Batman A Série Animada: 10 melhores episódios para assistir na HBO Max

Capa da Publicação

Batman A Série Animada: 10 melhores episódios para assistir na HBO Max

Por Melissa de Viveiros

Batman: A Série Animada estreou em 1992, ficando no ar por três anos e contando com um total de 85 episódios, e posteriormente sendo continuada em The New Batman Adventures, que foi ao ar de 1997 a 1999. Desenvolvida por Bruce TimmPaul Dini Mitch Brian, a produção se tornou a primeira na continuidade do universo compartilhado das séries animadas da DC, além de ser considerada uma das melhores adaptações do Homem-Morcego fora dos quadrinhos até hoje.

Atualmente, a animação está disponível na HBO Max, permitindo que fãs novos e antigos aproveitem o que essa série icônica tem a oferecer. Pensando nisso, cumprimos a difícil tarefa de escolher os 10 melhores episódios da série!

Imagem de capa do item

Louco Por Amor

Louco Por Amor (Mad Love, originalmente) é o episódio que apresentou a história da Arlequina pela primeira vez nas animações, contando como ela foi de Harleen Quinzel à companheira do Coringa. Além de contar com uma história muito interessante e essencial para a personagem, o episódio é notável por sua conexão com a origem de Arlequina.

Para quem não sabe, a personagem foi originalmente criada para a série animada. Assim, sua história só foi apresentada nos quadrinhos em 1994, e eventualmente foi adaptada para o episódio, no qual ela própria relembra o passado.

Imagem de capa do item

Harley e Hera Venenosa

Outro episódio bem interessante apresentado na série também dá bastante destaque para Arlequina. Em Harley e Hera Venenosa (Harley and Ivy*, no original), a então vilã é demitida pelo Coringa. Como resultado, ela acaba se juntando à Hera Venenosa, em uma das primeiras vezes que a dupla trabalhou lado a lado.

Principalmente considerando a relação que Harley e Pam passaram a ter nos quadrinhos, ver as duas juntas e perceber que elas sempre tiveram uma dinâmica ótima é muito divertido. Além disso, o episódio lançado em 1993 já mostra o quão melhor a Arlequina estava deixando o Coringa para trás e seguindo em frente com a Hera Venenosa.

Imagem de capa do item

Duas-Caras - Parte 1 e 2

Como o nome desses dois episódios (Two-Face, no original) deixa bem claro, o destaque dessa história é o Duas-Caras, que tem sua origem mostrada na animação. A trajetória de Harvey Dent é uma das mais marcantes na galeria de vilões do Batman, mas a trama consegue ir além e se destacar não só pelo vilão, como também pelo desenvolvimento que o protagonista recebe nesse enredo.

Diferente de certas versões do Homem-Morcego que são voltadas apenas para acabar com criminosos, mesmo diante das ações terríveis do Duas Caras o Batman da série animada demonstra características fundamentais do que torna o personagem interessante: a esperança de um futuro melhor e a compaixão, mesmo enquanto luta pela justiça. Afinal, como o próprio herói diz no episódio, "Onde há amor, há esperança".

Imagem de capa do item

Zatanna

Outro título auto-explicativo é o de Zatanna, que explora um pouco da personagem mágica e de sua relação com Bruce. Além de mostrar o passado dos dois, que incluía até um romance, a trama os reúne quando a moça é acusada de um crime que não cometeu.

A diferença entre os personagens, bem como a dinâmica entre eles, é o que mais chama a atenção para o episódio. Além disso, Zatanna é ótima por si só, e vale a pena vê-la nas animações sempre que possível.

Imagem de capa do item

Um Sonho Por Acaso

O grande inimigo do protagonista em Um Sonho Por Acaso (Perchance to Dream, no original) não é um dos grandes vilões na extensa galeria do Batman. Mas, nesse caso, o antagonista não importa tanto quanto o efeito de suas ações, que levam Bruce Wayne para um sonho no qual ele tem a vida perfeita: seus pais estão vivos, ele é presidente da empresa de sua família e noivo de Selina Kyle.

O mais importante, porém, é que nesse mundo perfeito ele não é o Batman. Ver o personagem nessa situação e como ele reage a ela torna tudo bem diferente, e certamente torna o episódio bastante notável, inclusive por seus elementos mais dramáticos.

Imagem de capa do item

O Ajuste de Contas do Robin - Parte 1 e 2

O Robin aparece em vários episódios ao longo da série, mas é somente em O Ajuste de Contas do Robin (Robin's Reckoning, no original) que seu passado é realmente explorado. Aqui, vemos Dick Grayson desde seus dias no circo até o acontecimento que o leva a ser adotado por Bruce, eventualmente se tornando o primeiro Robin.

A trama se torna ainda mais complexa porque, além de lidar com o passado, a história vivida pela dupla dinâmica volta a assombrá-los no presente. Dick tem a chance de enfrentar o responsável pela morte de seus pais, mas Bruce se coloca entre ele e sua chance de vingança, criando um clima tenso entre os dois.

Imagem de capa do item

Eu Sou a Noite

Outro episódio que se destaca pelo desenvolvimento dado ao Batman é Eu Sou a Noite (I Am The Night, no original). Aqui, vemos o herói em um momento de crise, quando no aniversário da morte de seus pais ele reflete sobre o caminho que decidiu seguir e questiona se fez as escolhas certas.

Mais uma vez, a série animada mostra toda sua qualidade ao mostrar não só como elementos do passado afetam seus personagens, mas também as consequências disso na atualidade. Ver Bruce enfrentar esse dilema e como a situação afeta a ele e àqueles ao seu redor é uma oportunidade pouco aproveitada quando se trata de adaptações do personagem para o audiovisual.

Imagem de capa do item

Quase o Peguei

Diferente dos outros itens da lista, Quase o Peguei (Almost Got 'Im, no original) não é uma única história, e sim uma antologia. Todo o conceito do episódio é bem divertido: trata-se de nada menos que uma reunião de vilões, na qual eles discutem momentos em que quase derrotaram o Batman.

Com a presença da Hera Venenosa, Duas-Caras, Coringa e Pinguim, fica claro que o encontro tem tudo para apresentar caos da melhor forma possível. Além disso, é interessante ver referências entre as interações passadas entre os vilões, como o comentário sobre a relação de Pamela e Harvey, apresentada no episódio Doce Veneno.

Imagem de capa do item

A Sombra do Morcego - Parte 1 e 2

A Sombra do Morcego (Shadow of the Bat, no original) é mais uma introdução de personagens notáveis do universo do Batman. A estrela da vez é ninguém menos que a Batgirl, que nessa história começa a dar seus primeiros passos em sua carreira de vigilante -- nem sempre com grande sucesso.

A introdução de Barbara Gordon como heroína por si só já valeria uma indicação, mas vê-la ao lado de heróis já estabelecidos também torna as coisas mais interessantes, e por vezes até um pouco estranhas. A diferença na relação que ela e Dick Grayson costumam ter, por exemplo, é uma das que mais se destaca.

Imagem de capa do item

Uma Noitada Só de Garotas

Em Uma Noitada Só de Garotas (Girls' Night Out, no original), o momento é completamente delas -- tanto das heroínas, quanto das vilãs. Aqui, a Hera Venenosa e a Arlequina unem forças novamente, mas dessa vez contam também com a Curto-Circuito fechando um trio problemático de antagonistas.

Para combatê-las, a série apresenta a Batgirl, que aqui já está bem estabelecida como heroína competente. Apesar disso, ela não trabalha sozinha, e a trama conta com uma participação especial de ninguém menos que a Supergirl.