Boruto: 10 coisas que você precisa saber sobre a Sarada Uchiha

Capa da Publicação

Boruto: 10 coisas que você precisa saber sobre a Sarada Uchiha

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Além do Boruto e do Mitsuki, as novas aventuras dos shinobis do mundo de Naruto são lideradas pela Sarada, a filha do Sasuke com a Sakura. A menina herdou tudo de melhor dos dois grandes ninjas, mas é uma personagem própria, com um futuro promissor em frente.

Preparei essa lista para explorar a história de Sarada Uchiha, responder algumas dúvidas e entender o caminho da kunoichi que quer se tornar Hokage.

Imagem de capa do item

Quem é Sarada Uchiha?

Sarada Uchiha é a única filha de Sasuke com a Sakura, dois dos protagonista da história de Naruto. Ela apareceu pela primeira vez no capítulo 700 do mangá do Narutinho, nasceu em 31 de Março e começa a história com 11 anos.

Seguindo os passos de seus pais, Sarada se torna uma kunoichi de Konoha. No anime, ela é uma Genin, mas participou dos Exames Chunin da Vila da Folha e foi até a final da última prova, quando é derrotada em batalha pelo Shinki, da Vila da Areia. Já no mangá, os Exames são interrompidos antes da batalha da menina, então ela continua invicta.

Imagem de capa do item

De onde vem o nome Sarada?

Diferente de outros nomes do universo de Naruto - e de animes e mangás no geral - a Sarada divide seu nome com uma importante figura hindu.

“Sarada” vem de Sarada Devi, esposa e contraparte espiritual de Ramakrishna, um grande líder espiritual e santo do hinduísmo.

Imagem de capa do item

A Sarada é realmente filha da Sakura?

Sim, ela é, mas não é uma coisa tão óbvia assim. A própria Sarada tem dúvidas sobre quem são seus pais na história.

Isso porque ela cresce sem conhecer o Sasuke e todo mundo aponta como ela não se parece tanto com a Sakura, mas sim com o pai. Para deixar a menina ainda mais paranoica, ela encontra uma foto dos membros da Taka e percebe que tem algumas semelhanças com a Karin, inclusive o uso de óculos.

Mais adiante, ela conhece o Suigetsu que, “brincando”, diz não se lembrar da Sakura grávida. Tudo é resolvido quando a própria Sakura conta como foi sua gravidez, que ela trabalhou como kunoichi junto do Sasuke até muito próximo do nascimento de Sarada, por isso não existem registros dela grávida. E quem ajudou no parto foi a própria Karin, uma vez que Sarada nasce no meio de uma missão.

Imagem de capa do item

Como é o relacionamento entre Sasuke e Sarada?

Sarada cresceu com a Sakura e só foi conhecer o Sasuke com 11 anos - em uma apresentação nada agradável. Quando a menina não suporta mais os mistérios envolvendo seu pai, ela decide procurá-lo por conta própria. No entanto, ao encontrá-lo, ele não reconhece a filha e acredita que ela é uma inimiga, partindo para o ataque. Ainda bem que Naruto estava por perto.

Depois de muita confusão no primeiro encontro, Sarada e Sasuke conseguem remendar seus laços como pai e filha e o shinobi faz um esforço para passar um tempo em Konoha com a família. A garota reconhece que a missão do pai é importante e aceita, ainda que triste, a distância, mas está mais tranquila por ter algumas de suas dúvidas sanadas.

Conforme a história progride, o relacionamento entre os dois melhora e a Sarada fica até com ciúmes do pai quando ele acolhe o Boruto como pupilo. Um pouco adiante, Sasuke treina a filha e ensina alguns jutsus clássicos dos Uchiha pra ela, mesmo sendo… bom, mesmo sendo o Sasuke, sempre frio, e se recusando a ajudá-la com o Sharingan no momento.

Imagem de capa do item

Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e o Mês da Primavera Escarlate

Toda a história da Sarada descobrindo sobre o seu nascimento e se encontrando com o Sasuke está na minissérie “Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e o Mês da Primavera Escarlate”, que foi publicada antes até dos mangás, do anime e do filme de Boruto, servindo como uma sequência de Naruto, escrita pelo próprio Masashi Kishimoto.

Nesse arco, seguimos a Sarada buscando mais informações sobre o Sasuke e a Sakura e entrando na mira do Shin Uchiha, um experimento falho do Orochimaru que estava tentando fazer a Akatsuki renascer. Essa é uma grande história sobre esses personagens, dando mais detalhes sobre como foi a vida do casal Uchiha depois do fim de Naruto, mostrando que o Sasuke continua problemático, mas até tenta ser uma pessoa melhor.

Essa trama já foi adaptada para o anime de Boruto. O arco começa no episódio 19, intitulado “Sarada Uchiha”, e vai até o capítulo 24, rendendo um dos melhores momentos da animação.

Imagem de capa do item

A Sarada é aprendiz do Naruto?

Não, a Sarada não se torna aprendiz do Naruto - até porque, Narutinho não dá conta nem da burocracia de ser Hokage, imagina levar uma pupila junto dele. Porém, a menina cria uma relação de admiração com o Sétimo e isso a estimula crescer como kunoichi.

Durante os eventos onde ela finalmente conhece o Sasuke, a Sarada também passa um tempinho com o Naruto na aventura. E é do Naruto que ela escuta as primeiras histórias do passado do Time 7, dos seus pais. Ela também vê o shinobi lutando e fica maravilhada com tudo que aprende dele.

Seguindo esse encontro, Sarada toma o Naruto como exemplo e decide que quer se tornar Hokage. A garota passa a valorizar conexões, laços, e coloca como objetivo ser a sucessora do ninja e fortalecer ainda mais as conexões que ele criou com todo o mundo shinobi.

Imagem de capa do item

Quais são as principais técnicas de Sarada?

Mesmo no início da sua jornada ninja, a Sarada já usa algumas técnicas bem especiais.

Honrando o sangue da Sakura, a kunoichi consegue controlar seu chakra ao ponto de concentrá-lo nos punhos para lutar igual a mãe e a Tsunade. Ela também possui algum treinamento médico, seguindo os passos das duas.

Ela também é umaUchiha e já despertou seu Sharingan. Sarada consegue copiar algumas técnicas com o seu Dojutsu, além de criar e desfazer Genjutsu. Ela também pode usar o clássico jutsu da bola de fogo do clã Uchiha, ensinado pelo Sasuke.

Imagem de capa do item

Sharingan de um tomoe

Ainda que tenha despertado seu Sharingan, Sarada começou apenas com um tomoe no Dojutsu, seu estágio mais fraco (conforme o shinobi evolui a técnica, as outras marcas vão surgindo).

Mas ela já está próxima de amadurecer seu Sharingan no anime. Isso já aconteceu no mangá quando, durante seus embates com Kara, a Sarada desperta os três tomoes do Dojutsu, lhe permitindo uma gama muito maior de poderes com os olhos Uchiha.

Imagem de capa do item

Ela pode usar o Chidori

Com o Sharingan de três tomoes, a Sarada consegue usar um jutsu poderoso durante uma batalha critica: o Chidori.

Em Naruto, é explicado que o Kakashi só consegue desenvolver esse jutsu por conta do seu Sharingan, que lhe permite enxergar ataques inimigos na trajetória linear da habilidade. Isso só é possível, porém, com um Sharingan de dois ou mais tomoes.

A Sarada até pede para o Sasuke ensiná-la a usar o Chidori, mas ele recusa por conta do Sharingan da filha ainda não ser maduro o suficiente. Quando ela desperta os três tomoes, durante um embate com a Kara, a kunoichi enfim consegue copiar a técnica do pai com perfeição.

Imagem de capa do item

Ela foi a responsável por salvar o Naruto

Nesse mesmo embate contra a Kara, a Sarada salva o Sétimo Hokage, que havia sido capturado pelo líder da organização.

Junto do Boruto e do Kawaki, Sarada enfrenta Boro, um dos Internos da Kara que estava cuidando do receptáculo onde o Naruto foi selado. Graças ao Sharingan aperfeiçoado da garota, o trio consegue escapar de técnicas mortais do inimigo e é ela quem acaba com a fonte de regeneração do vilão, a destruindo com seu Chidori.

Não é a Sarada quem dá o golpe final, mas ela é quem lidera o time para a vitória.