Avatar: Os tipos de dobras mais poderosas do desenho, da mais fraca a mais forte
Avatar: Os tipos de dobras mais poderosas do desenho, da mais fraca a mais forte
Qual a dobra mais poderosa de Avatar? Ranqueamos todos os tipos de dobra e respondemos à esta pergunta
Seja em A Lenda de Aang ou A Lenda de Korra, o universo de Avatar sempre teve uma rica mitologia envolvendo os dobradores, as pessoas capazes de manipular e controlar os quatro elementos. No centro de tudo isso, está o próprio Avatar, que domina todos eles e também serve como uma conexão para o mundo espiritual.
Porém, ao longo das séries, descobrimos a existência de vários tipos de dobras originados a partir das quatro principais, as subdobras, como são chamadas pelos fãs. De sangue a lava, esses poderes possuem muita aplicação na hora das batalhas e nos garantes cenas recheadas de ação e emoção.
Pensando nisso, aqui listamos 10 dobras no universo de Avatar, ranqueadas da mais fraca até a mais forte!
Voo
Embora seja um dos "poderes" desbloqueados pela dobra de ar, não são todos os Nômades do Ar que conseguem voar livremente, sem a ajuda de equipamentos (como o bastão de Aang, que vira um planador). Por conta disso, o voo é categorizado pelos fãs como uma subdobra, que pode ser bem útil na hora de batalhas mais empolgantes.
A primeira vez que vemos o voo sendo usado dessa forma é no terceiro ano de A Lenda de Korra, graças ao vilão Zaheer, que se torna dobrador de ar após a Convergência Harmônica. Embora não seja um poder muito ofensivo, o voo é usado pelo líder da Lótus Vermelha frequentemente, para que possa ficar sempre um nível acima de seus adversários.
Dobra de metal
Uma das primeiras "subdobras" que vemos no desenho, a dobra de metal é criada por Toph Beifong após seu aprisionamento. Ela usa esse domínio para partir a jaula aonde está encarcerada e posteriormente, aprimora essa habilidade, usando-a para treinar a força policial do Reino da Terra. Por isso, é uma dobra muito complexa e difícil de ser aplicada.
Podendo ser usada tanto em contextos ofensivos quanto defensivos, a dobra de metal permite que seus usuários lancem projéteis velozes, possam "criar" suas próprias armaduras e até mesmo encurralar seus adversários, ainda que seja apenas uma versão mais "chique" da dobra de terra. Entre os usuários mais famosos, temos Kuvira, Lin Beifong e até mesmo Korra.
Dobra de terra
O elemento mais rígido e inflexível certamente tem suas vantagens. A dobra de terra é uma das mais interessantes no universo de Avatar, ainda que não seja tão poderosa quanto outros desta lista. Através desse dom, seu usuário pode criar plataformas, muralhas e projéteis de pedra, além de ser capaz de provocar abalos sísmicos e terremotos.
A primeira dobradora de Terra importante da animação é Toph Beifong, que é apresentada na segunda temporada de A Lenda de Aang e se torna uma integrante da equipe do Avatar. Ela trouxe inúmeras "melhorias" e descobertas para a dobra de terra, incluindo a capacidade de "ver" através de ondas sísmicas, o que posteriormente foi usado por outros dobradores.
Dobra de ar
A dobra de ar é, possivelmente, a mais elegante, refinada e difícil de ser aprendida de todo o universo de Avatar e não ajuda que, ao longo da série original, tenhamos apenas um dobrador de ar vivo, Aang. Ainda que não seja tão ofensiva quanto a de terra ou a de fogo, é um controle poderoso sobre ventos e rajadas aéreas, que pode ser muito útil no combate.
O melhor exemplo disso se dá em A Lenda de Korra, onde conhecemos os descendentes diretos de Aang e, posteriormente, os novos Nômades do Ar que surgiram após a Convergência Harmônica. Quando bem treinado, o dobrador de ar pode se esquivar de qualquer golpe e ainda é capaz de usar o elemento ao seu favor, criando bolas para se movimentar e furacões.
Dobra de lava
Uma das dobras mais destrutivas da animação, a dobra de lava só nos é apresentada na terceira temporada de A Lenda de Korra, e passa a ser uma das principais armas usadas por Bolin na hora de enfrentar os seus oponentes. Difícil de controlar, é uma habilidade puramente aniquiladora, que permite ao seu usuário destruir tudo que estiver em seu caminho.
Ainda que o fogo se faça bem presente nesse poder, trata-se de uma dobra secundária da dobra da terra, o que garante ainda mais poder ofensivo aos seus usuários. Infelizmente, é uma habilidade que vimos relativamente pouco nas animações, mas que poderia ser trabalhada mais a fundo nos vindouros filmes baseados no universo da saga.
Dobra de água
Ainda que seja muito subestimada pelos membros da Nação do Fogo, a dobra de água é uma das mais poderosas e úteis dentro do universo de Avatar, tendo usuários icônicos como Katara, Unalaq e Korra. É uma dobra que permite aos usuários "usar sua própria defesa como ataque", nas sábias palavras do Tio Iroh.
O que torna esse poder tão impressionante é a capacidade de controlar o fluxo da água para provocar ondas, maremotos e destruições. Além disso, um dobrador de água bem treinado pode usar seus dons para curar ferimentos e machucados. A única "desvantagem" é que, para usá-la, o dobrador deve estar em contato com fontes de água, mesmo que seja água na atmosfera.
Dobra de fogo
De todos os quatro elementos "básicos", a dobra de fogo definitivamente é a mais poderosa e assustadora, devido ao seu potencial destrutivo e não é à toa que a Nação do Fogo se tornou a maior potência bélica da franquia. Um dobrador de fogo, diferente dos demais dobradores, não necessita usar fontes de calor para obter o elemento.
Para isso, eles precisam apenas vibrar as moléculas ao seu redor, construindo chamas que podem se alastrar rapidamente. Em A Lenda de Aang, os principais vilões são todos dobradores de fogo, como Ozai e Azula. No entanto, há também pessoas boas que dominam essa prática, como é o caso de Zuko, Mako e Iroh.
Dobra de raios
Se a dobra de fogo já era poderosa por si só, o que podemos dizer sobre a assustadora dobra de raios? Com essa habilidade, um dobrador de fogo pode canalizar a energia em seu próprio corpo e descarregá-la na forma de poderosas rajadas. E esse poder é tão bruto que Aang quase foi morto pelas mãos de Azula, na segunda temporada da animação.
Para dominar raios, o usuário precisa ter um domínio muito forte das suas próprias emoções e não pode ser consumido pela ira, motivo pelo qual Zuko sempre teve muita dificuldade com essa habilidade. Porém, nas mãos de um dobrador especializado, esse poder poder ser fascinante, vide o que vimos com Azula, Iroh e Mako.
Dobra de sangue
Por outro lado, o poder mais assustador de Avatar é uma habilidade secundária da dobra de água. A dobra de sangue é apresentada na terceira temporada de A Lenda de Aang, através da "bruxa" Hama, que aprimorou a técnica após ser presa em um local específico para os dobradores de água.
O que torna essa habilidade tão poderosa é como ela consegue dar ao seu usuário um domínio pleno sobre o corpo de outras pessoas, podendo usá-la para controlar seus adversários como se fossem marionetes. Outro uso sinistro se dá em A Lenda de Korra, quando Amon usa a dobra de sangue para "retirar a dobra" de outras pessoas.
Dobra espiritual
Embora não saibamos ainda se essa subdobra é um poder específico dos Avatares ou um técnica secundária da dobra de ar, a dobra espiritual desponta em nossa lista como a mais poderosa dentre todas do universo de A Lenda de Aang e A Lenda de Korra. Ela apareceu pela primeira vez quando Aang conseguiu "retirar totalmente" a dobra de Ozai.
De modo curioso, Korra é capaz de usar esse poder para restaurar as dobras que foram retiradas por Amon. Basicamente, é a capacidade de manipular a energia vital e o espírito de outras pessoas, algo muito diferente das demais dobras, que são sempre baseadas em elementos físicos. Por isso, nas mãos erradas, essa habilidade causaria morte e destruição por todos os lados.