Besouro Azul: Tudo que você precisa notar no primeiro trailer do novo filme da DC
Besouro Azul: Tudo que você precisa notar no primeiro trailer do novo filme da DC
Em agosto, a DC Comics nos apresentará a aventura de Jaime Reyes!
Nesta segunda-feira (03), foi divulgado o primeiro trailer de Besouro Azul, o mais novo filme do Universo Estendido da DC Comics, que vai nos apresentar a história de Jaime Reyes, um rapaz que acaba entrando em contato com um dispositivo misterioso e ganha um traje super tecnológico, enquanto precisa deter uma série de inimigos.
O filme, que conta com direção de Angel Manuel Soto e trará Xolo Maridueña (de Cobra Kai) e Bruna Marquezine (Deus Salve o Rei) no elenco, aparenta ser uma leve e divertida história familiar, que ajudará a expandir um pouco desse mundo habitado por heróis e seres descomunais. E agora, você verá tudo que precisa notar no primeiro trailer de Besouro Azul!
Primeiro, o trailer!
Caso você ainda não tenha visto, aqui está o primeiro trailer oficial de Besouro Azul, o mais novo filme da Warner e da DC Comics.
Jaime Reyes
O trailer já começa nos apresentando o mais novo herói da DC nos cinemas, Jaime Reyes. Aqui, o personagem, interpretado por Xolo Maridueña (o ator é conhecido por seu papel como Miguel Diaz em Cobra Kai) é revelado de costas, super bem vestido, até que é zoado por sua irmã mais nova, vivida aqui por Belissa Escobedo (de Abracadabra 2).
Nos quadrinhos, Jaime é o terceiro herói a usar o título de Besouro Azul, e é antecedido por Ted Kord e Dan Garrett. Ao longo do vídeo, pode-se notar alguns indícios de que houve outro Besouro Azul antes de Jaime, muito provavelmente Ted Kord.
Palmera City
Nos quadrinhos, toda a história de origem de Jaime Reyes se deu em El Paso, cidade localizada no Texas. No entanto, aqui veremos um novo lugar fictício, seguindo a tradição de cenários como Gotham City e Metrópolis. A cidade em que o filme se passa se chama Palmera City.
Essa é uma localidade que foi criada bem recentemente nos quadrinhos. Para ser mais específico, Palmera City apareceu pela primeira vez em Blue Beetle - Graduation Day, nova série mensal do herói que começou a ser publicada em novembro do ano passado.
Kord
Ao que tudo indica, Jaime Reyes vem de uma família mais pobre, mas sua vida está prestes a mudar pois ele vai começar um novo emprego na Kord - uma empresa de tecnologia de alto nível. Nas HQs da DC, esse é o papel das Indústrias Kord.
As Indústrias foram criadas por Ted Kord e sua irmã, Victoria Kord, e é uma importante localidade nas histórias do Besouro Azul. Aqui, pelo que podemos ver, será o local onde Jaime terá sua vida mudada definitivamente.
Jenny (Kord?)
No trailer, temos também as primeiras cenas envolvendo Jenny, a mulher que entrega uma caixa misteriosa para Jaime Reyes e que deve ser o seu principal interesse amoroso no filme. Ela é vivida por Bruna Marquezine, atriz e modelo brasileira já bem conhecida por seu trabalho em novelas.
Alguns rumores antigos indicam que a personagem será parte da Família Kord, e que talvez seja filha de outro Besouro Azul, Ted Kord. Ainda assim, há outros boatos que dizem que ela pode ser filha de Victoria Kord, o que faria dela sobrinha de Ted, caso o personagem exista nesse universo.
Big Belly Burger
Quando Jenny entrega uma caixa misteriosa para Jaime, podemos ver que se trata de uma embalagem de lanche do Big Belly Burger.
Essa é uma rede de fast food que só existe no Universo DC, que apareceu nas HQs pela primeira vez em 1988. Há também várias referências à Big Belly Burger nas séries do Arrowverse, como Legends of Tomorrow, The Flash, Arrow e Supergirl.
O Escaravelho
Quando Jaime Reyes chega em casa e mostra a caixa sinistra que recebeu de Jenny, finalmente podemos ver seu conteúdo. Trata-se do Escaravelho, um objeto que se acopla no herói e o transforma no Besouro Azul.
O Escaravelho parece ter vida própria, e isso fica ainda mais claro quando, em outra cena, Jenny explica um pouco das origens desse artefato.
Transformação
No trailer, a Warner deu bem mais que um vislumbre da transformação de Jaime Reyes no Besouro Azul. Aqui, temos uma cena que parece ter saído de um filme de body horror, com o garoto pregado ao teto de sua casa enquanto seu traje é construído ao redor de seu corpo.
Diga-se de passagem, o visual parece bem fiel às HQs, com uma pegada bem mais tecnológica e quase alienígena, bem diferente do visual de Ted Kord que é muito mais simples.
Visor tecnológico
Assim que Jaime Reyes "veste" seu traje à força, temos uma tomada feita do seu ponto de vista, que mostra como há um visor tecnológico por dentro da armadura, com inscrições em uma linguagem aparentemente alienígena.
Ainda que visores tecnológicos já tenham se tornado um elemento frequente nos filmes de super-heróis, essa parece ser uma divertida referência a Tony Stark, o Homem de Ferro da Marvel (cujas armaduras mais recentes possuem uma nanotecnologia similar ao traje do Besouro Azul).
Referência ao Superman?
Assim que seu uniforme é ativado, Jaime Reyes acaba sendo içado para o céu e chega a ir muito longe na estratosfera, tendo uma vista de todo o globo terrestre.
Vários filmes, séries e quadrinhos do Superman já fizeram cenas similares, onde vemos o herói contemplando a enormidade de nosso planeta, e parece que o diretor Angel Manuel Soto quis homenagear essa tradição aqui.
Aprendendo a usar os poderes…
Como em todos os filmes de origem de super-heróis, vamos ver Jaime Reyes aprendendo a utilizar seus poderes, para utilizá-los para o bem. Porém, antes que isso aconteça, ele causa uma boa bagunça, chegando a partir um ônibus ao meio.
Aqui podemos ver alguns detalhes específicos da armadura, como o fato de que ela possui uma "consciência própria" e fará de tudo para proteger o seu usuário - tanto que cria um tipo de escudo para defender Jaime do ônibus em movimento.
Origens do Escaravelho
Enquanto Jaime dá um susto nos passageiros do ônibus, Jenny conta um pouco mais da origem do Escaravelho. De acordo com ela, é um aparelho de destruição em massa, com origens desconhecidas.
Nos quadrinhos, o Escaravelho se chama, na verdade, Khaji Da. Trata-se de um dispositivo criado por uma raça alienígena, chamada Reach, que é composta apenas por conquistadores intergalácticos. Antes de ser usado por Jaime, o Escaravelho das HQs já foi utilizado por Dan Garrett e por Ted Kord.
Victoria Kord
Ao que tudo indica, a grande vilã do filme será Victoria Kord, interpretada por Susan Sarandon (de The Rocky Horror Picture Show). Aqui, ela surge exigindo que alguém - provavelmente Jaime - devolva o Escaravelho, que pertence a ela.
Nas HQs da DC Comics, Victoria é irmã de Ted Kord, o segundo Besouro Azul. Ela foi criada na recente HQ Blue Beetle: Graduation Day, onde nós descobrimos que ela é a atual CEO das Indústrias Kord.
Filme família
Uma impressão muito forte deixada pelo trailer de Besouro Azul é que, assim como Shazam! e Fúria dos Deuses, este será um filme para toda a família, que vai trabalhar temas e dramas familiares. Por isso, faz muito sentido que vejamos a família de Jaime com frequência.
Entre seus familiares que aparecem no trailer, temos seu tio Rudy (vivido por George Lopez), sua irmã Milagro (vivida por Belissa Escobedo), sua mãe Bianca (interpretada por Adriana Barraza) e seu pai Alberto (interpretado por Damián Alcázar).
Carapax
Em dado momento, temos o que parece ser o primeiro vislumbre de um dos vilões que o Besouro Azul enfrentará no filme. De acordo com os rumores, Raoul Trujillo (de Sicario e Mayans M.C.) vai interpretar Carapax, e podemos vê-lo brevemente aqui.
Conrad Carapax é um dos inimigos do Besouro Azul original, Dan Garrett. Ele costuma usar uma armadura mecânica, e é conhecido por seu apelido nada humilde: Carapax, o Homem Indestrutível.
Nave do Besouro
Em outro momento, podemos ver a família de Jaime Reyes pilotando uma nave especial, no formato de um besouro. Esse é um detalhe bem curioso, já que Jaime não costuma usar uma nave nas HQs, tendo em vista que seu traje permite que ele voe.
No entanto, tanto Ted Kord quanto Dan Garrett se transportavam por uma nave tecnológica, que tinha o formato de um besouro. Esse pode ser um forte indício que um dos dois está no filme, ou então que o Escaravelho vai se transformar em uma nave completa.
Poderes
Bem próximo do final, podemos ver Jaime Reyes "conversando" com sua própria armadura, que diz ser capaz de criar qualquer coisa que o herói possa imaginar, como armas e projéteis. Assim, ele acaba criando uma espada bem grande.
Esse é um dos poderes da terceira versão do Besouro Azul, o que traz um baita potencial para as cenas de ação. Quem jogou Injustice 2 ou já leu os quadrinhos do herói sabe que Jaime é capaz de criar todo tipo de armas, desde canhões gigantescos a facas e adagas.
Referência a Super Sentai?
Assim que Jaime constrói sua espada gigante, ele logo faz uma série de poses e brinca com a lâmina, enquanto a própria "inteligência artificial" do traje (na verdade, trata-se de um elo mental entre Jaime e o Escaravelho) diz que gostou da escolha.
Pode até não ser a intenção, mas a cena lembra bastante as transformações e poses dos personagens de tokusatsu e super sentai, especialmente os que empunhavam espadas - e até faz sentido, levando em conta que o Besouro Azul de Jaime tem muita cara de Power Ranger...
Outros Besouros?
Pouco depois do card com o título do filme, vemos a família de Jaime Reyes maravilhada com todos os aparelhos tecnológicos que parecem ter vindo com o Escaravelho.
Na cena, é possível ver atrás de Jaime dois manequins com trajes diferentes daquele que o herói usa. É bem possível que esses dois uniformes pertençam a Ted Kord e/ou Dan Garrett, os dois outros heróis que já estiveram no manto do Besouro Azul.
Batman é um fascista
Embora o trailer não apresente nenhuma participação especial de outro herói da DC Comics, existe uma divertida piadinha envolvendo o Batman. No fim do vídeo, Jaime Reyes fala que todos os dispositivos do Besouro Azul parecem algo que pertence ao Cavaleiro das Trevas.
Logo em seguida, seu tio diz que o Batman é um fascista. Essa é uma das piadas mais recorrentes envolvendo o personagem, já que existem debates e discussões sobre seu domínio sobre Gotham City - sem contar que algumas histórias da DC Comics, como O Retorno do Cavaleiro das Trevas, são muito utilizadas para estabelecer paralelos entre o Batman e o fascismo.