Batman v Superman – 5 coisas que o filme fará e 5 coisas que não fará melhor que a trilogia do Cavaleiro das Trevas!
Batman v Superman – 5 coisas que o filme fará e 5 coisas que não fará melhor que a trilogia do Cavaleiro das Trevas!
2016 é um ano promissor. Além dos diversos outros filmes de quadrinhos, os dois maiores heróis da DC Comics irão se encontrar em Batman v Superman. Porém, não vão faltar comparações com a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Assim sendo… porque não começá-las agora?
Não fará melhor: Mundo realista
Apesar de todo o lado fantasioso que permeiam os filmes, a trilogia de Christopher Nolan se situa em um mundo realista, verossimilhante e palpável, uma coisa que nunca acontecerá em um filme cujo protagonista é um alienígena que voa, tem superforça e solta raios de calor pelos olhos.
Fará melhor: Cenas de ação
Uma coisa é certa falando em Batman Begins e suas continuações: falta a ação que todo fã de quadrinhos gosta. Os primeiros filmes até tem uma dose considerável, mas o terceiro carecia muito desse elemento. Em O Homem de Aço, já vimos sequências desenfreadas de lutas, e espera-se que o mesmo aconteça em Batman v Superman.
Não fará melhor: Coadjuvantes
Lucius Fox, Alfred, Harvey Dent, Selina Kyle... os filmes de Nolan possuem uma quantidade inimaginável de coadjuvantes importantes para a história. Pelo que sabemos até agora de Batman v Superman, tudo indica que a história deve se focar quase que integralmente em seus dois protagonistas, e a própria lista de atores não deixa muito espaço para coadjuvantes. Com exceção de Lois Lane, é provável que não tenhamos um coadjuvante com um grande papel no filme.
Fará melhor: Construção visual
Zack Snyder é conhecido mundialmente por seus filmes com uma exuberância visual inigualáveis. Já vimos, em Homem de Aço, o que Krypton teve a nos oferecer, e isso sem contar a belíssima fotografia e a direção de arte dedicada. Se o mesmo for repetido em Batman v Superman, podemos ter certeza que outro filme visualmente impecável está por vir.
Não fará melhor: Vilões
Há de se admitir que depois de 2008, qualquer vilão de filmes de quadrinho é comparado ao Coringa de Heath Ledger. Mesmo que você não goste do personagem, é inegável que ele tem um papel proeminente no imaginário popular, e ficará a encargo de Jesse Eisenberg superar ou fazer algo diferente com seu Lex Luthor. Pode acontecer? Claro que pode. Mas será difícil.
Fará melhor: Um mundo quadrinesco
Isso bate de frente com o primeiro item, mas é algo que queremos ver e temos visto desde Homem de Aço - um mundo mais próximo dos quadrinhos, com seres super-poderosos, Gotham que não lembre Chicago, a possibilidade de ida a outros mundos e coisas do tipo. E é o que teremos em BvS.
Não fará melhor: Atores
Três filmes abrilhantados pela presença de Morgan Freeman, Cillian Murphy, Michael Caine, Christian Bale, Heath Ledger, entre outros. Os atores de Batman v Superman são ótimos, mas ainda precisam se provar. A Lois Lane de Amy Adams pareceu deslocada no primeiro filme, e Cavill terá que melhorar muito para nos lembrar o Superman das HQs. Todos lembram de Affleck por Demolidor. Sobra, para Jesse Eisenberg o papel de grande ator, mas vale lembrar que é sua estreia em um filme de quadrinhos...
Fará melhor: Um Batman já formado
Com exceção de alguns possíveis flashbacks, é pouco provável que tenhamos de testemunhar mais uma vez a origem do Cavaleiro das Trevas. Sendo assim, já teremos um herói estabelecido, maduro e com todo potencial do Batman que conhecemos. Não será um treinamento para um Batman formada dali a dez anos. Será a prática.
Não fará melhor: roteiro com múltiplas narrativas
Os filmes de Nolan dificilmente não possuem vários subtemas. Foi justamente a mistura da mitologia do Batman com ajustes humanos que constituiu um dos maiores méritos da trilogia. Dificilmente Snyder conseguirá fazer algo igual.
Fará (bem) melhor: Construção do universo
Homem de Aço foi a porta de entrada. Batman v Superman será o ponto onde tudo se ramifica. Dali sairá a Mulher Maravilha, a Liga da Justiça, o Ciborgue e, suspeita-se, o Esquadrão Suicida. É o primeiro degrau para a construção de um universo que todos nós, como fãs de HQs, estivemos esperando desde sempre.