BioWare: Os principais jogos da desenvolvedora, do pior ao melhor

Capa da Publicação

BioWare: Os principais jogos da desenvolvedora, do pior ao melhor

Por Melissa de Viveiros

Desde sua fundação em 1995, a BioWare se tornou um dos grandes nomes do desenvolvimento de jogos, inicialmente lançando títulos icônicos baseados em franquias já estabelecidas, como Baldur’s Gate e Star Wars: Knights of the Old Republic, até estabelecer suas próprias franquias de sucesso com Mass Effect e Dragon Age.

Apesar disso, a empresa já passou por alguns altos e baixos. Nem todos os seus títulos foram grandes sucessos, e alguns títulos muito conhecidos da BioWare não ficaram famosos graças à sua qualidade, como foi o caso de Anthem.

Nesta lista, vamos revisitar alguns dos principais jogos da BioWare, do pior ao melhor. Vamos começar?

Anthem

O jogo mais recente da BioWare lidera a lista de piores jogos lançados pela empresa. O que se esperava que fosse o lançamento de uma nova IP de sucesso da desenvolvedora acabou se tornando um completo fiasco, com um jogo mal recebido pelo público e recebendo notas medianas da parte da crítica.

Apesar de alguns elementos do jogo terem sido elogiados, como a mecânica de voo e a beleza do mundo de Anthem, a opinião predominante era de que o jogo tinha boas ideias com uma péssima execução. Isso resultou em uma experiência frustrante, com missões repetitivas e história muito aquém do padrão pelo qual a BioWare se tornou conhecida.

Mass Effect: Andromeda

Ao contrário dos títulos anteriores da série Mass Effect, o jogo de 2017 da BioWare teve um lançamento conturbado, não sendo bem recebido pelos fãs da franquia.

Assim que as primeiras horas de Mass Effect: Andromeda foram liberadas para o público, suas animações faciais de péssima qualidade se tornaram motivo de discussão, com muitos memes e piadas sendo feitos a respeito. O título recebeu alguns elogios quanto ao seu sistema de combate e à beleza dos cenários, mas seus pontos positivos não compensavam por todos os bugs e pela história fraca do jogo.

Mass Effect 3

Mass Effect 3 tinha a difícil tarefa de finalizar uma trilogia já querida pelo público de forma satisfatória. Ao mesmo tempo em que essa pressão existia, no entanto, o jogo também tinha o benefício de já contar com muitos personagens conhecidos e queridos pelos fãs, além de um universo já bem estabelecido.

O jogo, lançado em 2012, não conseguiu atender às expectativas. A história de Mass Effect 3 foi muito criticada pelos fãs, em especial os possíveis finais do jogo.

Um grande problema foi que em uma franquia conhecida por permitir que as escolhas do jogador impactem na narrativa, o final deixou o sentimento em muitos de que o que você escolhe fazer não importa, pois o resultado é sempre o mesmo.

Dragon Age II

O segundo título da franquia Dragon Age conta com muitos personagens queridos pelos fãs, e um sistema de combate elogiado por ser rápido e versátil. Ainda assim, Dragon Age 2 tem diversos problemas que acabam o deixando para trás em relação aos outros dois títulos da franquia.

Lançado em 2011, o jogo tem níveis repetitivos que reutilizam os mesmos mapas à exaustão. Além disso, muitos fãs sentiram que foi um retrocesso ter um protagonista pré-definido como Hawke, o que limita as opções de escolhas dos jogadores. Quando comparado à Dragon Age: Origins, muitos sentiram que o jogo deixou a desejar, apesar de todo seu potencial.

Imagem de capa do item

Mass Effect

Lançado em 2007, o primeiro título da franquia Mass Effect ocupa um lugar especial no coração de muitos fãs. O jogo recebeu inúmeros elogios por sua história bem escrita e bem desenvolvida, e pela maneira como os relacionamentos do protagonista com os outros personagens que o acompanha são apresentados, fazendo com que a dinâmica entre eles pareça mais real. Além disso, o jogo foi amplamente elogiado por todas as escolhas que oferece ao jogador, estabelecendo um novo padrão para narrativas lineares.

Apesar disso, o combate do jogo foi criticado desde seu lançamento, principalmente devido à falta de balanceamento e a inteligência artificial dos membros da sua equipe. Atualmente, o jogo parece ainda mais datado, com algumas mecânicas que não funcionam bem ou que não são interessantes.

Apesar disso, Mass Effect foi um marco na história da BioWare, e continua tendo uma das melhores histórias dos video games.

Star Wars: The Old Republic

Baseado no universo de Star Wars, o MMO da BioWare foi lançado em 2011 e estima-se que ele seja um dos jogos com desenvolvimento mais caro da história. Ainda assim, o jogo foi mais do que capaz de se pagar, chegando a faturar quase um bilhão de dólares desde seu lançamento, de acordo com a EA.

The Old Republic não trouxe mecânicas revolucionárias aos MMOs, mas refinou muitos sistemas já utilizados no gênero. O jogo teve recepção em geral positiva, e apesar de não contar com tantos jogadores quanto em seu lançamento, continua tendo fãs fiéis. Star Wars: The Old Republic continua recebendo atualizações, e sua expansão mais recente foi lançada em 2019.

Imagem de capa do item

Baldur's Gate

O primeiro título de Baldur's Gate foi lançado originalmente em 1998, e deixou um legado importante para os video games -- tanto para a BioWare quanto para além dela.

O jogo foi muito aclamado em sua época de lançamento, recebendo diversos prêmios. Além disso, os personagens que te acompanham em Baldur's Gate foram extremamente elogiados, com alguns os considerando os melhores de qualquer RPG. Ainda que atualmente o visual ou a jogabilidade possam não parecer tão atrativos para quem não conhece o jogo, a importância de Baldur's Gate é inegável.

Dragon Age: Inquisition

Lançado em 2014, o título mais recente da franquia Dragon Age, Inquisition foi considerado responsável por revitalizar a série após Dragon Age II não ter conquistado avaliações muito positivas. O jogo trouxe uma mistura de elementos dos dois jogos anteriores da franquia, além de introduzir elementos novos, como os grandes mapas que podem ser explorados.

Dragon Age: Inquisition foi aclamado por seu elenco de personagens diverso e interessante, e sua história principal foi recebida positivamente, embora tenha conquistado algumas críticas por ser menos criativa e inspiradora do que a dos jogos anteriores. O combate do jogo também agradou apesar de ter alguns problemas, entre os quais muitos destacaram a câmera tática, que nem sempre funciona como deveria. As áreas abertas do jogo foram muito elogiadas, em contraste com as cidades apresentadas, que muitos fãs acharam decepcionantes dada a escala do jogo.

Planescape: Torment

Mais um título baseado em Dungeons & Dragons, Planescape: Torment foi lançado em 1999, e é considerado um dos melhores jogos baseados em D&D já feitos.

Apesar de não ter sido um sucesso financeiramente, o jogo foi bem aceito pelo público e pela crítica, principalmente devido à sua história, que é o foco principal do jogo. O nível de detalhamento, assim como o impacto emocional da narrativa, foram extremamente elogiados, assim como o protagonista da trama, principalmente devido à fuga dos padrões de herói fantástico tradicionais.

Mass Effect 2

Mass Effect 2 foi lançado em 2010, e é um dos jogos mais queridos pelos fãs da BioWare. O segundo título da franquia recebeu diversos elogios, principalmente em relação à sua história interativa, personagens marcantes, qualidade da dublagem e design de arte.

O visual e a atmosfera do jogo foram muito bem avaliados, e contribuem muito para que as escolhas que o jogador faz ao longo da história tenham mais peso. Alguns criticaram a mudança em relação ao primeiro jogo, considerando que o jogo perdeu elementos de RPG e se aproximou mais do gênero shooter. Ainda assim, Mass Effect 2 é majoritariamente considerado o melhor título da franquia, e um dos melhores jogos da BioWare.

Imagem de capa do item

Jade Empire

Jade Empire foi lançado em 2005 para Xbox, só recebendo uma versão para PC em 2007. O jogo se passa em Jade Empire, um local fictício baseado em elementos da antiguidade da China.

Na época de seu lançamento, Jade Empire foi considerado muito bonito esteticamente, com seus gráficos e sua história sendo muito aclamada. Embora o sistema de combat do jogo conte com alguns problemas, muitos fãs ainda consideram a história de Jade Empire uma das melhores da BioWare, e continuam pedindo à empresa que explore mais desse universo único.

Imagem de capa do item

Neverwinter Nights

Neverwinter Nights foi lançado em 2002, sendo mais um título da BioWare baseado no universo de Dungeons & Dragons. Além de ter sido um sucesso de vendas, Neverwinter Nights foi recebido de maneira amplamente positiva e considerado um marco para os RPGs de fantasia digitais.

Alguns críticos chegaram a declarar o jogo como sendo tão fantástico que agradaria até àqueles que não são fãs de RPGs. Além disso, o jogo foi elogiado em todos os seus aspectos: sua história, personagens, jogabilidade, gráficos foram todos considerados muito impressionantes na época.

Neverwinter Nights também recebeu muitos elogios pela maneira como implementou as regras de D&D. Apesar de não ser o primeiro jogo a tentar adotar as regras do RPG de mesa em uma versão digital, seu sistema é considerado uma das melhores adaptações já feitas.

Imagem de capa do item

Baldur's Gate II: Shadows of Amn

Desde seu desenvolvimento, Baldur's Gate 2 foi pensado para superar o primeiro Baldur's Gate, ainda que essa não fosse uma tarefa fácil. Procurando ouvir desde as críticas internas até o que os fãs tinham a dizer, a BioWare se esforçou para melhorar em tudo, e conseguiu criar um dos melhores jogos de todos os tempos.

A arte do jogo foi extremamente elogiada na época, e sua história e personagens continuam recebendo elogios até hoje. Para muitos, Baldur's Gate II: Shadows of Amn foi um marco para os RPGs, levando o gênero a um novo patamar.

Imagem de capa do item

Dragon Age: Origins

Considerado um "sucessor espiritual" de grandes títulos da BioWare, como Neverwinter Nights e Baldur's Gate, Dragon Age: Origins apresentou um novo mundo aos jogadores, rapidamente se tornando um dos jogos mais queridos da empresa.

Ainda que traga elementos tradicionais de fantasia, o universo de Dragon Age: Origins foi considerado muito vivo e coeso, tendo incrível consideração com os detalhes. A história marcou muitos jogadores, assim como o elenco de personagens que acompanham o protagonista durante sua jornada. Além disso, as interações entre esses personagens, bem como as escolhas difíceis que Dragon Age obriga os jogadores a fazer, o tornam um dos melhores jogos do gênero, assim como um dos melhores títulos da BioWare.

Imagem de capa do item

Star Wars: Knights of the Old Republic

Mais um grande sucesso da BioWare, Star Wars: Knights of the Old Republic é considerado por muitos um dos melhores jogos já feitos, e deu origem ao já citado MMO, Star Wars: The Old Republic, que mantém o mundo de KOTOR vivo até hoje.

Além de contar com uma história marcante e um incrível desenvolvimento de personagem, Knights of the Old Republic permitia enorme liberdade de escolhas aos jogadores, e é considerado um dos projetos mais importantes do Universo Expandido de Star Wars. Devido à sua enorme importância para a desenvolvedora, bem como seu status como um dos melhores jogos já feitos e sua relevância que persiste até hoje, Knights of the Old Republic pode ser considerado o melhor jogo da BioWare até hoje.