Boruto: 10 coisas que você talvez não saiba sobre o clã Otsutsuki
Boruto: 10 coisas que você talvez não saiba sobre o clã Otsutsuki
Mistérios de outra dimensão no mundo de Naruto!
Definitivamente, quando os Otsutsuki foram revelados de vez no final da grande guerra ninja, os fãs de Naruto foram pegos desprevenidos.
Uma ameaça muito maior que qualquer outra que tenha passado pelo mundo ninja, o clã da Kaguya é, na verdade, responsável pela própria configuração da sociedade que conhecemos em Naruto. Construídos como os grandes vilões de Boruto, os Otsutsuki ainda são um mistério – que vamos tentar investigar nessa lista. Vem comigo?
Kaguya Otsutsuki, a Deusa Coelho
Ainda que o Sábio dos Seis Caminhos seja citado muito antes, a primeira Otsutsuki que conhecemos de fato é a Kaguya, a Deusa Coelho e grande antagonista da fase final de Naruto (e talvez da história toda, né).
A Princesa Kaguya é a matriarca do Clã Otsutsuki no mundo ninja, mãe do Hagoromo, famoso Rikudou Sennin, e do Hamura. Ela chegou na Terra mil anos antes dos eventos de Naruto junto de outros Otsutsuki. Eles buscavam colher o fruto da Árvore Sagrada para oferecer à família principal do clã.
No entanto, Kaguya trai seu clã, ainda por motivos não revelados, e fica na Terra. Ela conhece o imperador da Terra dos Ancestrais e guardião da Árvore Sagrada, Tenji, e é com ele que ela tem seus dois filhos, meio humanos, meio Otsutsuki.
A trama real de Naruto começa quando, em meio a uma guerra, Kaguya perde a fé que havia nutrido pela humanidade, come o fruto do chakra e se ganha os poderes de uma divindade. Chamada de Deusa Coelho, ela usa seus poderes para controlar os humanos e transformá-los em um exército contra uma ameaça que estava por vir.
O que significa Otsutsuki?
Uma tradução para o nome do clã é “grande árvore de bambu”, o que até condiz com as ligações entre eles e a Árvore Sagrada. No entanto, a principal inspiração para os Otsutsuki e a própria Kaguya vem do Kojiki, um livro tradicional japonês com mitos, canções, árvores genealógicas antigas, registros históricos, entre outras coisas, que data do fim da Antiguidade ocidental mais ou menos.
No Kojiki, explorando as árvores genealógicas, está escrito que o décimo primeiro imperador do Japão, teve uma amante chamada Kaguya no Mikoto, filha do rei Ōtsutsukitarine no Miko. Essa passagem também é a influência de um famoso conto japonês, da Princesa Kaguya e o cortador de bambu.
Os Otsutsuki são alienígenas?
Sim e não. Os Otsutsuki não são originais da Terra, mas também não vem do espaço como o entendimento normal de “alienígena” nos sugere. Eles vem de outra dimensão, uma dimensão que não conhecemos ainda.
No entanto, na Terra eles possuem uma grande ligação com a Lua, além de serem bem diferentes fisicamente dos humanos. A ideia de irem de dimensão em dimensão explorando aquele lugar até a última gota em proveito próprio também é um clássico alienígena, colonizador e parasita - três palavras que combinam muito com o que vimos até aqui.
Então a resposta é: depende de que tipo de alienígena estamos falando.
O que o clã Otsutsuki busca?
Mas de onde eles vieram? Não conhecemos ainda as raízes do Clã Otsutsuki. Sabemos que eles vem de outra dimensão e que aqueles que fazem essa travessia em busca do fruto da Árvore Divina estão servindo a uma família principal.
É dito que, por eras e eras incontáveis, os Otsutsuki atravessam as dimensões para plantar o “Dez Caudas”. Quando ele cresce e assume sua forma real, ele se torna a Árvore Divina, que espalha as raízes pelo planeta e suga o chakra de seus habitantes e tudo que é vivo, matando o planeta e gerando um fruto.
O fruto do chakra, então, prolonga a vida dos Otsutsuki e aumenta seus poderes. Quando o fruto é colhido e aquele planeta já não serve mais para nada, eles o abandonam e partem para o próximo.
Hagoromo e Hamura
Na Terra, Kaguya descobre sentimentos por Tenji, o Imperador da Terra dos Ancestrais e guardião da Árvore Divina, e, com ele, ela tem dois filhos: Hagoromo e Hamura. Eles nascem com chakra próprio, fazendo Kaguya ficar com inveja daquele poder e usar o fruto da árvore divina para ascender à posição de divindade.
Os dois são os responsáveis por derrotá-la usando o Chibaku Tensei, selando o corpo de Kaguya no que viria se tornar a Lua. O chakra do Dez Caudas, então, é selado em Hagoromo, que parte em uma missão para ensinar os humanos o caminho do ninshu e fica conhecido como Sábio dos Seis Caminhos. No fim da vida, ele divide seu chakra nas bestas de cauda e deixa seus filhos, Asura e Indra, encarregados de continuar seu legado.
Enquanto isso, Hamura foi o responsável por continuar a linhagem do clã e guardar a estátua que serve de hospedeiro para o Dez Caudas. Para cumprir essa tarefa, Hamura e sua parte do clã viajam para a Lua, onde desenvolvem o Tenseigan.
Toneri e o Tenseigan
Na Lua, Hamura deu seguimento à sua ramificação do clã com o Tenseigan, um dojutsu que poderia lhe conceder um poder grande o bastante até para a reencarnação - por isso o nome, “Olho da Reencarnação”.
O Tenseigan ainda garante poderes como a atração e repulsão do corpo do Yahiko como Pain, manipulação das Esferas de Busca da Verdade com as cinco liberações de chakra, manto de chakra parecido com os dos bijuu, entre outras coisas.
Hamura foi o primeiro a despertar o Tenseigan, usando-o para ajudar o clã prosperar na Lua. Antes de morrer, ele sela todo o poder do Tenseigan em um recipiente de energia. O recipiente ganhou um tom religioso entre os Otsutsuki na Lua e eles começaram a selar seus próprios Byakugan junto do Tenseigan, aumentando ainda mais aquele poder.
Em certo momento, porém, o clã na Lua entra em guerra civil e é quase todo dizimado com o poder do Tenseigan. No período atual de Naruto, o único sobrevivente do clã é o Toneri, que tenta ativar o seu Tenseigan para destruir os humanos chocando a Lua com a Terra.
O Tenseigan pode ser obtido se um Otsutsuki é implantado com um Byakugan dos Hyuga - que são os descendentes de Hamura na Terra. Toneri até consegue o feito, roubando os olhos da Hanabi, irmã da Hinata. No entanto, ele é parado por Naruto e Hinata, que recebeu o chakra de Hamura para destruir Tenseigan de uma vez por todas.
Momoshiki e Kinshiki
Toneri foi o primeiro Otsutsuki a aparecer, pouco tempo depois da Kaguya. Mas, seguindo para o futuro, a ameaça Otsutsuki voltou. Momoshiki e Kinshiki são parte da ameaça que Kaguya temia quando resolveu criar seu exército de Zetsus.
Em uma de suas investigações extradimensionais sobre os Otsutsuki, Sasuke encontra a dupla e luta contra Kinshiki, mas a batalha é interrompida. Assim, eles resolvem seguir o rapaz e retornar para a Terra para retomar o chakra roubado por Kaguya - isso já na época de Boruto.
Na Terra, eles atacam o Killer B e Momoshiki absorve o Oito Caudas. Eles partem, então, para sequestrar o Naruto, em busca da Kyuubi, e uma grande batalha se segue. No meio disso, Momoshiki absorve o Kinshiki quase derrotado e afirma que transferência de poder é uma lei de seu clã. Enfim, ele é derrotado por Naruto, Sasuke e Boruto, mas não antes de implantar um selo misterioso no filho do Hokage.
Quais as habilidades especiais dos Otsutsuki?
É difícil falar sobre habilidades quando nem todos eles possuem as mesmas. No entanto, todos os Otsutsuki demonstraram algum dojutsu, sendo Byakugan e Rinnegan os mais predominantes - ainda que os olhos do Rinnegan apareçam em lugares diferentes para cada um.
Algo que eles tem em comum, porém, são as diversas formas de utilizar o chakra - formas que os humanos não conseguem. O chakra para os Otsutsuki serve para ser absorvido e aumentar seu tempo de vida, seus poderes e para ser moldado das formas mais distintas. Eles também possuem uma ligação espiritual com o chakra, quando vemos membros Otsutsuki mortos se comunicando e agindo através do chakra com o presente.
E a grande chave para entender os Otsutsuki é que eles possuem diferentes formas de se manterem semi-imortais. Além da absorção de chakra, descobrimos o significado do Karma e essa é mais uma técnica do clã para continuar vivo.
O que é o Karma?
O Karma é um selo colocado pelos Otsutsuki em receptáculos para um futuro renascimento. Vamos explicar melhor.
Em Boruto, no fim da luta contra Momoshiki, quando o Otsutsuki percebeu que estava tudo perdido, ele marca o filho do Hokage com o Karma. Investigando o selo que, depois, encontramos no Kawaki, descobrimos que ele é um “backup” da vida dos Otsutsuki, para que eles renasçam em outro corpo.
Quando um receptáculo é marcado pelo Karma, é impossível - por enquanto, ao menos - que o selo seja removido. O Karma traz um backup genético do Otsutsuki que o implantou e vai crescendo e tomando o novo corpo com tempo. Ele pode sim aumentar o poder daquela pessoa no processo, mas é tudo uma preparação para que, quando tudo estiver pronto, o Otsutsuki assuma aquele corpo.
É algo muito parecido com o que o Orochimaru fez ao desenvolver o “selo da maldição”. Mas, diferente do selo do Sábio das Cobras, ainda que o Karma possa ser utilizado em vários alvos ao mesmo tempo, ele desaparece de todos os receptáculos quando o Otsutsuki retorna em um corpo, prevenindo o surgimento de “clones”.
Isso significa que, pelo que sabemos da história até agora, o único momento em que um Otsutsuki deixa de ser imortal é quando ele retorna em um receptáculo do Karma e não tem tempo de marcar outro alvo.
Isshiki Otsutsuki
É na saga atual de Boruto que aprendemos sobre o Karma. Descobrimos que o Kawaki estava sendo preparado como o receptáculo perfeito para um Otsutsuki que há muito deseja voltar: Isshiki Otsutsuki.
Isshiki chegou à Terra junto da Kaguya e foi traído por ela. Ela o atacou desprevenido e o deixou para morrer, enquanto seguia com seu plano para o chakra da Terra. Mas, claro, ele não morreu.
Ele possui um jutsu único chamado Sukonahikona, que permite aumentar ou diminuir o tamanho de si mesmo ou qualquer objeto ao seu redor. Isshiki, então, usa esse poder para se diminuir ao máximo e entrar no corpo de um monge na região, Jigen, onde permanece vivo, parasitando o rapaz. Ele marca Jigen com o Karma, mas por não ser um hospedeiro ideal para o seu poder, ele continua vivendo dentro de seu corpo e o controlando de lá.
Isshiki é a grande ameaça atual de Boruto e deve trazer grandes revelações sobre o Karma, os Otsutsuki, Kaguya e pavimentar o caminho para o futuro sombrio que vemos no início da história, entre Boruto e Kawaki.