Bloodborne: 10 segredos sobre o game que você precisa conhecer
Bloodborne: 10 segredos sobre o game que você precisa conhecer
Quantos ecos de sangue esses segredos valem?
Bloodborne é um clássico moderno. O exclusivo de PS4 da FromSoftware elevou o gênero souls para outro nível e se tornou o favorito de muitos jogadores. E, como qualquer jogo da franquia souls, traz uma história incrível, lotada de mistérios que até hoje estão sendo descobertos.
Para celebrar Bloodborne, separei aqui 10 segredos sobre o game que você precisa conhecer. Deixa aí nos comentários se descobriu algo novo ou que outro segredo do jogo você incluiria na lista. Vem comigo, bom caçador!
Faça contato com o Cérebro
Um dos inimigos mais chatos e bizarros de Bloodborne, o Cérebro de Mensis está quase no fim do jogo, no Pesadelo de Mensis. Ele é uma tentativa de ascensão dos estudiosos que talvez tenha dado certo.
O Cérebro de Mensis começa a te atacar de longe, quando você está na ponte lotada de Lanternas de Inverno, o que é detestável. Para cessar os ataques, você precisa soltar as correntes que o deixam suspenso, fazendo com que ele caia em um poço.
O que muita gente não sabe é que o Cérebro não morre com a queda e você pode “conversar” com ele. Se você descer até o fundo do poço, o Cérebro de Mensis estará lá, vivo. No lugar de atacar, use o gesto “Fazer Contato”. Depois de alguns segundos, o seu personagem fará um movimento e você receberá a runa da Lua.
O interessante nessa situação é que o gesto “Fazer Contato” é usado para se comunicar com Eminentes, dando a entender que o Cérebro de Mensis completou a ascensão - ou chegou muito perto. Se você fizer o mesmo em um New Game+, ele te dá uma Sabedoria de Eminente, reforçando a teoria.
Moonlight Greatsword
A Moonlight Greatsword está no arsenal do seu Caçador no jogo, mas você só vai encontrá-la na DLC The Old Hunters.
Essa espada é quase uma assinatura dos games da FromSoftware. Ela apareceu pela primeira vez em King’s Field, de 1994, como parte importante do enredo do jogo e, desde então, foi inclusa em quase todos os grandes títulos do estúdio.
Em Bloodborne, antes da DLC sair, muitos acreditavam que a versão do game seria a Ludwig’s Holy Blade. Acontece que, na DLC, descobrimos que ela é apenas uma réplica da Moonlight Greatsword usada pelo Ludwig, o grande caçador da Igreja da Cura.
Em The Old Hunters, você encontra o Ludwig transformado em besta. Ele é o primeiro boss da história e, depois que você derruba seu HP pela metade, ele começa a usar a Moonlight Greatsword na batalha. Quando você o derrota, a espada é seu prêmio.
Veja para onde você vai
Explorar a região de Yharnam é fascinante e vale a pena prestar atenção no horizonte para ver o que você já visitou ou vai visitar ainda.
Um exemplo é o castelo de Cainhurst, que pode ser visto do penhasco de Hemwick - mas esse é um dos mais fáceis. Toda a área da Catedral pode ser vista de Yharnam Central de alguma forma, além das regiões da Velha Yharnam, se você procurar no horizonte da Grande Ponte..
Da área da Catedral dá para ver partes da Floresta Proibida, além da Velha Yharnam e até Yahar’Ghul, que é a área mais isolada. No lugar onde você encontra o Alfred, inclusive, dá para enxergar Cainhurst, o que faz sentido, visto que o cavaleiro devia estar observando seu objetivo final.
Algo interessante acontece nas regiões do Pesadelo. Da Fronteira do Pesadelo dá para ver o Pesadelo de Mensis e os navios naufragados da Vila dos Pescadores. Já na Vila, é possível ver o Pesadelo dos Caçadores embaixo do lago, como se estivesse submerso. Isso dá a entender que as áreas do pesadelo são compostas por camadas, com Mensis e a Fronteira localizadas em um nível superior.
As duas Rainhas de Sangue
Existem duas rainhas de sangue em Bloodborne e elas podem estar ligadas.
Você encontra a Rainha Yharnam algumas vezes no game. Ela aparece quando você derrota a Rom e na área da luta contra a Ama-de-leite de Mergo. A Rainha Yharnam vem da época dos Pthumerianos, seres antigos que também descobriram os Eminentes e os poderes do sangue.
É dito que a Rainha Yharnam ficou grávida de um Eminente e deu a luz ao Mergo, com quem a Escola de Mensis tenta se comunicar. As coisas não saíram muito bem para a Rainha, que teve seu filho tomado e ficou presa nas catacumbas Pthumerianas.
Se você derrota a Rainha Yharnam nas catacumbas, ela te dá a “Pedra de Yharnam”. Na descrição do item, podemos ler que “a Rainha jaz morta, mas sua consciência horrível está apenas adormecida”. Isso lembra outra personagem.
Em Cainhurst, você conhece a Rainha Annalise dos Sanguevis. Ela é a progenitora dos Sanguevis e a única sobrevivente no castelo. Quando você completa a quest do Alfred, ela deixa cair o item “Carne da Rainha”, que diz “esse pedaço rosa de carne ainda está quente, como se fosse amaldiçoado. Todos saúdem a imortal rainha de sangue”. Com ele você consegue ressuscitar a Rainha Annalise.
Ainda, na mesma catacumba onde você enfrenta a Rainha Yharnam, é possível encontrar o item “Anel de Noivado”. O anel só pode ser usado com a Rainha Annalise, em uma proposta de casamento. Ela te rejeita, no entanto.
Lady Maria e a Rainha
Além da Rainha Yharnam, outra personagem tem ligação direta com a Rainha Annalise e os Sanguevis de Cainhurst.
Em The Old Hunters, conhecemos uma favorita dos fãs de Bloodborne: Lady Maria da Torre do Relógio Astral. Maria é uma ex-caçadora, pupila do Gehrman que, ao que tudo indica, foi sua a inspiração para moldar a Boneca do Sonho.
O interessante é que, quando encontramos a Rakuyo, sua arma, descobrimos que ela é da linhagem da Rainha Annalise. A descrição revela que a espada vem do mesmo lugar onde foi feita a Chikage dos Sanguevis, mas, ao invés de usar sangue no seu manuseio, a Rakuyo usa destreza e, por isso, Lady Maria a escolheu.
De acordo com texto, Maria não gostava de técnicas de sangue, mesmo sendo parente da Rainha Annalise. Porém, depois do massacre da Vila dos Pescadores, Maria abandonou a arma em um poço, pois não conseguia encará-la mais.
Aliás, até o traje de Caçador da Maria vem de Caihurst. Em sua descrição, é dito que “Esse era seu traje de Caçadora, criado em Cainhurst”.
Infelizmente, o destino de Maria não foi dos melhores. Quando você a enfrenta, ela usa a Rakuyo para atacar com seu sangue. Isso vai contra o lore que aprendemos, mostrando que, em algum momento, ela sucumbiu à sede de sangue dos Sanguevis.
O arrependimento de Lady Maria
Lady Maria possui uma conexão muito forte com Kos, a Eminente. Ela é a última barreira entre o jogador e a Vila dos Pescadores, onde você encontra Kos e o Órfão. Além disso, quando você a acorda, sua fala, “Um corpo… deveria ser deixado em paz”, é dúbia, quando pode se referia a ela mesma ou ao cadáver de Kos.
Tudo ligado à Lady Maria mostra que ela carrega um grande arrependimento sobre a investida dos Caçadores na Vila dos Pescadores. Ela se livra da Rakuyo por não conseguir olhar mais para a arma, abandona os Caçadores, Gehrman e algumas pistas sugerem que ela até retorna para Cainhurst em algum momento.
Outro situação que contribui para o lore desse arrependimento é a lápide de Kos. Na Vila dos Pescadores, é possível encontrar uma lápide solitária, em um penhasco que dá vista para a praia onde Kos jaz morta.
Isso poderia ser obra dos Homens-Peixe da vila, mas aos pés da lápide estão alguns girassóis. Antes de enfrentar Maria, há um campo de girassóis mortos. Essas flores também estão perto de alguns pacientes que você encontra na ala médica, como se alguém as tivesse trazido de presente.
Com esses pequenos detalhes, entendemos não apenas o arrependimento que Lady Maria carrega, mas sua dedicação em tentar apaziguar de alguma forma os habitantes inocentes do Pesadelo.
Gehrman e o Órfão
Não há uma informação concreta sobre o assunto, mas é possível linkar o Gehrman com o Órfão de Kos.
Algumas evidências falam sobre arquivos de áudio similares entre os dois, aparência, movimentos em batalha, arma e uma fala final da Boneca depois que você derrota o Órfão.
Em certo momento do game, se você visita o Sonho, o Gherman estará no jardim dos fundos. Em meio a um pesadelo, ele termina a interação chorando. Quando você encontra o Órfão, seu choro é quase idêntico ao do Caçador.
Além disso, o Órfão é descrito como “criança enrugada”, “envelhecida”, apontando como ele é velho para um recém-nascido. E, se você olhar bem, o Órfão se parece com Gehrman, não só em aparência, mas postura e estilo de luta. Muitos ainda comparam o Parasita de Kos, a arma do Eminente, com a foice do Caçador.
Por fim, se você ainda não entrou na sequência final do game e derrotar o Órfão, a Boneca tem uma nova fala pra você. “Eu posso ouvir Gehrman dormindo. Em qualquer outra noite, ele estaria agitado. Mas, nessa noite, ele soa tão calmo… talvez algo tenha aliviado seu sofrimento”.
Talvez o Órfão no Pesadelo reflita o próprio Gehrman e seu sofrimento, quando ele foi um dos responsáveis pelo massacre na Vila dos Pescadores. Ou não. Fica a encargo dos jogadores decidirem o que condiz mais com sua versão da história do game.
Maldição na perna direita
Bloodborne deu até superstições para seus personagens, afinal, “em uma noite de caçada, não é surpresa que as pessoas se apegue às superstições”.
Entre as mais legais, vale citar a dos cintos presos na perna direita dos trajes de Caçador. Se você olhar a descrição da “Calça de Antigo Caçador”, ela diz que “Uma crença muito difundida do período dizia que ‘sangue de besta começa se espalhar pela perna direita’, e isso trouxe os cintos duplos amarrados”.
Inclusive, isso levanta uma questão sobre a perna de pau do Gehrman. O Primeiro Caçador não possui a perna direita e, levando em consideração essa crença, ele mesmo pode tê-la cortado.
Outra, vinda do set decorativo dos Antigos Caçadores, diz que “Traje de Antigo Caçador decorado com enfeites de latão. Na época, alguns caçadores acreditavam que certos tipos de metais afastavam as bestas”.
O crânio do fundador
Antes da DLC The Old Hunters, muitas teorias foram levantadas sobre o destino do Laurence, o fundador da Igreja da Cura. Alguns acreditavam que ele tinha se tornado uma besta e que você até o tivesse enfrentado sem saber.
Na DLC, encontramos o Laurence no Pesadelo do Caçador, mostrando que ele se tornou uma Besta Clerical. No entanto, ele está “dormindo” e não dá atenção para o jogador, mesmo quando você pega um item de sua mão.
No jogo base, onde o Laurence está no Pesadelo fica seu crânio bestial. Já na DLC, encontramos o crânio humano do Laurence escondido no fundo da área cirúrgica da Catedral. Com esse item em posse, se você voltar para o local onde encontrou o Laurence antes, ele te dará atenção e iniciará a batalha.
A descrição do item é bem interessante também e nos ajuda entender mais sobre o fundador; “Na verdade, ele se tornou a primeira Besta Clerical e seu crânio humano só existe no Pesadelo. O crânio é um símbolo do passado de Laurence e o que ele falhou em proteger”.
Estrangeiros em Yharnam
Mesmo que pareça, o game não se restringe totalmente a Yharnam - existem alguns estrangeiros no jogo que ajudam expandir esse universo.
O primeiro é você, bom Caçador. Seu traje inicial diz que você é um estrangeiro de uma terra longínqua e que viajou durante a noite, passando despercebido, para chegar a Yharnam. Além disso, em um conteúdo cortado do game, descobrimos que nosso personagem está procurando a cura para uma praga em sua própria região.
Outro estrangeiro importante é o Padre Gascoigne, o primeiro boss do game. No set do personagem, a descrição conta que “Padre é um título usado por clérigos de uma terra estrangeira”, um nome que não existe na Igreja da Cura.
Eileen chega em Yharnam para ocupar o cargo de Caçadora de Caçadores, quando aqueles que carregam esse manto são sempre estrangeiros. Eles possuem, inclusive, uma tradição de “enterro celeste” que vem de outra região do mundo, onde os corpos são estendidos em lugares altos para que pássaros e a natureza se encarreguem da decomposição.
O mais peculiar dos estrangeiros está na DLC. Yamamura chegou em Yharnam caçando uma besta para recuperar sua honra. Ele vem de um reino distante, ao leste, carrega uma Chikage e seus trajes são diferentes de qualquer coisa no game. Você o encontra no calabouço do Pesadelo e é dito que ele se tornou um Caçador de Yharnam, mas enlouqueceu quando encarou demais “a impureza”. Muitos acreditam que ele seja uma pista de Sekiro como próximo título da FromSoftware.