10 vezes que o Brasil foi citado nos quadrinhos
10 vezes que o Brasil foi citado nos quadrinhos
Brasil nas HQs!
O Brasil já apareceu algumas vezes nas histórias de super-herói! É fato que a ficção norte-americana não consegue citar os estrangeiros (com exceção da Europa, claro) sem o clássico estereótipo, isso também se aplica nos quadrinhos, obviamente.
Então sim, a maioria das aparições das nossas terras tupiniquins vão ter ligação com florestas, Rio de Janeiro ou férias, ainda que algumas sejam bem surpreendentes, como quando temos o Wolverine em Fortaleza, por exemplo.
Na Marvel
O país nunca foi um grande fator nos quadrinhos, tanto Marvel, como DC, mas possui alguns casos interessantes. Em 1941, o Mato Grosso entrou em estado de calamidade pública por uma doença criada por aliens. Cientistas americanos foram mandados para a área para encontrar uma cura para a doença, enquanto o Furacão, dos Eternos, lutou contra os causadores.
Ainda, na Segunda Guerra, muitos prisioneiros nazistas foram mandados para campos de concentração no Brasil. Em 1943, o Barão Von Widemouth escapou das prisões e tentou envenenar soldados aliados, sendo parado pelo Capitão América e o Bucky.
O Brasil também tem três destinos ficcionais específicos da editora, Nova Roma, na Amazônia, Madeira, uma espécie de transição para os moradores de Nova Roma para a sociedade moderna e o Descanso de Deus.
Capitão América
O Brasil foi citado pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em Abril de 1941, na edição 2ª edição da revista do Capitão América. Foi a primeira aparição do país nos quadrinhos, levando em consideração Marvel e DC Comics.
Ainda, as terras tupiniquins já foram citadas em vários quadrinhos da Casa das Ideias, como Novos Mutantes, Novíssimos Inumanos, Fabulosos Vingadores, Wolverine e os X-Men e O Espetacular Homem-Aranha.
Na DC Comics
A primeira aparição do Brasil na DC Comics aconteceu alguns meses depois de o país ter entrado para o cânone da Marvel.
O Brasil é citado, primeiramente, em Julho de 1941, na edição 64 da revista Adventure Comics. Ainda, nossas terras são invocadas em quadrinhos do Superman, do Capuz Vermelho, do Aquaman, da Poderosa, Novos Titãs, etc.
Liga da Justiça Internacional
Na DC, o Brasil é sede de uma embaixada da Liga da Justiça Internacional, do Parlamento das Árvores, casa da super-heroína Fogo e da filha do grande vilão Vandal Savage, a Scandal Savage.
A Fogo, inclusive, é a principal heroína brasileira nos quadrinhos da DC, tendo aparecido em diversas revistas e fazendo parte da Liga da Justiça e Liga da Justiça Internacional.
Era do Apocalipse
No universo de Era do Apocalipse, a América do Sul é conhecida como “Zona de Atrocidade”, além disso, na trama, o Brasil foi totalmente destruído por um ataque nuclear.
Vigia
Em um universo de humor da Marvel, a Terra-9047, o Vigia estava vendendo o Brasil!
Na verdade, Uatu-Tu (a versão desse universo completamente distorcido) pôs uma placa de “Vende-se” no território, colocando as terras no mercado universal.
Scandal Savage
Vandal Savage, o imortal que apareceu na primeira temporada de Legends of Tomorrow, e um dos grandes vilões da Liga da Justiça nos quadrinhos, tem uma filha com sangue tupiniquim.
Scandal Savage é filha de Vandal com uma mulher brasileira desconhecida, criada aqui no país. Sua primeira aparição foi em “Villains United”, em 2005.
Parlamento das Árvores
É dito, nos quadrinhos da DC Comics, que o Brasil é a sede do Parlamento das Árvores, o grupo dos Elementais das Plantas da editora. O Parlamento apareceu pela primeira vez nos quadrinhos do Monstro do Pântano, volume 2, edição 47, e, por incrível que pareça, não está localizado na Amazônia!
Na verdade, o grupo de elementais está no sul do país, na área de Santa Catarina.
Wolverine: Saudade
Que tal Wolverine em Ceara? Na história “Wolverine: Saudade” (esse é o nome original), que ganhou apenas uma edição, Logan está tirando férias em Fortaleza, quando tem sua moto roubada e acaba se envolvendo em alguns mistérios locais.
“Às vezes eu tenho esse sentimento... quase como uma ansiedade duradoura. Por algo que foi perdido... ou que, talvez, ainda nem exista ainda. Os brasileiros tem uma palavra para isso – Saudade” – Logan.
Lazarus
Em Lazarus, de Greg Rucka, vemos o Brasil citado em um cenário distópico bem intrigante. Os quadrinhos apresentam o mundo dividido em uma espécie de famílias-corporações e quase toda a América do Sul (com exceção do extremo norte do continente) e a Península Ibérica são controlados pela família D’Souza.
A história, em si, não dá tanta atenção assim à família, porém, no final do volume 1 temos uma explicação sobre o que aconteceu por aqui, com vários pontos realmente se ligando à história brasileira, inclusive uma passagem da vinda da família de Portugal para cá, além de uma referência direta ao monopólio midiático do país, no caso dos quadrinhos, com a empresa “Ouça!”.
-
Se lembra de outros momentos em que o Brasil foi citado nas HQs? Não deixe de comentar!