeira vez no oitavo filme de Dragon Ball Z, chamado Moetsukiro!! Nessen - Ressen - Chōgekisen (Broly - O Lendário Super Saiyajin aqui no Brasil). Ele conta a história de origem do vilão e mostra a violentíssima batalha entre ele e os Guerreiros Z.
No filme, Broly e Paragus vão até o novo planeta Vegeta encontrar Goku e seus amigos, com a intenção de obter sua vingança matando o filho do falecido rei e qualquer outro saiyajin que ousasse se interpôr em seu caminho.
Sem nenhum esforço, Broly dá uma surra em todos lá presentes, fazendo até mesmo Vegeta tremer de medo de enfrentá-lo. Mas no final, é derrotado por Goku, mas sobrevive e consegue fugir para se vingar um outro dia.
A segunda aparição de Broly
Broly voltaria a aparecer no décimo filme de Dragon Ball Z, intitulado Kiken na futari! Super senshi wa nemurenai (O Retorno do Guerreiro Lendário, no Brasil). Nele, Broly chega à Terra extremamente ferido após sua batalha com Goku, perdendo a consciência e entrando em estado de hibernação.
Sete anos depois, com Cell derrotado e Goku morto, Broly é acordado por Goten. Confundindo o garoto com Goku, Broly o ataca impiedosamente, mas Goten é salvo por Trunks e Gohan, que lutam contra ele.
No final, Broly é derrotado pelos filhos de Goku, em um ataque combinado que leva o vilão até o sol e acaba com ele de vez... ou será que não?
A terceira aparição de Broly
A terceira e última aparição de Broly em Dragon Ball Z se deu no décimo primeiro filme, Super senshi gekiba!! Katsu no wa ore da (O Combate Final: Bio-Broly, no Brasil). Mas desta vez, quem ataca é um clone do vilão, uma vez que o verdadeiro Broly realmente morreu.
Criado por um industrial inescrupuloso a partir de amostras de sangue do Broly original, este clone, conhecido como "Bio-Broly", não lembra em nada o original, tendo uma aparência monstruosa e irreconhecível.
É derrotado por Goten, Trunks, Androide 18 e Kuririn, nunca mais tornando a aparecer novamente em Dragon Ball Z.
No cânone
O vilão só foi entrar de vez na cronologia canônica da saga em um filme, chamado Dragon Ball Super: Broly. Nele, o vilão aparece totalmente repaginado, com uma nova história de origem e personalidade.
Ao invés de tentar assassiná-lo, o Rei Vegeta manda Broly e seu pai para um planeta distante, temendo que seu poder pudesse superar o do príncipe. Assim, Paragus jura vingança.
Muitos anos depois, Freeza encontra Broly e Paragus e os usa como ferramenta para se vingar de Goku e Vegeta, indo até a Terra com eles e dando início a uma batalha sem precedentes.
Diferente do Broly clássico, sua nova versão não é uma pessoa má, embora ainda perca a consciência quando usa seu poder total.
Kale
Broly não aparece na série Dragon Ball Super, mas foi homenageado lá na forma de outra personagem. Trata-se de Kale, uma saiyajin do universo 6.
Kale é tímida, pacata e não gosta de lutar, mas ao usar todo seu poder, se torna uma montanha de músculos, ganhando uma semelhança inegável com o celebrado vilão. E assim como ele, ela também perde totalmente o controle quando libera todo seu poder.
Qual é o significado do nome do Broly?
Há uma brincadeira recorrente em Dragon Ball ligada aos saiyajins: todos eles tem nomes que fazem alusão a algum tipo de comida, geralmente uma verdura.
Com Broly, não é diferente. Seu nome é um trocadilho com "brócolis", fazendo mais sentido em japonês, onde é pronunciado como "Burôri".
Nos games
O personagem já deu as caras em dezenas de games da série, atravessando gerações de consoles. Sua primeira aparição foi no game Dragon Ball Z - Super Butoden 2, onde era um personagem secreto.
Desde então sua participação nos jogos da série sempre é vista sem nenhuma surpresa, sendo a última em Dragon Ball FigherZ.
O Futuro
Após tantas batalhas, idas e vindas, o que aguarda Broly pela frente? Bem, ele não morre em Dragon Ball Super: Broly. Ao invés disso, se torna amigo de Goku e passa a viver em paz no planeta Vampa com seus amigos Lemo e Cheelai.
Dada a popularidade do personagem, de seu enorme poder e do fato de ele agora ser um personagem canônico, é totalmente possível que o vejamos futuramente. Pelo menos, essa é a esperança dos fãs.