Batroc: Tudo sobre o vilão francês do Capitão América

Capa da Publicação

Batroc: Tudo sobre o vilão francês do Capitão América

Por Gus Fiaux

No primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal, tivemos a participação de um personagem bem peculiar da Casa das Ideias. Batroc possui uma história intrigante nas HQs, e já havia sido apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel em Capitão América: O Soldado Invernal. Porém, muitos ficarão surpresos em descobrir que o vilão nos quadrinhos é bem menos “sério” que sua versão cinematográfica.

Conhecido por ser a caricatura de um francês, Batroc, o Saltador é um inimigo bem clássico do Capitão América, que também já enfrentou heróis poderosos como Pantera Negra, Homem-Aranha e Punho de Ferro. E aqui, fizemos um breve resumo com tudo que você precisa saber sobre o personagem!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

A primeira aparição de Georges Batroc nos quadrinhos se deu em março de 1966, nas páginas de Tales of Suspense #75, revista que trazia duas histórias - uma do Homem de Ferro e outra do Capitão América. O Saltador apareceu pela primeira vez na trama do Sentinela da Liberdade.

Batroc foi uma criação conjunta de Stan Lee e Jack Kirby, como boa parte dos principais heróis clássicos da Marvel. Originalmente, ele era concebido como um mercenário e ladrão que sempre dava trabalho para o Capitão América, ainda que não fosse particularmente perigoso ou letal.

Imagem de capa do item

Origens

Georges Batroc nasceu e foi criado em Marselha, na França. Após o breve período na Legião Estrangeira Francesa, ele acabou se tornando um famoso mercenário, sendo contratado por vários lordes do crime para realizar furtos e roubos considerados impossíveis. E assim ele encontrou Steve Rogers.

Batroc e o Capitão América sempre se enfrentaram ao longo dos anos, e apesar de ambos estarem do lado oposto da lei, os dois nutriam uma espécie de respeito mútuo. Quando o Capitão América "forjou" sua morte, na década de 90, Batroc chegou a ficar de luto pelo falecimento de seu adversário.

Imagem de capa do item

Outros conflitos e participações

Embora tivesse sido criado como um vilão "sério", o visual extravagante e até mesmo o nome de Batroc, o Saltador acabaram se tornando motivos de piadas entre os leitores. Pouco tempo depois, ele se tornava um vilão galhofa que sempre aparecia para tomar uma bela surra de outros heróis da Marvel.

Só para citar alguns, Batroc já enfrentou o Punho de Ferro, o Pantera Negra, o Demolidor e o Homem-Aranha, sempre apanhando feio. Quanto às equipes que ele já integrou, podemos citar a Legião Letal, a Nova Brigada e até mesmo os Thunderbolts.

Imagem de capa do item

Retorno moderno

Embora seja muito associado às histórias de Steve Rogers, o Saltador já enfrentou outros usuários do manto do Capitão América. Ele já chegou a atacar Bucky Barnes enquanto este fazia parte dos Novos Vingadores, pouco depois dos eventos da Guerra Civil.

Depois disso, quando Sam Wilson empunhou o escudo, eles chegaram a se enfrentar, já que Batroc estava prestando serviços para a HIDRA nesse período. Outro personagem importante que Batroc já enfrentou foi Ian Rogers/Nômade, o filho adotivo do Capitão América original.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Apesar de suas acrobacias fenomenais, Batroc não possui nenhum tipo de superpoder. Todas as suas habilidades são fruto de um extenso treinamento físico e muita prática enfrentando super-heróis ao longo dos anos. Mas ainda assim, é importante mencionar suas táticas e estilos de luta.

Batroc pratica savate, uma espécie de "boxe com os pés" muito popular na França. Além disso, ele possui treinamento em outros estilos de artes marciais como judô e caratê. Ele também possui muito conhecimento sobre armas de fogo, além de ser um ladrão de primeiro, capaz de realizar furtos impossíveis.

Imagem de capa do item

Animações

As animações são as mídias que melhor capturam a essência de Batroc, o Saltador fora dos quadrinhos. Ele já apareceu em inúmeros desenhos, quase sempre como um vilão bobo que está roubando algo e dá pouco ou razoável trabalho para os heróis.

Entre as animações de destaque do personagem, podemos citar Esquadrão de Heróis, bem como Ultimate Homem-Aranha. Ele também fez uma participação menor em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, animação que se tornou um clássico cult entre os fãs da equipe.

Imagem de capa do item

Games

Já no campo dos jogos, a participação de Batroc é quase inexpressiva, já que ele não dá muito trabalho nos combates. Sua maior aparição se deu em Spider-Man and Captain America in Doctor Doom's Revenge, um jogo lançado em 1989 no qual ele era um chefe secundário.

Além disso, ele também apareceu em dois jogos extintos da Casa das Ideias: Marvel Avengers Alliance, jogo de Facebook do qual ele fez parte da atualização de Capitão América: O Soldado Invernal, como um vilão; e o RPG Marvel Heroes, onde tinha uma participação esporádica.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Georges Batroc também possui sua versão no Universo Cinematográfico da Marvel. Aqui, ele é um pirata e mercenário algeriano que, em sua primeira aparição, intercepta um navio da S.H.I.E.L.D. a mando do próprio Nick Fury, como uma forma de descobrir dados sigilosos da organização.

Agora, ele retornou, também realizando uma missão de roubo. Em suas duas aparições (Capitão América: O Soldado Invernal e Falcão e o Soldado Invernal), o personagem foi interpretado por Georges St-Pierre, um ex-campeão de UFC que é muito conhecido por suas técnicas de kickboxing.