Awkwafina: Tudo que você precisa saber sobre a atriz de Shang-Chi

Capa da Publicação

Awkwafina: Tudo que você precisa saber sobre a atriz de Shang-Chi

Por Gus Fiaux

Conhecida por seu humor irreverente e pela forma como se entrega aos seus papéis, Awkwafina é um dos maiores nomes da comédia na atualidade – mas não só isso, já que está encontrando seu espaço em vários gêneros e mídias. A atriz, descendente de chineses e coreanos, acaba de encontrar seu lar no Universo Cinematográfico da Marvel, atuando em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Porém, a carreira dela se estende muito além disso, com direito a animações, dramas prestigiados e até mesmo uma vertente musical. Caso você esteja mais interessado em conhecê-la, aqui esta tudo o que você precisa saber sobre Awkwafina!

Imagem de capa do item

Quem é Awkwafina?

Nascida em 2 de junho de 1988 em Nova York, Nora Lum é filha de um pai descendente de chineses e uma mãe coreana. Ela e sua família passaram um bom tempo vivendo no Queens, e após o falecimento de sua mãe, ela foi criada por seu pai e pelos avós, ajudando nos negócios da família e abrindo seu caminho pelo mundo artístico.

Aos dezesseis anos, ela adotou o apelido Awkwafina, para "libertar seu lado mais divertido e selvagem", em contraste à sua personalidade calma e silenciosa. Durante a infância, Awkwafina chegou a participar de escolas conceituadas, como a Fiorello H. LaGuardia High School, onde ela começou a estudar música.

Imagem de capa do item

Awkwafina antes da fama

Aos 13 anos de idade, Awkwafina já estava imersa no rap - além de estudar jazz e música clássica. Essa imersão musical acabaria sendo importante em sua carreira, mas por muito tempo isso não passava de um hobby. Em 2011, se formou nos cursos de jornalismo e estudos femininos na Universidade Estadual de Albany, em Nova York.

No começo de sua carreira, ela começou a produzir músicas provocativas e cômicas. Seu primeiro grande sucesso foi o hit My Vag - lançado em 2014, que fez com que ela perdesse empregos por conta de seu teor sexual. Além de cantar, ela também fazia bicos aqui e ali como garçonete, assistente em redações jornalísticas e até mesmo DJ.

Imagem de capa do item

Primeiros trabalhos de Awkwafina

Após seu estouro inicial na música, Awkwafina começou a mostrar seu potencial cômico. Ela começou fazendo parte de séries de comédia da MTV, como Girl Code e Girl Code Live. Nos cinemas, ela fez sua estreia em 2016, em Vizinhos 2, onde estrelou ao lado de Zac Efron e Seth Rogen.

No mesmo ano, ela também participou do documentário Bad Rap, que segue um grupo de quatro artistas de origem coreana que trabalhavam com o hip-hop. Aqui, Awkwafina conta um pouco mais de sua trajetória de vida na música e como isso abriu portas para ela em outros núcleos pessoais e profissionais.

Imagem de capa do item

Despontando na TV

Após o sucesso de Girl Code, Awkwafina acabou ganhando os projetos na televisão. Ela esteve no talk show Tawk, recebendo convidados para conversar sobre a vida. Ela também participou de Saturday Night Live, Future Man e até mesmo Os Simpsons, sempre com papéis pequenos.

Porém, no ano passado ela estrelou sua própria série de comédia, Awkwafina is Nora From Queens. Aqui, vemos uma versão ficcionalizada da própria Awkwafina, que conta como é sua vida como uma pessoa normal no Queens. A série estreou no Comedy Central e virou um grande sucesso, seguindo os moldes de Todo Mundo Odeia o Chris e Fresh Off the Boat.

Imagem de capa do item

A carreira musical de Awkwafina

Enquanto tudo isso se desenrolava, Awkwafina também teve uma forte carreira musical - nos primórdios, ela era inclusive mais conhecida pelo rap que pela comédia. Seu primeiro álbum se chama Yellow Ranger e foi lançado em 2014. O título foi inspirado por ninguém menos que Trini Kwan, a Ranger Amarela de Power Rangers.

Em 2018, ela também lançou seu segundo álbum de estúdio, In Fina We Trust. Porém, nesse meio tempo ela acabou lançando vários singles individuais que não faziam parte de nenhum disco, fazendo parcerias com artistas como Margaret Cho e Dumbfoundead, entre outros.

Imagem de capa do item

O estouro inicial em Hollywood

Apesar de já ter tido feito alguns papéis, o "estouro" de Awkwafina em Hollywood veio pouco tempo depois, em 2018 com o lançamento de Podres de Ricos e de Oito Mulheres e um Segredo. Se antes ela já se mostrava como um nome em ascensão na comédia, os dois filmes acabaram definindo os rumos de sua carreira.

Em Oito Mulheres, ela é Constance, uma ladra de rua muito habilidosa. Já em Podres de Ricos, ela faz o papel da divertida e surtada Goh Peik Lin, a melhor amiga e confidente da protagonista, Rachel Chu. Eventualmente, isso abriu as portas para que ela participasse de projetos grandes, como Jumanji: Próxima Fase, de 2019.

Imagem de capa do item

Ela não é só atriz de comédia

Em 2019, a atriz deu um passo importantíssimo em sua carreira ao estrelar A Despedida, filme dirigido por Lulu Wang e fortemente baseado em experiências pessoais da diretora, sobre uma jovem que precisa voltar para a China e se despedir de sua avó antes que ela faleça. Apesar de ter um toque sutil de comédia, o filme mostra o potencial de Awkwafina no drama.

Premiadíssimo mundo afora, o filme gerou polêmicas ao ser esnobado pelo Oscar, mas traz a melhor interpretação da carreira da atriz - que aqui, precisa lidar com questões referentes a ancestralidade, ao luto e ao choque cultural entre a China e seus emigrantes que foram assimilados nos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Emprestando sua voz

Com uma voz bem reconhecível, Awkwafina também já participou de vários projetos de animação, interpretando alguns personagens. Seu primeiro projeto do tipo foi Cegonhas, de 2016, mas ela também esteve em Angry Birds 2, Bob Esponja: O Incrível Resgate e também a série Tuca e Bertie.

Seu papel de maior destaque, nesse sentido, veio no filme Raya e o Último Dragão, onde ela dá voz ao dragão Sisu. Para a Netflix, ela também esteve em O Cristal Encantado: A Era da Resistência, fazendo o papel de skekLach, um dos vilões da série.

Imagem de capa do item

A estreia de Awkwafina na Marvel

Em 2021, a atriz estreou no Universo Cinematográfico da Marvel, fazendo o papel de Katy em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. No filme, ela é a melhor amiga de Shang-Chi e acaba se envolvendo em uma jornada fantástica enquanto ele reencontra figuras de seu passado. A atriz foi escolhida antes mesmo de Simu Liu.

Ao que tudo indica, Katy terá uma grande participação no futuro da franquia do Shang-Chi, mas não para por aí. A atriz também já está confirmada no elenco do live-action de A Pequena Sereia, da Disney, além de já ter sido confirmada no drama Swan Song e na animação Os Caras Malvados.

Imagem de capa do item

Premiações

Ao longo dos anos, Awkwafina também acumulou indicações e prêmios por conta de seu trabalho como atriz. Dois de seus filmes, em especial, foram bem importantes para seu reconhecimento na indústria: Podres de Ricos e A Despedida. Por Podres de Ricos, ela chegou a ganhar o The Asian Awards por "Maior Conquista no Cinema".

A Despedida lhe rendeu o Globo de Ouro e o Gotham Awards de "Melhor Atriz", além de um Satellite Awards. Não apenas isso, mas a artista também ganhou vários prêmios menores ao logo da carreira como "atriz revelação". Awkwafina já dominou nossos corações e está dominando o mundo!