Avatar: O Último Mestre do Ar – Compare os personagens do desenho com série da Netflix

Capa da Publicação

Avatar: O Último Mestre do Ar – Compare os personagens do desenho com série da Netflix

Por Gus Fiaux

Após uma longa espera e muita expectativa por parte dos fãs, a série live-action Avatar: O Último Mestre do Ar acaba de chegar ao catálogo da Netflix, adaptando a primeira temporada de A Lenda de Aang e apresentando o público a um mundo habitado por dobradores, seres capazes de dominar os elementos – e o Avatar, o único que é capaz de controlar fogoarterraágua ao mesmo tempo.

A série chamou atenção graças a algumas mudanças no desenvolvimento das narrativas e dos personagens, já que são apenas oito episódios para dar conta de uma história muito complexa e cheia de desdobramentos. E agora, você pode conferir as semelhanças e diferenças entre os personagens da animação e do live-action!

Imagem de capa do item

Aang

Aang é o jovem Avatar, que após ver seu povo cercado e perseguido pela Nação do Fogo, acaba hibernando por cem anos, até ser despertado e começar sua jornada para libertar o mundo das mãos do tirânico Senhor do Fogo. E assim como na primeira temporada do desenho, o live-action acompanha Aang dividido entre suas responsabilidades e sua jovialidade.

Na série da Netflix, o jovem nômade do ar é vivido por Gordon Cormier, de Perdidos no Espaço e The Stand. Como a primeira temporada da nova série é inspirada no "Livro Um: Água" da animação, aqui vemos o menino ainda aprendendo a manipular outras dobras elementais, e buscando ajuda para desenvolver suas técnicas e habilidades.

Imagem de capa do item

Katara

Uma das personagens favoritas dos fãs, a destemida Katara é uma figura muito bem desenvolvida ao longo de A Lenda de Aang. Ela começa na Tribo da Água do Sul, ao lado de sua família, mas parte em uma jornada junto de Aang e Sokka, em busca de respostas sobre o paradeiro de seu pai - e no processo, torna-se uma excelente dobradora de água.

Interpretada pela jovem Kiawentiio, que conta com 17 anos de idade e já participou de alguns projetos como Anne With an E e até What If...?, da Marvel, a Katara do live-action passa por uma jornada bem parecida, já que deve enfrentar não só os perigosos poderes da Nação do Fogo, como também a misoginia cultural na Tribo da Água do Norte.

Imagem de capa do item

Sokka

Irmão mais velho de Katara, o jovem Sokka não nasceu com poderes de dobra elemental, mas isso não o impediu de se tornar um excelente caçador e guerreiro, usando seu bumerangue para abater seus inimigos. Ao longo da série, ele precisa descobrir suas próprias responsabilidades, enquanto abre a sua própria visão de mundo e auxilia o Avatar a reconquistar a paz.

Na série, ele é interpretado por Ian Ousley, famoso por Young Sheldon e 13 Reasons Why. Algumas mudanças foram feitas em sua personalidade na adaptação live-action, já que os produtores não ficaram felizes com a forma machista com a qual ele se comporta na animação - embora isso seja tratado na própria narrativa da série original, dando ao personagem uma redenção.

Imagem de capa do item

Zuko

Com dezesseis anos de idade, o jovem Príncipe Zuko teve que deixar seu lar para trás após ter envergonhado seu pai - motivo que o levou a ganhar uma terrível queimadura em seu rosto. Agora, munido de fúria e rebeldia, o nobre guerreiro sonha em capturar Aang para reconquistar a confiança do Senhor do Fogo - mas logo vai perceber que essa é uma tarefa difícil.

Na série da Netflix, Zuko é interpretado por Dallas Liu, que foi um nome bem elogiado nas primeiras críticas e reações ao projeto. Assim como na série original, vemos sua jornada ao lado de seu tio, o General Iroh, e como ele acaba tendo uma transformação interior após entrar em contato com Aang e decidir caçá-lo.

Imagem de capa do item

Tio Iroh

Pergunte para qualquer fã de Avatar: A Lenda de Aang qual seria o seu personagem favorito da animação, e você vai se surpreender em quantos vão falar do Tio Iroh. Um coadjuvante de peso, ele é encarregado de cuidar de seu sobrinho, o rebelde Príncipe Zuko, e acaba ensinando-o uma lição ou outra sobre a vida.

Na série live-action, o personagem é vivido por Paul Sun-Hyung Lee e, assim como na animação original, ainda temos muito pano para manga para desenvolver a história do personagem em outras temporadas. Além disso, ele tem uma grande participação na história de Aang, sobretudo no terceiro "livro" da série animada.

Imagem de capa do item

Comandante Zhao

A série de Avatar da Netflix conserva vários personagens e narrativas do primeiro "livro" da animação, e o Comandante Zhao é uma das peças centrais. Tanto no desenho quanto no live-action, ele é um braço direito do Senhor do Fogo, enviado para missões complexas - e agora, sua meta é capturar o Avatar.

Na série da Netflix, ele é interpretado por Ken Leung, de Lost, A Hora do Rush e Inumanos. Além de desenvolver uma obsessão bem destrutiva com Aang, ele também nutre uma espécie de rivalidade com o Príncipe Zuko - e é o primeiro grande "chefão" que o Avatar enfrenta em sua missão até a Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

Azula

Uma das maiores mudanças da série da Netflix em relação ao desenho da Nickelodeon é a inclusão de Azula já na primeira temporada da trama, sendo inclusive responsável por liderar seus próprios exércitos. Na animação original, ela só é devidamente apresentada na segunda temporada, quando se torna uma impiedosa inimiga de Aang e seus amigos.

Na série da Netflix, a Princesa da Nação do Fogo é vivida por Elizabeth Yu, e já temos um gostinho de toda sua maldade e crueldade. Segundo um dos produtores do live-action, Albert Kim, a decisão de colocar mais da personagem já na primeira temporada vai ajudar a desenvolver melhor a sua participação nos próximos anos da série.

Imagem de capa do item

Ozai, o Senhor do Fogo

Assim como Azula, o poderoso Senhor do Fogo mal aparece durante a primeira temporada de A Lenda de Aang, mas sua presença é sentida desde os primeiros minutos do desenho. Tirânico e obstinado, ele faz de tudo ao seu alcance para capturar Aang, mas sua aparição aqui é só a ponta do iceberg para o que ainda está por vir.

Na série live-action, o vilão é interpretado por Daniel Dae Kim, de Lost e The Good Doctor. Vale ressaltar que essa é a terceira vez que o ator entra para o mundo de Avatar, já tendo dado voz ao General Fong em A Lenda de Aang e o empresário Hiroshi Sato em A Lenda de Korra. E de acordo com ele, "Ozai será o Darth Vader do mundo de Avatar".

Imagem de capa do item

Rei Bumi

Ao longo de sua jornada, uma das primeiras pessoas que Aang encontra de seu passado é o Rei Bumi, o poderoso regente da cidade de Omashu, no Reino da Terra. Na série, o personagem é interpretado pelo americano de ascendência indiana Utkarsh Ambudkar, conhecido por seus papéis em A Escolha Perfeita; Tick, Tick... Boom! e Free Guy: Assumindo o Controle.

Imagem de capa do item

Jato

Outra figura recorrente bem importante do primeiro ano da série é Jato, que é o líder dos Guerreiros da Liberdade, uma frente rebelde contra a tirania da Nação do Fogo. No live-action, ele é interpretado por Sebastian Amoruso, e se formos levar a animação original em consideração, ele deve retornar para as próximas temporadas...

Imagem de capa do item

Suki

Em dado momento da série, Aang, Katara e Sokka acabam viajando e encontram a Ilha Kyoshi, onde várias guerreiras, inspiradas pela antiga Avatar do Reino da Terra, lutam para manter a paz e a harmonia. E a líder desse grupo é a destemida Suki, que é interpretada no live-action por Maria Zhang, que antes só havia participado de alguns curtas-metragens.

Imagem de capa do item

Princesa Yue

Uma figura bem importante na reta final da temporada, a Princesa Yue é parte da "família real" da Tribo da Água do Norte, e sua vida é, de alguma forma, conectada às carpas resguardadas em uma fonte no local. Ao lado de Sokka, ela acaba descobrindo as maravilhas da vida antes de um destino trágico. No live-action, Yue é vivida por Amber Midthunder, de Roswell, New Mexico e Predador: A Caçada.

Imagem de capa do item

Mai e Ty Lee

Além de Azula, outras personagens que ganham um destaque curioso no segundo ano da série são Mai e Ty Lee, as melhores amigas da jovem herdeira da Nação do Fogo. Mai é conhecida por seu humor ácido, já Ty Lee é acrobática e consegue bloquear o chi dos seus adversários. No live-action, Mai é vivida por Thalia Tran, enquanto Ty Lee é interpretada por Momona Tamada.

Imagem de capa do item

Avatar Kyoshi

Uma das antecessoras de Aang, a Avatar Kyoshi é uma figura muito amada pelos fãs - tanto que ganhou dois livros explorando seu passado e as suas aventuras. Conhecida por seu temperamento, ela foi impiedosa e atraiu uma certa má fama, embora poucos conheçam sua verdadeira história. Ela é vivida por Yvonne Chapman, de The 100 e Kung Fu.

Imagem de capa do item

Avatar Roku

Porém, logo após Kyoshi, veio o Avatar Roku, o último dobrador de fogo a assumir o manto de Avatar antes de Aang. Sábio e racional, ele é uma figura atormentada pela sua amizade com o Senhor do Fogo Sozin. Na série live-action, ele é interpretado por C.S. Lee, de Dexter e For All Mankind.

Imagem de capa do item

Velho do Repolho

Se você é um fã de longa data de Avatar; A Lenda de Aang, deve se lembrar bem dos vários memes e piadas envolvendo o vendedor de repolhos, que aparece frequentemente apenas para ter sua carroça demolida ou virada por algum dos heróis ou vilões do desenho. No live-action, ele é vivido por James Sie, que deu voz ao personagem na animação original.

Imagem de capa do item

Appa

Último de sua espécie (até onde sabíamos naquela época), Appa é o fiel companheiro de Aang desde antes do jovem Avatar passar cem anos congelado em um iceberg. Ele é um bisão voador e sempre acompanha os nossos jovens heróis em suas missões. No live-action, as vocalizações do personagem são feitas por Matthew Yang King.

Imagem de capa do item

Momo

Por outro lado, outro amigo que Aang faz ao longo de sua jornada é o curioso e atrapalhado lêmure alado Momo, que vive nas ruínas do Templo de Ar do Sul. Ele logo se junta ao Time Avatar e parte junto nas jornadas para deter a Nação do Fogo. Assim como Appa, as vocalizações de Momo são feitas por Matthew Yang King.