10 atores que mais ficaram marcados por um papel de super-herói nos cinemas ou na TV
10 atores que mais ficaram marcados por um papel de super-herói nos cinemas ou na TV
Nasceram para o papel e incorporaram seus personagens!
É absurdamente difícil conseguir um papel de renome dentro de tantas franquias e produções Hollywoodianas. Ainda assim, alguns atores conseguiram fazer seu lar em meio aos filmes e séries de super-heróis. Um grupo específico ficou famoso ao se marcar infinitamente por alguns papéis muito importantes dentro desse “gênero”.
E é justamente deles que estamos falando. Nesta lista, reunimos dez atores cuja carreira foi definitivamente marcada por um papel de super-herói, na TV ou no cinema. A carreira deles pode não ter acabado aí, mas eles com certeza ficaram mais conhecidos por terem interpretado esses personagens.
Chris Evans - Capitão América
Há algo de muito curioso quando observamos um ator, já famoso por um papel, incorporando outro personagem. Foi assim com Chris Evans, que muito antes de viver o Sentinela da Liberdade no Universo Cinematográfico da Marvel, era o Tocha Humana na antiga franquia de filmes do Quarteto Fantástico.
No entanto, quando assumiu o manto do Capitão América, o ator se encontrou, dando vida e complexidade para um personagens que muitos erroneamente consideravam ser "careta". Em sete filmes, ele mostrou uma grande evolução na pele de Steve Rogers - até fazer sua despedida do herói em Vingadores: Ultimato.
Robert Downey Jr. - Homem de Ferro
Seu colega de MCU também entra na lista. Afinal, às vezes, alguns atores nasceram para interpretar alguns papéis. E outras vezes, são os papéis que salvam a carreira - e a vida - de alguns atores. Esse foi exatamente o caso com Robert Downey Jr., que fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel com Homem de Ferro, em 2008.
Desde então, o ator incorporou todos os traços de Tony Stark - e sua carreira profissional, destruída pelo álcool e pelas drogas, se reergueu como uma fênix saída das cinzas. Atualmente, ele é um dos maiores nomes dentro dos Vingadores, e já participou de dez dos vinte um primeiros filmes da franquia - encerrando sua jornada também em Vingadores: Ultimato.
Gal Gadot e Lynda Carter - Mulher-Maravilha
As super-heroínas também estão aí para salvar o mundo, especialmente a Mulher-Maravilha. Tanto Gal Gadot quanto Lynda Carter inspiraram uma geração de meninas e mulheres ao assumir o papel da princesa de Temíscira, nos cinemas e na TV, respectivamente.
Lynda soube incorporar todos os trejeitos da heroína, especialmente sua compaixão pelos seres humanos, e luta pelos direitos dos oprimidos até hoje, como uma aliada da comunidade LGBTQ+. Já Gal Gadot personifica o poder inabalável da Mulher-Maravilha a cada novo filme. A dupla contracenou recentemente em Mulher-Maravilha 1984, onde Lynda interpreta uma lenda viva de Temíscira.
Patrick Stewart - Professor X
Com uma das maiores carreiras dentre todos os atores desta lista, Sir Patrick Stewart acabou firmando seu nome com dois papéis muito importantes. O primeiro deles foi o Capitão Jean-Luc Picard, de Star Trek: A Nova Geração. O outro - e o que mais o definiu - foi o Professor Charles Xavier, na franquia dos X-Men.
Atualmente, é impossível imaginar alguém que tenha conseguido encarnar melhor o personagem do que Stewart. Até James McAvoy, que fez um excelente trabalho na nova franquia de filmes, não consegue se equiparar ao seu antecessor, que parece ter sido realmente retirado das páginas de uma HQ. Tanto que foi Patrick que reprisou o papel em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, deixando sua marca no MCU.
Tobey Maguire - Homem-Aranha
Nos cinemas, já tivemos três atores responsáveis por trazer o Homem-Aranha à vida. No entanto, nenhum deles teve sua carreira tão definida pelo herói quanto Tobey Maguire, que interpretou Peter Parker na trilogia original de filmes dirigida por Sam Raimi.
Embora alguns fãs não gostem do herói e sofrido de Maguire, ele foi quem mais trouxe aos filmes temas tão presentes na vida do personagem, como responsabilidade e o uso consciente de seus poderes. Além disso, o ator basicamente estagnou em sua carreira de atuação após o fim da franquia, migrando para trás das câmeras, como produtor até o retorno triunfal em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.
Christopher Reeve - Superman
Definitivamente, nenhum ator ou atriz teve sua carreira mais marcada por um papel do que Christopher Reeve, que realmente incorporou todas as complexidades do papel do Superman na série original de filmes que adaptou o Homem de Aço para os cinemas.
Perfeito tanto como o Último Filho de Krypton como o jornalista Clark Kent, Reeve até hoje, mesmo após a sua morte, é associado ao icônico personagem da DC Comics, e é cultuado por muitos fãs como o melhor Superman já visto fora dos quadrinhos. Assim como Michael Keaton, que teve sua carreira marcada pelo Batman de Tim Burton e deve retornar no vindouro The Flash.
Hugh Jackman - Wolverine
Praticamente nenhum ator conseguiu estar tanto tempo e em tantos filmes de uma mesma franquia quanto Hugh Jackman. O astro australiano interpretou o Wolverine desde o primeiro filme dos X-Men, lançado em 2000 - onde, apesar das críticas em relação à sua altura, se provou a escolha perfeita para o papel.
De lá para cá, o ator esteve em oito filmes, desde pequenas cameos como em X-Men: Primeira Classe às aventuras solo do personagem, como X-Men Origens: Wolverine. Sua despedida se deu em Logan, um filme que fez muitos fãs se emocionarem com o fim da jornada do mutante canadense.
Entretanto, outro ator australiano está determinado a roubar sua majestade. Chris Hemsworth também participou de oito filmes como Thor e está decidido a continuar no papel até ter ultrapassado a marca de seu veterano conterrâneo.
Adam West - Batman
Saindo dos cinemas para a televisão, é importante nos lembrarmos que, na década de 60, o mundo foi invadido pela Batmania, graças à série do Cavaleiro "das Trevas", exibida entre 1966 a 1968, com três temporadas e mais de cem episódios.
À frente da produção, tínhamos Adam West incorporando Batman de uma forma bem diferente do que estamos acostumados atualmente. Com suas dancinhas icônicas e um senso de humor muito divertido, o ator acabou sendo eternamente marcado por Bruce Wayne. Assim como Lou Ferrigno, o Hulk da antiga série de TV, que continuou como a voz do personagem em filmes como como O Incrível Hulk e Os Vingadores.
Chadwick Boseman - Pantera Negra
A lista não estaria completa sem Chadwick Boseman, o T'Challa do MCU. O ator vestiu o manto do personagem pela primeira vez em Capitão América - Guerra Civil, mas foi Pantera Negra que marcou seu nome na história como o Rei de Wakanda.
Pela primeira vez, pessoas negras se viam não só representadas, como também valorizadas em um grande filme de ação. Chadwick mostrou que havia um lugar que unia o povo preto de todo mundo — Wakanda — e inspirou garotos negros a darem o seu melhor até o fim. O ator morreu precocemente em 2020, em decorrência de um grave câncer, mas seu heroísmo será lembrado pela eternidade. Wakanda para sempre!
Flash - Grant Gustin
Houve um tempo que o Arrowverse era um dos maiores acontecimentos da DC Comics no audiovisual. E embora Stephen Amell tenha sido o rosto inicial deste universo no papel de Arqueiro Verde, foi Grant Gustin quem assumiu seu coração no papel de Flash.
Antes de incorporar o velocista escarlate, o ator era mais conhecido por uma pequena participação de Glee como um vilão. Mas foi como mocinho que ele mostrou todo seu potencial, trazendo a versão mais sensível e malandra que o herói já teve em live-action. Após nove temporadas, não dá para pensar em Flash e não lembrar de Grant Gustin.