Avatar – O Último Mestre do Ar: 12 detalhes que você pode ter perdido no trailer

Capa da Publicação

Avatar – O Último Mestre do Ar: 12 detalhes que você pode ter perdido no trailer

Por Gus Fiaux

Com previsão de lançamento para o começo de 2024, Avatar: O Último Mestre do Ar é uma das produções mais aguardadas da Netflix, trazendo para live-action toda a trama da animação clássica da Nickelodeon, que deu origem a um universo riquíssimo e vasto. A plataforma de streaming divulgou, na última semana, o primeiro trailer completo.

Aqui, podemos ver vários dos personagens clássicos de A Lenda de Aang, mas também podemos pescar alguns detalhes da trama e algumas pequenas mudanças que serão feitas em relação à série original. Com isso em mente, aqui estão 12 coisas que você tem que notar no primeiro trailer de Avatar: O Último Mestre do Ar!

Primeiro, o trailer!

Caso ainda não tenha visto, aqui está o primeiro trailer oficial da série live-action de Avatar: O Último Mestre do Ar.

Imagem de capa do item

Extermínio dos Nômades do Ar

A prévia já começa de uma forma soturna e trágica, dando todo o contexto suficiente que precisamos para a história de Aang. A cena de abertura é focada na invasão da Nação do Fogo aos templos dos Nômades do Ar - o que acabou resultando em um genocídio, do qual o único que se safou foi o próprio Aang.

Isso aconteceu porque, após a morte do Avatar Roku, o antigo regente da Nação do Fogo não queria que um novo Avatar nascesse em outro reino, já que isso poderia prejudicar seus interesses imperialistas. Isso deu início à Guerra dos Cem Anos, que ficou conhecida assim porque Aang ficou um século congelado, antes de se libertar e derrotar a Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

A Dobradora de Água

Uma das primeiras figuras que Aang conhece em sua jornada é Katara - a jovem guerreira da Tribo da Água do Sul, que sonha em conhecer todo o mundo e encontrar seu pai, que se tornou um rebelde na guerra. Ela acaba encontrando o iceberg em que Aang está congelado, e isso faz com que o jovem Avatar desperte de seu sono secular.

A personagem aparece com relativo destaque ao longo da prévia. Katara será interpretada por Kiawentiio no live-action, atriz canadense com origens Mohawk, conhecida por seus papéis em Anne With an E e Rutherford Falls. Kiawentiio tem, atualmente, dezessete anos de idade, e provavelmente será um dos maiores destaques do live-action.

Imagem de capa do item

O guerreiro sem poderes

Outra figura importante que já aparece no começo do trailer é Sokka, o irmão de Katara, que será interpretado por Ian Ousley no live-action. O ator não tem uma carreira muito expressiva, mas já fez participações em projetos como Physical e Thirteen Reason Why. Ele também será um dos protagonistas da série, compondo a Equipe Avatar.

Na animação, Sokka é um garoto esperto e curioso, que também consegue ser um pouco teimoso. Ele é o irmão mais velho de Katara mas, diferente dela, não é capaz de dobrar nenhum elemento. Em vez disso, ele ataca com suas próprias armas - geralmente bumerangues. Na primeira temporada, o personagem deve passar por uma grande jornada pessoal.

Imagem de capa do item

Omashu

Uma das primeiras paradas da Equipe Avatar após saírem da Tribo da Água do Sul é justamente em Omashu. Segunda maior cidade do Reino da Terra, era um local muito próspero e fornecia armas para a resistência dos outros reinos contra a Nação do Fogo. No entanto, com a Guerra dos 100 Anos, o local foi tomado.

Omashu é um cenário bem importante pois é onde Aang reencontra um de seus amigos do passado - o insano e divertido Bumi, que se tornou rei de Omashu e acaba libertando a cidade das garras da Nação do Fogo. Nós já sabemos que Bumi está confirmado no live-action, e será interpretado por Utkarsh Ambudkar, de Free Guy.

Imagem de capa do item

Um arco emocionante a caminho

Outras duas figuras que chamaram bastante atenção na prévia são Zuko e seu Tio Iroh. Os dois começam como antagonistas na série original, mas aos poucos vamos testemunhando um lado mais honrado de Iroh e uma bela jornada de redenção com Zuko, o príncipe da Nação do Fogo deserdado por seu próprio pai.

Na série, o jovem príncipe com o rosto marcado será vivido por Dallas Liu, enquanto seu tio será interpretado por Paul Sun-Hyung Lee. Como todos bem já sabem, a primeira temporada deve trazer Zuko e Iroh como inimigos recorrentes de Aang, mas eles não serão os únicos - afinal, nós também vamos ver o Comandante Zhao e seus asseclas.

Imagem de capa do item

O Senhor do Fogo

Uma das coisas mais brilhantes sobre Avatar: A Lenda de Aang é toda a construção do Senhor do Fogo Ozai, pai de Zuko e Azula e o vilão central das três temporadas da animação. No entanto, Ozai passa uma parte considerável da série sendo uma figura nas sombras, sem aparecer de cara, o que só corrobora o terror que ele é capaz de inspirar.

Em Avatar: O Último Mestre do Ar, as coisas serão um pouco diferentes. Ozai já será uma figura presente desde o primeiro ano da série, e será vivido por Daniel Dae Kim (de Lost e The Good Doctor). Com sorte, isso não vai diluir o impacto e a ameaça do vilão, mas vai ajudar a torná-lo uma figura mais aprofundada e complexa.

Imagem de capa do item

Guerreiras Kyoshi

Como bem sabemos, o primeiro ano de Avatar: A Lenda de Aang trazia um breve giro da equipe por diversas locações de reinos distintos. Em dado momento, eles passam na Ilha Kyoshi, uma parte mais isolada do Reino da Terra, onde vivem as aprendizes e seguidoras da Avatar Kyoshi, em uma comunidade pacífica.

As Guerreiras Kyoshi, como são chamadas, são um esquadrão de elite que fora criado pela Avatar durante seu período em atividade. Na época em que a série se passa, Suki é a líder das Kyoshi, e acaba ajudando a equipe numa situação bem delicada. Ela eventualmente se apaixona por Sokka e os dois nutrem um lindo romance - e podemos ver sua aproximação no trailer.

Imagem de capa do item

Ilha de Roku?

Um cenário bem interessante que aparece em dado momento do trailer é uma ilha encharcada de magma, com um vulcão ativo atraindo atenção em seu centro. O cenário se assemelha com alguns já vistos na animação, como toda a Nação do Fogo - que é disposta em um arquipélago composto por várias ilhotas.

No entanto, há um outro local bem similar a esse no desenho. Trata-se da Ilha de Roku, o lugar onde o Avatar Roku morou durante anos até sua morte. A ilha foi palco de uma erupção vulcânica que teria dizimado toda a vida no local, se não fossem os esforços de Roku e seu dragão Fang - que se sacrificaram para salvar os civis.

Imagem de capa do item

O Último Mestre do Ar

Apesar de ser o protagonista da série, Aang aparece apenas pela porção final do trailer, mas aqui podemos conferir a fidelidade e a graciosidade do visual do personagem, que é interpretado pelo jovem Gordon Cormier (de Perdidos no Espaço). Na trama da série original, Aang desperta cem anos de seu sono e se vê em um mundo dominado pelo caos e pela guerra.

Aqui, podemos vê-lo usando vários de seus símbolos característicos da série animada original. Em dado momento, podemos vê-lo voando usando o seu cajado retrátil. Em outra cena, é possível vê-lo junto de Sokka e Katara - todos os três montados em Appa. Por não termos muitas cenas com o herói no trailer, não sabemos se seu arco permanecerá idêntico ao desenho.

Imagem de capa do item

Uma ameaça futura

Uma outra figura bem importante apresentada "precocemente" no trailer é a temível Azula, a irmã mais nova de Zuko. Quem viu a animação sabe que a personagem é introduzida apenas na segunda temporada, e partir daí, se torna uma das vilãs mais incansáveis e destrutivas que a Equipe Avatar enfrenta ao longo de sua jornada.

A personagem aparece em uma única cena, e é vivida por Elizabeth Yu (de Segredos de um Escândalo). Não sabemos ao certo qual será seu papel na primeira temporada, mas se for para apostar, é possível que seja apenas uma pequena introdução de Azula como uma ameaça futura, enviada por Ozai para caçar o Avatar.

Imagem de capa do item

Estado Avatar

Em um momento perto do final do vídeo, podemos ver Aang acessando o seu poder principal, entrando no Estado Avatar. Quando isso acontece, os olhos do garoto ficam brilhantes, assim como suas tatuagens, que adquirem a coloração branco-azulada. Quando está nessa forma, Aang pode conversar e se comunicar com seus antecessores, de Roku a Wan.

Já sabemos que a série apresentará os antigos Avatares, com vários astros já confirmados no elenco, como C.S. Lee (Roku), Yvonne Chapman (no papel de Kyoshi), Meegwun Fairbrother (Kuruk) e por aí vai, mas o trailer felizmente não nos mostra nenhum deles caracterizados em cena, o que já dá um gostinho de quero mais.

Imagem de capa do item

Companheiros peludos

O trailer também nos oferece um primeiro vislumbre de duas figuras muito queridas pelos fãs. Estou falando de Appa, um bisão voador, e Momo, um lêmure alado. Ambos fazem parte da "Equipe Avatar", e na animação da Nickelodeon, chegaram a ter seus próprios arcos e episódios contados das suas perspectivas.

Como podemos ver, os dois animais serão feitos com computação gráfica - o que já se esperava, levando em conta a escala da produção da Netflix. Mas ainda temos uma surpresa reservada, já que a prévia não mostra o rosto de Appa, deixando de surpresa para a série - ou para futuros trailers e vídeos promocionais do projeto.