Barão Mordo: Tudo sobre o vilão da Marvel
Barão Mordo: Tudo sobre o vilão da Marvel
Personagem terá um importante papel em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura!
Nos quadrinhos, é bem comum que vejamos vilões que são o completo oposto do herói, mas que retém poderes e até visuais parecidos com ele. Um caso clássico disso é o Barão Mordo, um dos maiores inimigos do Doutor Estranho, conhecido pelo uso de magia maligna para enfrentar o Mestre das Artes Místicas, motivado por inveja e ressentimento por ter perdido o posto de Mago Supremo.
O personagem também já foi transportado para o Universo Cinematográfico da Marvel, tendo aparecido no primeiro filme de Stephen Strange como um aliado do herói, que lentamente sucumbe às influências malignas. Agora, ele está prestes a voltar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com um papel bem diferente – e por isso, listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre Mordo!
Primeira aparição e criadores do Barão Mordo
Desde sempre retratado como um inimigo letal para o Doutor Estranho, o Barão Mordo fez sua primeira aparição nos quadrinhos em maio de 1963, nas páginas de Strange Tales #111. Vale ressaltar que ele surgiu apenas um mês depois da primeira aparição do Mestre das Artes Místicas nas HQs.
Mordo foi criado por Stan Lee e Steve Ditko para ser o principal vilão das histórias de Stephen Strange - ao menos, o principal vilão humano, já que o herói enfrentava entidades extremamente poderosas como Pesadelo, Shuma-Gorath e Dormammu.
Por isso, ele possui habilidades muito similares às do Doutor Estranho, ainda que seu foco seja mais voltado para magias das trevas. Seu visual clássico se tornou a marca registrada do personagem, com mantos verdes e uma capa longa, além de pontas próximas aos ombros.
Karl Mordo: Origens
Karl Amadeus Mordo nasceu na Transilvânia, filho de uma família rica e cujo próprio pai era um poderoso feiticeiro, que foi assassinado quando ele ainda era criança. Ensinado nos caminhos da magia sombria por seu avô, ele logo começou a trilhar sua jornada em busca de poder absoluto.
Assim, ele viajou para o Tibet onde conheceu o Ancião e se ofereceu para se tornar seu aprendiz. O mestre, apesar de reconhecer o perigo dos planos do pupilo, continuou a treiná-lo, tentando contê-lo e transformá-lo em um herói. Mas tudo mudou com a chegada de Stephen Strange.
Quando o Ancião decidiu dar foco ao Doutor Estranho, transformando-o em seu legítimo sucessor ao posto de Mago Supremo, Mordo abandonou sua chance de redenção e se tornou um vilão, tentando aniquilar seu mestre. Ali nascia o Barão Mordo, que queria governar o mundo através da magia.
Equipes de Mordo
Ao longo dos anos, Mordo enfrentou os heróis místicos da Marvel com um afinco impressionante. Embora o maior foco de sua atenção tenha sido, claro, o Doutor Estranho, ele também enfrentou o Homem-Aranha, o X-Factor e os Defensores, sempre buscando domínio através da magia.
Por isso, Mordo chegou a se juntar a alguns outros vilões em sua carreira. Um de seus grupos mais famosos é os Ofensores, composto por ele, o Hulk Vermelho, Terrax e Tubarão Tigre - cada um servindo como antagonista de um dos Defensores (Hulk, Surfista Prateado, Namor e Doutor Estranho).
Porém, antes disso, ele também fez parte de um grupo chamado de Legião Amaldiçoada, que foi formado por Mefisto durante a saga Guerras Secretas II. No grupo, haviam membros como Fanático, Abominável, Dr. Octopus e Electro, e eles deviam enfrentar os heróis no Mundo Bélico.
Poderes do Barão Mordo
Assim como outros feiticeiros da Casa das Ideias (inclusive o próprio Doutor Estranho), o Barão Mordo é capaz de sentir, absorver e manipular toda a energia mágica ambiente, conjurando feitiços e rituais para criar efeitos novos e planejados. Acredita-se que ele seja tão habilidoso quanto Stephen Strange.
Entre os usos mais recorrentes de sua magia, podemos citar a invocação de seres de outras dimensões, como demônios e até fadas; projeção astral, que permite que sua "alma" saia de seu corpo; a criação de escudos e o disparo de rajadas mágicas, que podem fazer inúmeras coisas.
Além disso, ele pode abrir portais, voar e até mesmo usar um tipo mágico de telepatia. Por usar mais as artes sombrias, Mordo é conhecido por seus feitiços mais malignos, como necromancia, controle de mentes e também conjuração de maldições, que podem ser letais para seus adversários.
Adaptações de Mordo
Ao longo dos anos, o Barão Mordo se tornou um personagem recorrente em todas as histórias envolvendo o Doutor Estranho - inclusive fora das HQs da Marvel. Ele teve diversas adaptações para os jogos e nas séries de TV animadas da Casa das Ideias.
Nos desenhos, ele já apareceu em um episódio de Homem-Aranha: A Série Animada, além de ser recorrente em Super Hero Squad Show, Avengers: Secret Wars e Ultimate Homem-Aranha. Ele também esteve no filme animado Doutor Estranho: Mago Supremo, lançado em 2007.
Nos games, o personagem já apareceu como vilão em Marvel Ultimate Alliance. Como herói jogável, ele está presente nos títulos Marvel Future Fight, Contest of Champions, Puzzle Quest e LEGO Marvel Super Heroes 2, além de ter participado do extinto Marvel Avengers Alliance.
Mordo no Universo Cinematográfico da Marvel
Karl Mordo também já foi devidamente apresentado no MCU, através do primeiro filme do Doutor Estranho, de 2016. Aqui, ele é interpretado por Chiwetel Ejiofor e é visto como um aprendiz da Anciã, que auxilia Stephen Strange em sua jornada. Ele empunha o Cajado do Tribunal Vivo, uma poderosa arma mística.
Eventualmente, Mordo se sente traído ao descobrir que a Anciã usava energia vinda da Dimensão Sombria de Dormammu, algo que era considerado proibido. Isso faz com que ele abandone seus aliados e se torne um caçador de feiticeiros, derrotando-os e absorvendo sua magia.
O personagem retornará em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que estreia no mês que vem. Ainda não sabemos muito sobre seu papel aqui, mas há rumores que indicam que conheceremos outra versão de Mordo em outro universo - e por isso, ele seria um membro dos Illuminati.