Avatar: 10 acontecimentos da franquia revelados em HQs e livros
Avatar: 10 acontecimentos da franquia revelados em HQs e livros
O universo expandido de Avatar!
O universo de Avatar: A Lenda de Aang é tão grande, que para além da série animada original e sua continuação, A Lenda de Korra, há uma série de spin-offs em outras mídias, como as HQs passadas logo após os eventos do desenho e os livros focados na Avatar Kyoshi.
Nesta lista, separamos alguns dos acontecimentos mais interessantes que foram vistos nessas mídias alternativas, e que com certeza fazem diferença na hora de expandir esse universo e a psique de seus personagens.
Confira:
Aang quase mata Zuko
Na HQ "Avatar - A Promessa", após a conclusão da Guerra dos Cem Anos, Aang e Zuko tentam restabelecer a ordem no mundo, com o segundo ficando com a missão de remover as colônias da Nação do Fogo que ficavam no Reino da Terra. Tendo se tornado o novo Senhor do Fogo, Zuko faz Aang prometer matá-lo caso ele venha se tornar um tirano com fora seu pai.
O problema começa quando as colônias mais antigas, compostas por pessoas que nunca viveram na Nação do Fogo e se casaram com cidadãos do Reino da Terra, se recusam a deixar suas casas. Dessa forma, Zuko fica num fogo cruzado, pois do outro lado estão as pessoas que acreditam que o mundo só terá paz depois que a Nação do Fogo deixar as terras tomadas por eles.
É quando o exército do Reino da Terra chega para confrontar Zuko e os outros cidadãos da Nação do Fogo, que o jovem emprega suas próprias forças em defesa das colônias, levando a um confronto avassalador. É a partir daí que Aang precisa decidir se ele deve ou não cumprir sua promessa.
Toph abre uma escola
Se você bem lembra, Toph foi a criadora da Dobra de Metal, uma das sub-dobras da Dobra de Terra. Então, após a Guerra dos Cem anos, a guerreira decidiu abrir uma escola para oferecer aos dobradores de terra a oportunidade de aprender a nova técnica.
Chamada de Academia Beifong de Dobra de Metal, a escola fica localizada perto da cidade de Yu Dao, uma antiga colônia da Nação do Fogo no oeste do Reino da Terra. A escola é apresentada na HQ "A Promessa".
Roku era o bisavô de Zuko
Em "A Promessa", Aang descobre que o Avatar Roku, seu antecessor, era o bisavô do seu grande amigo, Zuko. Durante um dos seus encontros espirituais com Roku, o antigo Avatar pede que Aang cumpra sua promessa de matar Zuko, lembrando do seu próprio fracasso em matar Sozin no passado, o que acabou ocasionando na Guerra dos Cem Anos.
Ele acaba revelando então é que é, nada menos, que o bisavô materno do Senhor do Fogo Zuko, algo que deixa Aang chocado, especialmente porque Roku está aconselhando que Aang mate seus bisneto.
Os novos Nômades do Ar
Em “A Promessa”, após o fim da Guerra dos Cem Anos, Aang conheceu um grupo de fãs que o idolatravam e também à sua cultura de nômade do ar. Se no início, o Avatar vê essas pessoas como algo que agride a memória de seu povo, logo Aang decide aplicar um treinamento para que eles possam vir a ser os novos disseminadores e protetores da cultura nômade. Ele os nomeou assim de Acólitos do Ar.
Sem o poder da dobra de ar, os Acólitos atuaram apenas com os ensinamentos e sabedoria de Aang. O Avatar designou um grupo para cada um dos templos do ar restaurados, e a partir disso, os Acólitos acabaram sendo os responsáveis por repovoar todos os quatro templos, perpetuando então a cultura do povo do ar.
O legado do Avatar Szeto
Em A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, nós conhecemos várias das encarnações passadas do Avatar, que incluem Roku, Kyoshi, Kuruk e Yangchen. Mas quem era o Avatar antes de Yangchen? O livro "The Shadow of Kyoshi" (A Sombra de Kyoshi, em português), focado inteiramente na Avatar da Nação da Terra, responde essa pergunta.
O Avatar Szeto, da Nação do Fogo, foi um Avatar que garantiu a paz no mundo através da diplomacia. Ao ser promovido a Supremo Conselheiro da Nação do Fogo, Szeto conseguiu intermediar o diálogo entre vários clãs que viviam em guerra. Szeto também foi responsável por grandes reformas econômicas na Nação do Fogo, ação que melhorou a vida da população mais pobre e preveniu um enorme colapso econômico.
Uma nova sub-dobra de Terra
O livro "The Shadow of Kyoshi" abriu margem para outra novidade do universo Avatar: a sub-dobra de vidro. Em determinada passagem do livro, descobrimos que Kyoshi é capaz de dobrar vidro utilizando sua dobra de terra.
Durante uma luta contra um poderoso oponente, a Avatar Kyoshi é capaz de manipular o vidro a partir de sua tradicional dobra de terra, algo que até então não sabíamos que era possível. Ao que tudo indica, a guerreira não se empenhou a desenvolver a técnica, o que pode explicar o motivo disso nunca ter sido mencionado nas séries seguintes.
Katara e Sokka discordam sobre o progresso da Tribo da Água
Em A Lenda de Korra, descobrimos que a Tribo da Água do Sul, que foi praticamente dizimada pela Nação do Fogo durante a Guerra dos Cem anos, era muitos anos depois um local próspero e moderno, parecido com a Tribo do Norte. Na HQ "Avatar - Norte e Sul", passada 70 anos antes dos eventos de 'Korra', vemos como isso aconteceu.
Ao voltarem para sua tribo, Katara e Sokka ficam chocados com o quanto ela mudou. Enquanto Sokka fica verdadeiramente animado com o progresso, Katara fica consternada com a ideia do Sul estar sacrificando sua identidade. Neste quadrinho, os dois irmãos se veem uma conspiração envolvendo as duas tribos da água.
A Sociedade Nova Ozai
Na HQ "Avatar - Fumaça e Sombra", com a ajuda de Aang e da ex-namorada de Zuko, Mai, O Senhor do Fogo Zuko precisa lidar com a ameaça de um grupo que procura derrubá-lo e restaurar o trono do Senhor do Fogo Ozai.
A sociedade secreta foi fundada por Ukano, pai de Mai, e teve a ajuda de ninguém menos que Azula, a irmã de Zuko há muito desaparecida.
A causa da morte de Azulon
Se você bem lembra, no episódio "Zuko Sozinho" da segunda temporada da série animada, assistimos a um flashback onde Ursa, mãe de Zuko, desaparece sem nenhuma explicação depois que seu sogro, o Senhor do Fogo Azulon, morre misteriosamente. Com o lançamento da HQ - "Avatar - A Busca", descobrimos que Ursa ofereceu a seu marido Ozai um veneno que mataria Azulon sem deixar rastro.
A atitude desesperada da mulher se dá depois que Azulon obrigou seu filho Ozai a matar seu primogênito Zuko. Ozai concordou, mas com a condição de que a esposa sumisse para sempre, deixando seus filhos para trás.
O destino de Ursa
O destino da mãe de Zuko e Azula sempre foi um mistério para os fãs da série animada. Só em 2013, com o lançamento de "A Busca" descobrimos o que, de fato, aconteceu com ela. Após matar Azulon e cumprir com o prometido de desaparecer, a mulher volta para sua aldeia de infância à procura do seu antigo amor, de quem teve que abrir mão para se casar com Ozai.
Quando Zuko descobre a verdade, ele e a Equipe Avatar vão atrás de Ursa e se deparam com uma mulher irreconhecível no seu lugar, vivendo pacificamente na aldeia com uma nova família. A partir daí, nos é revelado que Ursa mudou de rosto e também teve a memória apagada, para que ela pudesse recomeçar sem sofrer a dor da perda dos filhos. Ela e Zuko então se acertam e reconstroem sua relação.