Borderlands: Tudo o que você precisa saber antes da estreia do novo filme

Capa da Publicação

Borderlands: Tudo o que você precisa saber antes da estreia do novo filme

Por Márcio Jangarélli

Para os fanáticos por videogame, loucos por cinema e viciados em insanidade e adrenalina, um novo filme épico surge no horizonte. Adaptando para as telonas uma das franquias mais malucas do mundo gamer, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo tem lançamento marcado já para 8 de Agosto!

No entanto, se você ainda não conhece a saga Borderlands ou quer refrescar a memória antes de embarcar nessa psicodelia, não tem problema. Nesta lista, em preparação para o lançamento do filme, separamos tudo o que você precisa saber sobre a franquia. Vamos lá?

Imagem de capa do item

O que é Borderlands?

Borderlands é um franquia de jogos criada pela Gearbox Software e distribuída pela 2K, contando com três títulos principais e alguns spin-offs. O primeiro game da saga foi lançado em 2009, remasterizado para as gerações seguintes, e é um loot shooter frenético em primeira pessoa, se passando em um mundo semi-aberto e trazendo elementos de RPG.

Em Borderlands você possui classes de personagem com especializações e árvore de habilidades, além de uma infinidade de armas e aprimoramentos. Geralmente os “heróis” são Caça-Arcas e cada game traz um elenco diferente, ainda que a história desses personagens continue ao longo da franquia.

Imagem de capa do item

O universo de Borderlands

Com um dos universos futuristas mais interessantes e críticos do mundo dos games, Borderlands se passa primariamente no planeta Pandora, mas depois expande a aventura por toda a galáxia.

Essa aventura acontece em uma civilização hipercapitalista, onde as colônias e planetas são controladas por megacorporações, geralmente armamentistas. Assim, por conta do abismo social e a possibilidade de crescer na vida através de tesouros alienígenas, esta é também uma sociedade violenta, lotada de piratas, mercenários e caçadores de recompensa.

Pandora é um planeta especial porque é casa da lendária “Arca” – uma relíquia alienígena impenetrável que muitos acreditam conter o maior tesouro da galáxia. Assim, corporações e todo tipo de caçador de recompensa povoam as terras onde a história dos primeiros games é centrada.

Imagem de capa do item

Trilogia e Pre-Sequel

A história de Borderlands, atualmente, possui três capítulos principais e um prelúdio.

O primeiro jogo é de 2009, contando a aventura do grupo da Lilith em Pandora até a abertura da Arca;

No segundo, de 2012, o mais aclamado da franquia, mais Caça-Arcas chegam a Pandora em busca de uma nova Arca encontrada, auxiliados pelos membros da equipe do primeiro game;

E, enfim, o terceiro capítulo, de 2019, expande o escopo de Borderlands para a galáxia toda, com seu personagem caçando Arcas por diversos planetas, tudo isso com a ajuda de Lilith e seu grupo de rebeldes.

Já o prelúdio, chamado de “Pre-Sequel”, lançado em 2014, acompanha a história de ascensão e loucura do vilão de Borderlands 2, Handsome Jack, e os eventos que ocorreram entre primeiro e segundo jogo.

Imagem de capa do item

Spin-offs

Além dos quatro games principais, há também 3 spin-offs oficiais de Borderlands:

Tales from the Borderlands, de 2014, criado pela Telltale Games, que funciona mais como uma animação interativa e se passa depois de Borderlands 2;

New Tales from the Borderlands, de 2022, agora produzido pelo Gearbox Studio Quebec, que dá sequência ao formato do primeiro “Tales”;

Por fim, Tiny Tina’s Wonderlands, uma sequência da DLC de Borderlands 2, Tiny Tina's Assault on Dragon Keep, que se passa em um jogo de RPG da Tiny Tina, personagem icônica de BL2.

Imagem de capa do item

Os Caça-Arca

Ainda que os games não repitam personagens jogáveis, a maioria deles possui papel nos jogos seguintes da franquia. O nome principal de Borderlands é a Lilith, uma das protagonistas do primeiro game, vinda da raça “Siren”, com poderes mágicos grandiosos e líder de um grupo rebelde. Roland, também jogável no primeiro game, é um ex-soldado tornado mercenário que, junto de Lilith, lidera uma resistência aos perigos vindos das Arcas.

Há também os personagens icônicos, como o Claptrap, um robô criado para trabalhos gerais que acaba se envolvendo com os Caça-Arcas e é um personagem jogável no Pre-Sequel; e os Psychos (aqueles que usam a máscara na capa dos games) que são, geralmente, bandidos que enlouqueceram em busca das Arcas. No segundo game, um dos personagens jogáveis, o Krieg, é um Psycho.

Imagem de capa do item

As Arcas

As Arcas, ou Vaults, são o objetivo central da franquia. Elas são relíquias de uma raça alienígena extinta e antiquíssima: os Eridianos. Até o primeiro Borderlands, pouco se sabia sobre esses objetos além de ser necessária uma chave perdida para abrí-los

Assim, as lendas de que elas continham um grande tesouro se espalharam e isso despertou o interesse das megacorporações e de qualquer pessoa buscando subir na vida. O que há nas Arcas, porém, é uma coisa que você precisa descobrir por si mesmo.

Imagem de capa do item

O filme live-action

Depois de muita ansiedade e antecipação, o universo de Borderlands será levado aos cinemas! Pois é, os rumores sobre a produção são antigos, mas agora, em 2024, a versão live-action dessa insanidade chegará às telonas como Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo.

Dirigido por Eli Roth, de O Albergue e Cabana do Inferno, as filmagens do longa começaram em 2021, em Budapeste, e agora o filme está engatilhado para o lançamento já em Agosto.

Imagem de capa do item

Elenco estelar

Além do universo fantástico de Borderlands, o que chama a atenção na adaptação cinematográfica é o elenco grandioso escolhido para compor a aventura. No papel de Lilith teremos a lendária Cate Blanchett, Kevin Hart dará vida ao Roland e veremos Jamie Lee Curtis no papel de Dra. Patricia Tannis.

Jack Black, por sua vez, será a voz original do Claptrap, Ariana Greenblatt viverá a icônica Tiny Tina, Gina Gershon foi escalada como Mad Moxxi e Florian Munteanu usará a máscara de Psycho do Krieg.

Imagem de capa do item

A premissa

E, como uma adaptação das aventuras da franquia Borderlands, o filme parece ter editado algumas situações para tornar a jornada mais concisa e empolgante. Tanto que vemos personagens do segundo game, como Tiny Tina e Krieg, já ganhando espaço na equipe principal, além de acompanharmos Lilith como protagonista desde o início.

De acordo com a sinopse oficial, no filme de Borderlands, Lilith retorna a Pandora, seu planeta natal, depois de aceitar uma missão de resgate de uma megacorporação. Tanto ela, quanto Roland, Tiny Tina, Krieg e os outros membros do time, estarão encarregados de encontrar a filha do CEO da Atlas, uma das maiores corporações armamentistas da galáxia.

Lançamento e ingressos

Nesse universo, o caos adora companhia! Estrelado por Cate Blanchett, Kevin Hart e Jamie Lee Curtis, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo chega aos cinemas brasileiros em 8 de Agosto.

Saiba como garantir seu ingresso clicando aqui!