Batman: 10 vezes em que o herói perdeu uma luta
Batman: 10 vezes em que o herói perdeu uma luta
Ninguém é invencível. Ninguém!
Os fãs do Batman estão acostumados a ver o herói sempre dando a volta por cima, transformando uma derrota certa em uma vitória suprema usando de seu preparo e experiência. Mas é impossível ganhar todas, como o morcego bem sabe.
Ao contrário do que alguns possam pensar, o cavaleiro das trevas tem uma longa lista de derrotas nas mãos de vários vilões e até de heróis. Nessa lista, vamos explorar o lado menos glamoroso de sua carreira e relembrar alguns de seus fracassos!
Flash Reverso
O Batman enfrentou o Flash Reverso bem recentemente, na HQBatman #21, lançada em 2017. Nela, o morcego conseguiu dar alguns bom sopapos no velocista do mal usando de estratégia, mas a vingança não tardou a acontecer.
Logo depois, o vilão invadiu a Batcaverna, destruiu tudo, rasgou uma carta que Thomas Wayne havia escrevido para Bruce e ainda bateu pra caramba no herói. Se o Flash não tivesse aparecido, talvez o Batman não tivesse sobrevivido para contar a história.
Exterminador
Slade Wilson é um dos personagens mais mortais de todo o universo DC, mesmo não tendo nenhum poder. E quando ele encontra com o Batman, é impossível saber quem vai sair como vencedor.
O vilão tem seu histórico de vitórias contra o herói, como a luta vista em Deathstroke #8, edição na qual ele chuta a cabeça do morcego contra uma estante de livros e o deixa inconsciente. Ele inclusive já bateu na Liga da Justiça inteira, só parando quando o Superman chegou para acabar com a festa.
Prometheus
Criado por Grant Morrison, Prometheus é basicamente uma versão distorcida do Batman. Suas histórias de origem são parecidas, mas Prometheus teve seus pais assassinados por policiais, tendo sua vingança motivada contra a justiça.
Além de seu treinamento em combate, Prometheus possui uma chave que o permite acessar uma dimensão paralela, além de utilizar um capacete capaz de baixar qualquer informação diretamente para seu cérebro.
Prometheus já havia derrotado toda a Liga da Justiça quando foi confrontado pelo cavaleiro das trevas. Como era de se esperar, o vilão superou Batman facilmente, já que seu capacete analisou todos os movimentos do Morcego e criou a melhor maneira para contra-atacá-los.
Aquaman
Por muito tempo, o Aquaman foi zoado muita gente que subestimava seus poderes, algo que mudou só bem recentemente. Mas nos quadrinhos, os heróis e vilões da DC aprenderam a respeitá-lo. O Batman que o diga.
Durante a saga O Trono de Atlântida, os dois heróis não se deram nada bem no começo, e travaram um combate que terminou com a derrota do protetor de Gotham.
Pantera
Antes de existir a Liga da Justiça, havia a Sociedade da Justiça. E em suas fileiras estava o herói Pantera, um dos maiores artistas marciais da DC. Ele inclusive foi um dos mestres de Bruce Wayne, enquanto ele se preparava para cumprir seu destino como um herói em Gotham City.
Mas em The Brave And The Bold #118, o tempo fechou e os dois tiveram que se enfrentar. Foi uma luta bastante disputada, que terminou com os dois exaustos no chão... mas o Batman caiu primeiro!
Tigre de Bronze
O Tigre de Bronze pode não ser lá o personagem mais popular da DC, mas isso não quer dizer que ele não seja perigoso. Conhecedor de diversas artes marciais e métodos de assassinato, ele já chegou a derrotar até mesmo o Exterminador, e o Batman foi outro que caiu a seus pés.
Em seu primeiro combate contra o homem-morcego, bastou apenas um chute para deixar a visão do herói turva e seus pulmões totalmente sem ar, o que o fez desfalecer ali mesmo. Eventualmente, os dois se tornaram amigos.
Garra
A Corte das Corujas foi um dos maiores desafios que o Batman já teve que enfrentar em sua vida, e isso inclui seu matador profissional, o Garra. Quando os enfrentou pela primeira vez, o herói acabou preso pela Corte em um labirinto por uma semana sem comida, e enquanto tentava escapar, teve que lidar com o Garra.
Lá, o vilão perfurou seu estômago com uma lâmina e o cortou e espancou até que o morcego finalmente conseguiu fugir. O herói teve sua vingança em um encontro posterior, mas essa primeira batalha quase lhe custou a vida.
Mulher-Maravilha
O Batman não tem medo de encarar seres muito mais poderosos do que ele, inclusive seus próprios amigos. E quando exigiu que a Mulher-Maravilha lhe entregasse uma fugitiva da lei que ela estava protegendo durante a saga Hiketeia, os dois heróis foram às vias de fato, o que se provou uma péssima ideia da parte de Bruce.
O morcego não teve a menor chance contra a heroína, de quem apanhou um monte e acabou com o pé da heroína sobre sua cabeça.
Spawn
Os anos 90 foram a década dos crossovers, e a história Spawn & Batman, publicada em 1994, foi uma das coisas legais que saíram dessa fase.
Em uma história de Frank Miller, o morcego de Gotham e o soldado do inferno precisam se aliar para combaterem inimigos em comum, mas seu primeiro encontro não poderia ter sido mais hostil. Os dois lutam contra o outro e, como era de se esperar, o Batman leva a pior, mas é curado graças aos poderes de Spawn.
Bane
A derrota mais difícil já sofrida pelo herói foi nas mãos de Bane, durante a saga A Queda do Morcego, uma das histórias mais emblemáticas de toda a trajetória do personagem.
Executando pacientemente um plano que durou meses e deixou o Batman exausto tanto física quanto mentalmente, Bane invadiu a Batcaverna, espancou violentamente o herói e depois partiu sua espinha com um golpe brutal, encerrando temporariamente a carreira de Bruce Wayne como herói.
O vilão foi interpretado de forma competentíssima pelo ator Tom Hardy em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, cuja trama tinha fortes influências de A Queda do Morcego.