Bo-Katan: Tudo sobre a misteriosa Mandaloriana
Bo-Katan: Tudo sobre a misteriosa Mandaloriana
Pronta para reunir o seu povo e reivindicar Mandalore!
Se você está acompanhando The Mandalorian pode ter ficado tão surpreso quanto Din Djarin com uma certa mandaloriana no Capítulo 11. Após resgatar nos heróis, Bo-Katan Kryze contraria tudo que aprendemos sobre os mandalorianos e retira o seu capacete sem cerimônias.
Mas afinal, quem é essa misteriosa guerreira? Por que ela quer tanto assim o Sabre Negro? Qual é a relação dela com Mandalore? Calma, meu jovem Padawan. Nessa lista, separamos tudo que você precisa saber para entender quem é Bo-Katan do clã Kryze e o porquê dela estar de volta.
Sangue Real
Na época das Guerras Clônicas, os mandalorianos não usavam armadura. Eles eram um povo extremamente pacifista, que não queria nem se envolver na guerra. Sua respeitada governadora era a Duquesa Satine do Clã Kryze, a irmã de Bo-Katan.
Satine se esforçava para convencer seu povo que o melhor caminho para Mandalore era o da diplomacia e do diálogo, mas Bo-Katan discordava. Para ela, os Mandalorianos deveriam honrar suas origens como guerreiros. Suas desavenças foram escalando até chegarem ao limite, resultando no exílio de Bo-Katan, junto do Olho da Morte.
Filha do Olho
Lembra que ela mencionou que Din Djarin era um Filho do Olho? Acredite, ela sabe bem do que está falando. Bo-Katan foi um dos membros originais do Olho da Morte — um grupo terrorista mandaloriano. Todos seus membros usavam armaduras mesmo fora de combate para representar sua superioridade militar.
Ela se juntou ao Olho na esperança de um futuro glorioso para o seu povo, sem perceber o nível de extremismo do seu líder Pre Vizsla. Bo-Katan chegou inclusive a liderar uma força tarefa chamada de Corujas Noturnas. A ficha só caiu de verdade quando o grupo se aliou ao lorde sith Darth Maul, resultando na morte de Vizsla.
Líder da Resistência
Você sabia que Bo-Katan foi líder da Resistência? Mas não estou falando daquela fundada por Leia Organa no livro Legado de Sangue, mas sim da Resistência de Mandalore.
Depois de ser enganada por Darth Maul para ajudá-lo a dar um golpe de estado em sua irmã, ela desertou do Olho da Morte, fundando assim a Resistência. Eles combateram bravamente o reinado sombrio do lorde Sith até que a República finalmente chegou para ajudá-los a retomar seu planeta.
Amor e Ódio com os Jedi
Bo-Katan tem uma relação no mínimo conturbada com os Jedi. Em sua primeira aparição, ela sequestra e enfrenta Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin Skywalker. Na temporada seguinte, vemos Bo-Katan e Obi-Wan Kenobi — praticamente seu cunhado — lutando lado a lado por Mandalore.
Meses depois, quando Mandalore já estava sob o domínio de Darth Maul, ela encontra Ahsoka Tano e as duas lutam juntas para livrar o planeta de seu controle. Elas se tornaram mais próximas depois dessa batalha, mantendo contato por anos. Graças a Ahsoka, Bo-Katan se torna a portadora do Sabre Negro e a nova líder de Mandalore.
Inimiga do Império
Mas a pobre Bo-Katan não tem sorte mesmo. Assim que ela assume o posto como nova governadora de Mandalore, a Ordem 66 entra em vigor. O recém surgido Império Galáctico aproveita as tropas da República em Mandalore para exigir lealdade de seu povo.
Claro que os mandalorianos, orgulhosos como são, não aceitariam isso… Ou aceitariam? Bo-Katan obviamente não se curvou ao Império, mas o Clã Saxon estava sedento por poder. Eles traíram os mandalorianos, seu líder se tornou vice-rei e Mandalore virou apenas mais um recurso nas mãos do Imperador Palpatine.
A Última Mand’alor
Depois disso, só vemos Bo-Katan anos depois, durante uma nova guerra civil em Mandalore — na série animada Star Wars Rebels. Uma antiga amiga sua, a ex-Coruja Noturna Ursa Wren, decidiu pôr um fim na opressão do Império ao assassinar o traidor Gar Saxon. E é claro que Bo-Katan iria ajudar.
Com Bo-Katan, o clã Wren consegue executar um plano arriscado, tirando de vez o clã Saxon do poder. Sabine Wren, que havia recuperado o Sabre Negro, decide que Bo-Katan deveria guiar o seu povo contra o Império. Um a um, os clãs de mandalorianos se ajoelham diante de sua nova líder, jurando lealdade. Obstinada, ela ergue seu Sabre, tornando-se a Última Mand’alor conhecida.
Sobrevivente do Purgo
Há um período na vida de Bo-Katan que não chegamos a ver em nenhuma série, ouvimos apenas alguns relatos. Todo mundo sabe que os imperiais são péssimos perdedores. Após perceberem que os mandalorianos eram caóticos demais para serem controlados, e procurando um jeito de se apossar de suas reservas de Beskar, eles instauraram o Grande Purgo.
Não se sabe que tipo de arma foi usada, mas foi potente o bastante para causar o genocídio da grande maioria dos mandalorianos. Mas não todos. Bo-Katan estava lá durante o Purgo, mas sobreviveu mais uma vez.
O Sabre Perdido
O lendário Sabre Negro passou por muitas mãos antes de chegar a Bo-Kotan. Ele foi criado pelo primeiro mandaloriano a também ser Jedi, Tarre Vizsla. Desde então, o sabre não parou com a mesma pessoa por muito tempo, o que levou alguns a acreditar que era amaldiçoado.
Não se sabe como Bo-kotan perdeu o sabre durante o Grande Purgo, mas em The Mandalorian descobrimos que ele está sob posse do Moff Gideon — o líder da célula imperial de Navarro.
Igual no desenho
Em Guerra dos Clones, Bo-Katan foi dublada pela atriz Katee Sackhoff na quarta e quinta temporada da série. Ela retornaria no arco final para o Cerco de Mandalore, mas o desenho foi bruscamente cancelado em 2013 após a compra da LucasFilm pela Disney.
Seu retorno à franquia foi anunciado apenas em 2016, para dois episódios da nova animação — Rebels. Só em 2018 a temporada final de Guerra dos Clones seria anunciada. Essa seria a despedida de Katee à personagem, mas este ano fomos surpreendidos quando ela retornou em carne e osso para viver Bo-Katan na série live action The Mandalorian. E não é que ela realmente encaixou na personagem?
Como deve ser
Por fim, quando Bo-Katan encontra Din Djarin — o Mando da série — ela o deixa completamente desnorteado. Isso porque ela revela que tudo que ele acreditava partiu da mente de um pequeno grupo de extremistas que sobreviveu ao Purgo de Mandalore.
Din tenta resistir a verdade inicialmente, mas depois de completarem uma missão juntos, ele parece lentamente aceitar que a sua versão dos fatos pode não condizer com a realidade. Bo-Katan parece simpatizar com o conflito do Mandaloriano e na hora de se despedir, sem capacete, solta um clássico: “Como deve ser”.