Brendan Fraser: 9 coisas que talvez você não saiba sobre o ator
Brendan Fraser: 9 coisas que talvez você não saiba sobre o ator
Tudo que você precisa saber sobre a vida e a carreira de Brendan Fraser!
Carismático, talentoso e divertido. Essas são apenas algumas das qualidades que transformaram Brendan Fraser em uma grande estrela do cinema entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Conhecido por filmes como George, o Rei da Floresta (1997) e A Múmia (1999), o ator tem uma longa trajetória em Hollywood, feita de altos e baixos, e agora se tornou o centro dos holofotes mais uma vez por causa de sua aclamada performance no filme A Baleia.
Indicado ao Oscar de 2023, Fraser segue conquistando o público com seus trabalhos e energia contagiante. Pensando nisso, selecionamos 9 coisas que você talvez não saiba sobre ele!
Quem é Brendan Fraser?
Nascido em Indianápolis, no estado da Indiana (EUA), Brendan Fraser é conhecido especialmente por seu trabalho como ator, embora ele também exerça o cargo de produtor em determinados projetos.
O primeiro contato de Brendan com o universo da atuação foi durante os anos em que viveu na Inglaterra, onde estava constantemente envolvido com o teatro. Mas foi só quando se mudou para Seattle e se matriculou no Seattle’s Cornish Institute, nos EUA, que ele de fato começou a investir em sua carreira como ator.
Ao longo de sua vida, Fraser viveu em diversos lugares por causa do trabalho de seu pai, que levava a família consigo nas viagens que precisava fazer. Por conta disso, Brendan mudava constantemente seu endereço de residência, e chegou a morar em lugares como Ottawa, no Canadá, e Roma, na Itália.
Atualmente, Fraser continua vivendo nos EUA. Ele teve três filhos com a atriz e escritora Afton Smith, com quem foi casado até 2007.
Qual é a idade de Brendan Fraser?
Brendan Fraser nasceu no dia 3 de dezembro de 1968, o que significa que ele tem 54 anos atualmente.
Os principais trabalhos de Brendan Fraser
Um grande ícone dos anos 1990, Brendan Fraser é conhecido, em sua maioria, por produções da época. Sua trajetória em Hollywood começou em 1991, quando participou de filmes como Filho do Bem, Filho do Mal e Apostando no Amor, mas foi só quando ele estrelou George, o Rei da Floresta (1997) que sua carreira mudou da água para o vinho.
A partir disso, Fraser protagonizou produções como Deuses e Monstros (1998), A Múmia (1999), O Retorno da Múmia (2001), Crash: No Limite (2004) e Viagem ao Centro da Terra (2008). Hoje em dia, após passar por um hiato em sua carreira, o ator pode ser visto na série Patrulha do Destino e no filme A Baleia, longa dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro) que o consagrou com sua primeira indicação ao Oscar.
Por que Brendan Fraser sumiu de Hollywood?
Houve um período da vida de Brendan Fraser em que o ator decidiu fazer uma pausa em sua carreira como ator. O ícone dos anos 1990, então, ficou um tempo considerável longe das telonas por volta do final dos anos 2000, o que fez muita gente se questionar o que teria ocasionado seu sumiço de Hollywood.
O que aconteceu foi que, em 2003, Brendan foi assediado por Philip Berk, que na época era o presidente da Hollywood Foreign Press Association (HFPA), a organização que comanda o Globo de Ouro. A revelação foi feita pelo próprio ator em 2018 durante uma entrevista à revista GQ, onde ele relatou que foi assediado pelo executivo durante um evento em Beverly Hills.
O trauma ocasionado pelo abuso fez com que Fraser perdesse a confiança em si mesmo. Em vista disso, ele acabou optando por se afastar dos holofotes e dedicar-se mais à família.
Ainda assim, o ator não desistiu da carreira em Hollywood e, desde 2018, vem retornando aos poucos ao centro dos holofotes. Seu projeto de maior destaque atualmente é A Baleia, longa que vem arrancando elogios da crítica especializada devido à excelente performance de Brendan.
Ele quase interpretou o Superman nos cinemas
Histórias em quadrinhos sempre inspiraram grandes produções de Hollywood, principalmente quando os super-heróis estão envolvidos (o MCU está aí para provar esse ponto). E Brendan Fraser quase conseguiu interpretar nas telonas uma das figuras mais populares do gênero no começo dos anos 2000: o Superman.
No período, J. J. Abrams (Star Wars, Star Trek) estava por trás de um reboot da franquia de Clark Kent, e as audições para o papel do protagonista contaram com a presença de Brendan. Infelizmente, ele não conseguiu a oportunidade e o filme também nunca viu a luz do dia.
Ele quase morreu nos bastidores de A Múmia
A Múmia é definitivamente um dos filmes mais populares da carreira de Brendan Fraser, e os perigos apresentados ao longo da trama não ficaram apenas no âmbito da ficção. Isso porque o ator passou por um momento complicado nos bastidores da produção, enquanto gravava uma das sequências do longa.
A cena em questão é aquela em que Rick O’Connell, seu personagem no filme, quase é enforcado em uma prisão do Cairo. Como Brendan costumava ser seu próprio dublê, ele logo decidiu fazer a sequência, mas as coisas acabaram saindo do controle: Fraser de fato foi enforcado por alguns segundos, o que o levou a perder a consciência momentaneamente.
Fotografia é um de seus hobbies
Nem só de trabalho um ser humano vive, e Brendan Fraser também tem um hobby para chamar de seu nas horas vagas: fotografia. A paixão começou por volta do final dos anos 90 e, desde então, fotografar é algo que o ator curte fazer, mesmo que de maneira amadora.
Ele é fluente em francês
Oui, oui… Brendan Fraser não fala apenas inglês. O astro é fluente em francês e até já usou essa habilidade para ajudar a FilmAid International, uma organização que garante que produções retratem corretamente outras culturas e linguagens.
Brendan teve vários problemas de saúde por causa de performances como dublê
Ser seu próprio dublê nem sempre foi um desafio empolgante para Brendan Fraser. Isso porque, ao longo de sua carreira, o ator teve diversos problemas de saúde por causa de manobras e acrobacias realizadas em filmagens.
Em um período de sete anos, por exemplo, Fraser teve que se submeter até mesmo a cirurgias por causa de incidentes, incluindo uma substituição parcial do joelho, uma laminectomia (remoção de uma ou mais lâminas vertebrais) e até mesmo nas cordas vocais.