Blade: História, origem, habilidades e tudo mais sobre o personagem da Marvel

Capa da Publicação

Blade: História, origem, habilidades e tudo mais sobre o personagem da Marvel

Por Junno Sena

Nos primórdios do Blaxploitation, um ano após o lançamento de Blácula, o Vampiro Negro, Blade nascia nas sombras. Precisando arcar com as consequências de ser meio humano e meio vampiro, o personagem serviu como uma quebra de expectativa em um universo que era tomado, majoritariamente, por corpos brancos. O retorno do personagem ao cinema, com Mahershala Ali no papel principal, é um convite a relembrar de um dos clássicos personagens do universo místico da Marvel.

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Blade

Criado por Marv Wolfman e Gene Colan, Blade nasceu como um herói ocasional. Diferente da figura conhecida que veste roupas de couro e possui armas criativas, Eric Brooks foi criado para se armar com algumas estacas e uma faca e enfrentar o Drácula em The Tomb of Dracula #10. Depois disso, com pequenas aparições pelos anos 70, o anti-herói só foi ganhar fama nos anos 90, quando estrelou a série Nightstalkers e seu quadrinho solo, Blade, o Caçador de Vampiros.

Mesmo com mais baixos que altos em questão de popularidade, o retorno de Blade para o MCU (Universo Cinematográfico da DC), marca a possibilidade de novos horizontes para os personagens nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Quais são as origens do Blade?

Mas, ao olhar para o passado do personagem, o que temos é uma origem que transborda referências ao clássico Drácula de Bram Stocker. Nela, após o pai de Blade, Lucas Cross, um agente da ordem secreta de Tyranna, enviar sua esposa grávida para a Inglaterra antes de ser preso na Latveria, Tara Cross encontra refúgio em um bordel. Em um lugar desconhecido, no meio da Inglaterra, a mulher passa a ter complicações durante a gravidez.

Sendo obrigada a procurar um médico, Tara, utilizando o nome de Vanessa Brooks, fica sob os cuidados de Deacon Frost, um vampiro. O homem passa a se alimentar do sangue da mulher durante o parto, fazendo com que: (1) os genes de Frost entrem em contato com Eric, modificando seu corpo e (2) matando a mulher depois de dar à luz.

Imagem de capa do item

Caçador de Vampiros

Como um rapaz órfão, vivendo em um bordel, Eric Brooks cresceu nas ruas da Inglaterra. Sua vida mudou quando encontrou o caçador de vampiros Jamal Afari sob ataque das criaturas da noite. Após salvar o homem, Afari descobre a origem de Eric e decide levá-lo consigo, transformando-se em seu mentor.

Desta forma, o jovem passou a se tornar um caçador de vampiros, aprendendo tudo que Jamal tinha a oferecer. Determinado a vingar a morte de sua mãe, Eric se denominou Blade, já que utilizava armas afiadas para matar vampiros. O caminho dos dois se manteve unido até que Jamal assumiu a culpa do assassinato de um homem. O motivo foi inocentar Blade, que havia matado um ser humano depois de confundí-lo com um vampiro.

Imagem de capa do item

Equipes do Blade

Desde então, mesmo que Blade pareça um lobo solitário, o personagem é um dos que mais fez partes de grupos na Marvel. Em 1968, por exemplo, ele se juntou a Musenda, Orji, Ogun e Azu em uma missão para encontrar o Drácula. A missão foi bem sucedida, mas, como todo bom fã dos filmes da Hammer sabe, o vilão nunca fica morto por muito tempo.

Também fez parte de um braço dos Vingadores, com a missão de caçar os DeathWalkers, já trabalhou junto de Rachel van Helsing, lutou ao lado dos mutantes, foi recrutado para o time Vanguard, MI:13, o grupo principal dos Vingadores e diversos encontros especiais com outros heróis.

Imagem de capa do item

Principais histórias

Entre seus vários encontros com outros personagens, o com Doutor Estranho foi um que rendeu bastante. Após a morte de Drácula e eventual ressurreição, Stephen Strange reuniu Blade, Frank Drake e Hannibal King para formarem o Nightstalkers. O time chegou a ser contratado por Lilith para matar o Motoqueiro Fantasma, mas acabaram se unindo a ele no final. Também enfrentaram Morbius, que ganhou destaque futuramente nas histórias de Blade, a Hydra e o D.O.A. (Department of Occult Armaments, Departamento de Armamentos Ocultos).

Mas, para conhecê-lo melhor, o ideal seria começar com A Tumba do Drácula #10, de 1973. Com um visual blaxploitation bem diferente do atual, a leitura do quadrinho é uma verdadeira aventura. Outro encontro que mudou a vida de Blade foi em Homem-Aranha #8 de 1999 e que teve consequências em Blade: O Caçador de Vampiros #1 do mesmo ano.

Nela, Blade levou uma mordida de Morbius. Depois, foi descoberto que as enzimas no sangue de Blade não foram capazes de protegê-lo completamente do vampirismo único do outro personagem. Isso o transformou em um “Daywalker”, capaz de se expor à luz do sol. Além disso, uma sede de sangue, contida apenas por um soro, surgiu no anti-herói. Outros arcos que vale conhecer incluem X-Men vs Vampiros e o recente Heroes Reborn.

Imagem de capa do item

A filha de Blade, Fallon Grey

Mas, a maior frustração da vida de Blade é sua filha (não nascida) Fallon Grey. O motivo disso é porque ela nunca saiu do campo das ideias. Em 2015, a Marvel anunciou um retorno do núcleo vampírico nos quadrinhos, incluindo a adição da filha de Blade, Fallon Grey. Muito atrelado aos movimentos da editora de passar o manto de seus principais heróis, Fallon acabou ficando na geladeira após a saída do roteirista Tim Seeley do projeto.

Na época, a personagem que serviria como um tipo de antagonista de Blade não ganhou apoio popular. Além do fato de que essas mudanças de status quo de alguns títulos dos quadrinhos não estavam sendo tão populares, Seeley é um autor branco. Mesmo 2015 representando o início de debates raciais na indústria de produção de quadrinhos, a ideia de tê-lo escrevendo sobre Fallon não agradou, fazendo a Marvel desistir da ideia.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades do Blade?

Além de poder andar no sol, Blade possui a maioria das habilidades de um vampiro normal. Seus sentidos são aguçados, possui uma força e velocidade sobre humanas, tem um fator de cura, uma vida mais longa que a de um humano comum, imunidade a maioria das vulnerabilidades vampíricas e já até manifestou asas.

O caçador também tem conhecimento em Box, Capoeira, Esgrima, Jeet Kune Do, Hapkido, Jujutsu, Karatê Shotokan, Kung Fu, Ninjutsu e Krav Maga. Tem proficiência em diversos tipos de armas como adagas e espadas e conhece um pouco de magia. Já sobre línguas, ele sabe inglês, alemão, romani e japonês.

Imagem de capa do item

Adaptações na TV e games

Com tantas habilidades, o que faltou foram mais adaptações para demonstrar todas. Por outro lado, tem sido um bom momento para os fãs dele. Enquanto seu retorno para o cinema está em produção, Blade fará parte do novo jogo da Marvel, previsto para esse ano, Midnight Suns.

Outras aparições incluem a trilogia protagonizada por Wesley Snipes como também a série de TV, Blade: The Series, com o rapper Sticky Fingaz. E se já não parece bastante, em 2011, foi lançado um anime protagonizado por ele. Blade também deu as caras na série animada do Homem-Aranha, além dos jogos da Activision baseados no filme, na franquia Marvel vs. Capcom, Motoqueiro Fantasma, Ultimate Alliance e outros.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Quando o assunto é Blade, o que anda ganhando atenção do público é o seu retorno aos cinemas. As promessas em relação a algum novo filme tem circulado desde 2018, quando Wesley Snipes diz ter procurado a Marvel Studios para discutir dois projetos para um novo filme com o personagem. Já em 2019, anunciaram Mahershala Ali na nova adaptação de Blade.

Sem grandes informações, além de que teremos Delroy Lindo no elenco e direção de Bassam Tariq, com roteiro de Stacy Osei-Kuffour, não se sabe se teremos Snipes retornando para uma breve aparição.

Mas a versão do personagem de Ali já fez a sua estreia no MCU -- ou quase isso. Na cena pós-créditos de Eternos que mostra Dane Whitman, de acordo com a diretora Chloé Zhao, a voz misteriosa que fala com ele é do caçador de vampiros.