Todos os filmes do Batman, do pior ao melhor
Todos os filmes do Batman, do pior ao melhor
As várias versões do Cavaleiro das Trevas através do tempo!
Um herói extremamente importante para as histórias em quadrinhos, o Batman é uma das figuras mais interessantes da DC Comics, conhecido por suas aventuras sombrias e por sua ampla galeria de vilões, que conta com grandes figuras assustadoras.
E com essa riqueza de mitologias e histórias, não é surpresa que o Cavaleiro das Trevas tenha sido o herói mais adaptado para os cinemas, com várias produções muito influentes e importantes (e outras bem vergonhosas). Por isso, listamos aqui todos os filmes do Batman, do pior ao melhor!
Para esta lista, estamos excluindo filmes de equipes onde o Batman não é o foco da história, assim como produções lançadas direto para TV e para DVD. Por isso, não espere ver os longas animados da DC Comics e nem filmes como Liga da Justiça.
Créditos: Warner Bros.
Batman & Robin (1997)
Até hoje motivo de piada entre os fãs do Homem-Morcego, Batman & Robin foi a segunda empreitada na saga do Cavaleiro das Trevas comandada por Joel Schumacher. O filme é conhecido por seu tom carnavalesco, com muito brilho, cores e diálogos toscos, que envelheceram mal.
O filme foi tão criticado que, até hoje, o ator George Clooney pede desculpas pela sua interpretação como o Cruzado Encapuzado. É um filme bem tumultuado, com personagens demais e vilões bem bizarros - o Senhor Frio de Arnold Schwarzenegger que o diga.
Batman Eternamente (1995)
Se Batman & Robin é uma catástrofe completa, daquelas que dá a volta e de tão ruim fica boa, seu antecessor, isto é, Batman Eternamente, já tinha vindo para nos dar um gostinho de como ficaria a saga nas mãos de Joel Schumacher.
O filme não é bom - e isso é mais culpa da Warner, que desejava um longa mais comercial para vender bonecos -, mas ainda conta com performances marcantes. Um belo exemplo disso é o Charada interpretado por Jim Carrey, que até hoje é marcado na memória dos fãs.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Quando foi anunciado, Batman vs Superman: A Origem da Justiça levou os fãs à loucura, apenas pela ideia de ver o Cavaleiro das Trevas inserido em um universo maior habitado por outros heróis. O resultado final, no entanto, deixou muito a desejar.
Por mais que uma parcela dos fãs ache o filme "grande demais para mentes pequenas", a verdade é que o longa de Zack Snyder sofre com uma trama abarrotada, além de personagens mal desenvolvidos e excessivamente sombrios. Ao menos, o Batman de Ben Affleck é bom...
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Lançado em 2012, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é visto por muitos fãs como o pior da trilogia, sendo uma obra bem controversa. Por mais que o filme nos apresente uma conclusão satisfatória para a jornada do herói, o percurso até lá é bem tumultuado.
O filme sofre com a megalomania de Christopher Nolan e algumas reviravoltas sem sentido, especialmente a que envolve Bane. É um filme até interessante em sua proposta, e por apresentar alguns aliados do herói, mas que tem algumas falhas grandes em sua execução.
Batman (1989)
Antes de Batman & Robin e Eternamente, a franquia do Cavaleiro das Trevas tinha começado em grande estilo, sob o comando de Tim Burton - que, na época, ainda era um diretor prestigiado e respeitado. O primeiro filme do herói, lançado em 1989, é um longa excepcional.
Além de ter resistido bem ao teste do tempo, Batman consegue recriar o clima gótico e sombrio da Gotham City das HQs sem perder o tom cartunesco e mais fantasioso. Além disso, temos que mencionar o Coringa de Jack Nicholson, um vilão extremamente marcante.
Batman Begins (2005)
Após o fracasso crítico e comercial de Batman & Robin, a Warner Bros demorou um bom tempo até dar uma nova chance para o herói nos cinemas. E a espera valeu a pena, já que tivemos Batman Begins, o começo de uma trilogia inovadora para as adaptações de super-heróis.
O filme, dirigido por Christopher Nolan, traz um herói bem diferente do que estamos acostumados, em uma roupagem contemporânea e mais realista, enquanto precisa lidar com suas novas responsabilidades. É um excelente filme de origem para o Cavaleiro das Trevas.
LEGO Batman: O Filme (2017)
Quem disse que o Batman não pode ser engraçado e bem divertido? Qualquer argumento em relação a isso cai por terra com LEGO Batman: O Filme, o longa ambientado no universo da franquia LEGO, que se propõe a fazer uma desconstrução com o herói e com suas histórias.
O filme subverte muitas ideias e elementos das HQs, como por exemplo a solidão do Batman e sua relação paterna com o Robin, além de mostrar os vilões do personagem de uma forma muito engraçada e inovadora. É um ótimo filme para apresentar uma versão mais light do herói.
Batman: O Retorno (1992)
Lançado três anos após o original, Batman: O Retorno é uma daquelas continuações que eleva ainda mais o nível do original, trazendo excelentes ideias para a franquia e nos apresentando vilões clássicos do herói em versões perfeitas, como é o caso do Pinguim e da Mulher-Gato.
O filme eleva o clima gótico à décima potência, recriando a atmosfera sinistra e mostrando Gotham refém do medo e do crime. Isso, por si só, já torna o filme espetacular, mas a história e a forma como Bruce Wayne é testado no filme torna tudo ainda melhor.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Lançado há mais de uma década, Batman: O Cavaleiro das Trevas continua sendo, até o presente momento, o maior filme do herói nos cinemas. Dando continuidade à visão sombria e realista de Christopher Nolan, o filme é um verdadeiro primor de qualidade e narrativa.
Tudo isso porque a obra se propõe a criar um thriller político e psicológico com o herói e seus personagens, o que só fica melhor com a adição brilhante do Coringa e do Duas-Caras, dois vilões que ganham adaptações definitivas e que se tornam contrapontos do Batman.