10 atores que quase estiveram nos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos
10 atores que quase estiveram nos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos
Eles quase estiveram no Mundo Bruxo!
O Mundo Bruxo – que engloba os filmes de Harry Potter e de Animais Fantásticos – é, sem a menor sombra de dúvidas, uma das franquias mais populares da história do cinema. Ao longo de duas décadas, a saga situada no mundo mágico criado por J.K. Rowling encantou gerações de fãs.
Nos cinemas, a franquia se tornou muito disputada por atores e atrizes muito famosos. Contudo, não foram todos que entraram para esse universo mágico – ou, se entraram, acabaram em papéis bem diferentes. E é por isso que aqui você verá 10 atores e atrizes que quase estiveram no Mundo Bruxo!
Créditos: Divulgação
Tom Felton - Harry Potter
Antes de falar dos atores que não entraram para a saga de jeito nenhum, vamos fazer um parêntese aqui e falar de atores que quase estiveram em papéis bem diferentes. Para começar, podemos citar Tom Felton, famoso por interpretar Draco Malfoy na saga.
Originalmente, Felton fez audições para interpretar o protagonista, Harry Potter. Os produtores da franquia gostaram tanto do teste do garoto que, quando Daniel Radcliffe foi escalado para viver o Menino Que Sobreviveu, decidiram dar a ele outro papel importante, como o grande rival do bruxinho.
Helen McCrory - Belatriz Lestrange
Tal filho, tal mãe. Helen McCrory acabou ficando bem conhecida por viver a mãe de Draco, Narcisa Malfoy, nos últimos três longas da saga de Harry Potter. Apesar disso, ela originalmente teria sido escalada para interpretar a insana Belatriz Lestrange.
O problema é que a atriz estava grávida durante as gravações, e precisou cancelar o contrato. O papel então foi para Helena Bonham-Carter, que fez uma performance sensacional como a serva mais fiel de Voldemort. Helen posteriormente foi chamada para viver Narcisa, e ganhou destaque.
Eddie Redmayne - Tom Riddle
Muito antes de sonhar em protagonizar sua própria franquia no papel do magizoologista Newt Scamander, o astro Eddie Redmayne já tinha um grande interesse na saga do bruxinho adolescente. Na virada do século, o ator chegou a fazer um teste para Harry Potter e a Câmara Secreta.
O astro queria interpretar Tom Riddle, o alter-ego de Lord Voldemort, que aparece em vários flashbacks e no grande ato final do longa. Porém, o ator disse recentemente que seu teste foi um "desastre", e por isso não foi chamado. O papel então passou para Christian Coulson.
Matt Smith - Newt Scamander
Por mais que Redmayne tenha assumido o papel de Newt Scamander em Animais Fantásticos e Onde Habitam, outro ator bem importante entrou em destaque na Warner Bros. durante a produção do filme. Trata-se de Matt Smith, famoso por Doctor Who.
O ator chegou a participar de algumas negociações com o estúdio e virou o alvo de uma intensa campanha dos fãs. Infelizmente, ele acabou não sendo escolhido, e o papel passou para Redmayne - que já tinha uma carreira bem mais consolidada na época, tendo ganhado inclusive um Oscar.
Kate Winslet - A Dama Cinzenta
Quando Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 chegou aos cinemas, a franquia já era um grande fenômeno mundial - e não é à toa que o último longa tenha tido a maior bilheteria de toda a saga. Ainda assim, alguns astros optaram por recusar papéis justamente pela escala da saga.
Durante a produção do oitavo filme, Kate Winslet foi procurada para viver a Dama Cinzenta, a fantasma da Corvinal. Um agente da atriz - que era famosa por seu papel em Titanic - acabou recusando a proposta antes mesmo de passar para ela. Curiosamente, Winslet supostamente tinha interesse na saga.
Hugh Grant - Gilderoy Lockhart
Famoso por papéis em filmes como Quatro Casamentos e um Funeral e Um Lugar Chamado Notting Hill, o galã Hugh Grant entrou na mira dos produtores para viver o arrogante professor Gilderoy Lockhart, que fez sua estreia em Harry Potter e a Câmara Secreta.
O ator chegou a aceitar o papel, mas teve que se retirar da produção pouco tempo antes do início das filmagens por conflitos de agenda. Então, o astro Keneth Branagh, que era conhecido por seu método shakespeariano de atuação, acabou sendo escalado para o personagem.
Tim Roth - Severo Snape
Hoje em dia, é impossível pensar em algum ator que pudesse recriar Severo Snape tão perfeitamente quanto Alan Rickman. É por isso mesmo que o falecido astro foi a "primeira escolha" de J.K. Rowling para o papel do misterioso Mestre das Poções.
No entanto, quando Chris Columbus estava organizando a produção, o papel foi oferecido a Tim Roth - que já havia participado de Pulp Fiction: Tempos de Violência. O ator recusou por interesse em outros papéis, e Rickman se eternizou no personagem.
Robin Williams - Rúbeo Hagrid
Quando a franquia ainda estava tomando forma, muitos atores foram considerados para os mais diversos papéis. Um caso bem célebre foi o de Robin Williams, um grande comediante que infelizmente não está mais entre nós.
O ator teria sido considerado para o papel do meio-gigante Rúbeo Hagrid - mas foi barrado pela própria criadora da saga, J.K. Rowling, que na época, queria que apenas atores britânicos estivessem ligados ao projeto. O papel então foi oferecido a Robbie Coltrane.
Tilda Swinton - Sibila Trelawney
Poucos atores ou atrizes conseguem passar tão bem a essência de estranheza e excentricidade como Tilda Swinton. Ao longo dos anos, a atriz ganhou reconhecimento por papéis em grandes franquias, como As Crônicas de Nárnia e o Universo Cinematográfico da Marvel.
Na virada do século, a atriz tinha sido considerada para viver a professora Sibila Trelawney, que fez sua estreia em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Ela recusou o papel por um motivo peculiar: para ela, internatos são "obras do demônio". E Emma Thompson assumiu o papel da bruxa.
Ian McKellen - Alvo Dumbledore
Quando Richard Harris faleceu, pouco antes do lançamento de Harry Potter e a Câmara Secreta, o estúdio começou a pensar em atores que pudessem assumir o papel de Alvo Dumbledore na franquia, ainda mais levando em conta a importância do personagem.
Antes de Michael Gambom assumir o papel, um dos atores considerados foi Ian McKellen, que na época estava em alta por suas participações em O Senhor dos Anéis e na franquia dos X-Men. O ator recusou por desavenças com Harris, que havia dito que ele era um "péssimo ator".
Bônus: J.K. Rowling - Lílian Potter
Isso pode parecer uma novidade para muitos, mas a criadora de todo esse universo, J.K. Rowling, quase teve um papel fundamental no primeiro capítulo da saga. A escritora teria recebido a proposta de interpretar Lílian Potter em Harry Potter a Pedra Filosofal.
A personagem aparece algumas vezes no filme, tanto em flashbacks que remontam a noite em que os pais de Harry Potter morreram, quanto quando o menino vê sua família no Espelho de Ojesed. Rowling declinou a proposta, e o papel acabou passando para Geraldine Somerville.