Barão Zemo: Todas as habilidades e poderes do vilão
Barão Zemo: Todas as habilidades e poderes do vilão
Ele está de volta em Falcão e o Soldado Invernal!
Se você está acompanhando Falcão e o Soldado Invernal, já deve ter visto o retorno glorioso de Helmut Zemo na série. O personagem havia sido apresentado como o vilão central de Capitão América: Guerra Civil, e agora está andando no limiar mais tênue da lei, auxiliando Sam Wilson e Bucky Barnes em suas missões.
Porém, o personagem tem uma longa história nos quadrinhos e até mesmo alguns dons especiais que ainda não foram retratados no Universo Cinematográfico da Marvel. Por isso, decidimos listar aqui todos os poderes e habilidades do Barão Zemo, para que você possa conhecer bem esse clássico antagonista do Capitão América!
- Composto X
- Treinamento de combate
- Intelecto genial
- Mestre do disfarce
- Utensílios e poderes cósmicos?!
- Zemo no Universo Cinematográfico da Marvel
Composto X
Nos quadrinhos, Helmut Zemo não é o primeiro vilão que atende pelo codinome de Barão Zemo. O título é passado para os membros de sua família, de modo que Helmut é o 13º Barão Zemo. Antes dele, Heinrich Zemo foi detentor do manto. Heinrich era pai de Helmut e lutou contra o Capitão América na Segunda Guerra Mundial.
Porém, a maior criação de Heinrich esteve em uma fórmula conhecida como Composto X, da qual derivou o Adesivo X sobre o qual falaremos mais depois. O composto é uma espécie de soro que, quando aplicado ao usuário, retarda os efeitos do envelhecimento, além de garantir atributos físicos mais aprimorados.
Não chega nem perto de ser tão potente quanto o soro do supersoldado, mas dá para o gasto. Helmut, assim como seu pai, faz uso desse soro, o que o auxilia a ter uma longevidade bem maior que outros humanos comuns. Além disso, os atributos físicos (combinados ao seu treinamento marcial) permitem que ele bata de frente com grandes heróis.
Treinamento de combate
Para enfrentar inimigos como o Capitão América e os Vingadores, o Barão Zemo precisava ter algo a mais do que apenas seu intelecto. Por isso, ele é um mestre treinado em diversas formas de combate. Entretanto, sua preferida definitivamente é a esgrima. Com sua espada sempre em riste, Helmut Zemo é um dos maiores lutadores do Universo Marvel.
E embora tenha facilidade com qualquer tipo de arma branca, Zemo prefere geralmente espadas europeias clássicas, já que isso faz parte do legado de sua família. Ele também possui um conhecimento bem abrangente de lutas e estilos de combate corpo-a-corpo, o que o torna um inimigo bem perigoso no campo de batalha.
E não bastasse todo esse tipo de treinamento, Zemo também é especialista no uso de armas de fogo, conhecido por sua precisão quase perfeita. Ele não apenas manipula pistolas, rifles e metralhadoras, como também sabe usar armas extraterrestres e outras formas de tiro a distância, como arco-e-flecha e bestas.
Intelecto genial
E mesmo com todo esse conhecimento de combate, o maior atributo e poder de Helmut Zemo está em seu intelecto. O vilão é conhecido por ser um dos estrategistas mais perigosos da Marvel, sendo capaz de montar planos absurdos com alto grau de sucesso. Não é à toa que ele tenha se tornado um grande líder da HIDRA em muitas histórias da editora.
Ele tem grandes conhecimentos de ciência e tecnologia, além de ser mestre da retórica e do discurso. Muitas das invenções usadas pelas suas equipes, como os Mestres do Terror ou os Thunderbolts originais, foram criações suas. Ele também conhece vários idiomas e é fluente neles, o que certamente ajuda em várias de suas missões.
Tudo isso prova como Zemo não é um mero vilão fantasiado bobo que só quer se vingar ou destruir os heróis sem motivos. Todos os seus passos são bem arquitetados e ele sabe sacrificar até mesmo seus aliados, como peões, no jogo de xadrez que é a luta contra os Vingadores. Assim sendo, sua adaptação em Guerra Civil faz bastante jus ao personagem.
Mestre do disfarce
Um outro aspecto interessante do Barão Zemo está em sua capacidade para se disfarçar e ludibriar seus adversários. Originalmente, Helmut usava vários disfarces para caçar o Capitão América, chegando inclusive a assumir outras identidades.
Com o passar dos anos, ele foi aperfeiçoando essas técnicas. Um excelente exemplo disso se deu quando ele fundou os Mestres do Terror e, anos depois, reformulou a equipe de supervilões transformando-os em "heróis". Nasciam assim os Thunderbolts.
Durante essa fase, o próprio Zemo assumiu outra identidade: o Cidadão V. Nessa forma, ele se passava por um herói justo e honrado, quase como um substituto à altura para o Capitão América (lembrando que, na época em que os Thunderbolts foram formados, os Vingadores estavam presos no mundo de Heróis Renascem).
Utensílios e poderes cósmicos?!
Apesar de não possuir "superpoderes" no sentido tradicional da palavra, o Barão Zemo já colocou as mãos em utensílios poderosos que lhes deram um boost de poder durante um tempo. Por exemplo, ele já usou as pedras da Rocha Lunar, gemas alienígenas que permitem ao usuário um controle sobre diferentes espectros de energia.
Além disso, Zemo costuma usar alguns apetrechos clássicos. Atrás de sua máscara, ele esconde algumas aparelhagens especiais que fazem com que ele seja resistente a telepatia e controle mental. Ele também é conhecido por usar uma clássica espada, uma herança de família passada para cada herdeiro do manto do Barão Zemo.
Por fim, ele também usa várias armas e apetrechos com o Adesivo X, uma outra criação de seu pai. Trata-se de uma "cola" química extremamente forte e inquebrável. Inclusive, tanto ele quanto seu pai tiveram o rosto desfigurado pelo uso do Adesivo X, um dos motivos pelos quais ambos usam a icônica máscara púrpura.
Zemo no Universo Cinematográfico da Marvel
No Universo Cinematográfico da Marvel, a versão que temos de Zemo é razoavelmente diferente de sua contraparte dos quadrinhos. Ele não possui o soro que retarda seu envelhecimento e, até agora, não mostrou que é capaz de usar armas brancas como espadas, ainda que tenha muita técnica com as armas de fogo.
Apesar disso, o personagem interpretado por Daniel Brühl retém várias características do Barão Zemo original. A mais importante delas é sua mente estratégica e a capacidade de fazer planos complexos e cheios de variantes, como bem pudemos ver em Capitão América: Guerra Civil, onde ele destrói os Vingadores de dentro para fora.
Outros elementos citados aqui retornam como pequenas referências aos quadrinhos. Por exemplo, tanto em Guerra Civil quanto em Falcão e o Soldado Invernal, ele passa por situações onde precisa se disfarçar e causar distrações. Esperamos que, até o fim da minissérie do Disney+, ele possa ganhar sua clássica espada.