Os 10 atores mais icônicos que marcaram os filmes dos anos 90
Os 10 atores mais icônicos que marcaram os filmes dos anos 90
Inesquecíveis!
O cinema faz parte da vida de muita gente desde a infância, seja com filmes vistos na TV ou produções acompanhadas nas telonas. Por meio dos filmes, diversas personalidades marcaram a vida de muita gente e, claro, as obras dos anos 90 não são exceção à regra. Seja porque você viveu ou cresceu nesta década ou simplesmente buscou se inteirar do cinema através dos anos, com certeza deu de cara com alguns atores icônicos no caminho.
Pensando nisso, relembramos aqui 10 atores inesquecíveis que marcaram os filmes dos anos 90!
Macaulay Culkin
Esqueceram de mim é um clássico dos anos 90 (e da Sessão da Tarde), e foi o bastante para tornar Macaulay Culkin um dos atores mais icônicos do período, ainda durante sua infância. O jovem ator fez tamanho sucesso que chegou a ser indicado ao Globo de Ouro em 1991, se tornando um dos astros mais promissores de sua geração.
Seu sucesso foi enorme, e o garoto acabou marcando muita gente. Depois de Esqueceram de Mim, o ator estrelou outras obras da década, como Meu Primeiro Amor, O Anjo Malvado e Riquinho. Apesar de continuar atuando (seus projetos mais recente atualmente são Entergalactic e The Righteous Gemstones, ambos de 2022), Culkin não voltou a alcançar o nível de fama que tinha no início dos anos 1990.
John Travolta
Foram as produções dos anos 70, como Grease que elevaram a carreira de John Travolta - mas depois de um baixo na década seguinte, os anos 90 trouxeram o ator de volta aos holofotes, permitindo que ele se tornasse presença marcante nos filmes da época.
O maior responsável por isso foi Pulp Fiction, filme pelo qual Travolta foi indicado ao Oscar. Depois desse sucesso, o ator continuou sendo presença marcante ao longo do restante da década, como O Nome do Jogo, A Outra Face, Loucos de Amor, Além da Linha Vermelha e vários outros.
Tom Cruise
Tom Cruise é uma das maiores estrelas de Hollywood, arrastando público para os cinemas até hoje com seus filmes de ação. Mas foi na década de 90 que sua carreira se solidificou, com o ator estrelando um sucesso atrás do outro - algo que certamente contribuiu para seu status atual.
Ele protagonizou uma variedade de filmes, indo bem além dos heróis de ação pelos quais é mais conhecido (embora estes ainda tenham marcado presença). Foi nos anos 90 que Cruise estrelou De Olhos Bem Fechados, Magnólia, Jerry Maguire - A Grande Virada, Entrevista com o Vampiro e, claro, o primeiro título da franquia Missão Impossível.
Robin Williams
Robin Williams marcou muita gente com seus papéis no cinema, seja por seu timing para comédia ou pelo modo tocante como retratava seus personagens. O ator já era um sucesso antes da década de 1990, mas foi aí que ele se consagrou como ícone na memória de grande parte do público.
Nos anos 90, Williams estrelou produções como Jumanji, parte da infância de muita gente. Outros destaques do ator na década incluem Aladdin, no qual é a voz original do Gênio, O Homem Bicentenário, Patch Adams, o Amor é Contagioso, Amor Além da Vida, Gênio Indomável, A Gaiola das Loucas, Hook - a Volta do Capitão Gancho e Uma Babá Quase Perfeita.
Leonardo DiCaprio
É difícil falar de atores que marcaram produções dos anos 90 e não relembrar Leonardo DiCaprio, ainda que o ator permaneça em alta em Hollywood até hoje. Ainda assim, foi nesse período que o ator alcançou o estrelato, além de esta ser a década em que protagonizou um dos maiores sucessos de sua carreira até hoje.
Após se destacar em 1993 com seu papel em Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador, a carreira de DiCaprio continuou em ascensão, com Diário de um Adolescente garantindo a ele uma legião de fãs e Romeu + Julieta solidificando seu sucesso. O ator, então, estrelou Titanic, uma das maiores bilheterias de todos os tempos até hoje e um papel definitivo para seu sucesso. Depois, ele ainda esteve em O Homem da Máscara de Ferro, e na década seguinte se tornou um ator cada vez mais requisitado para papéis de protagonismo.
Tom Hanks
Tom Hanks se tornou uma estrela na década de 1990, conquistando com sua versatilidade e carisma que o levavam das comédias românticas aos épicos de guerra.
Ao longo desses dez anos, Hanks esteve em clássicos como Forrest Gump: O Contador de Histórias e nos aclamados O Resgate do Soldado Ryan, Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo e Uma Equipe Muito Especial. Outros de seus papéis notáveis nos anos 90 incluem Sintonia de Amor, Filadélfia, Mens@gem para Você e À Espera de um Milagre.
Bruce Willis
A franquia Duro de Matar teve início no fim dos anos 80, bem como o início da carreira de sucesso de Bruce Willis. Mas foi apenas na década seguinte que o ator assumiu seu devido espaço de protagonismo, marcando com seus papéis em vários filmes da época.
Além de estrelar mais dois filmes da franquia Duro de Matar, Willis esteve no já citado Pulp Fiction, que se tornou um clássico do cinema. O ator também se destacou por seus papéis em O Sexto Sentido, O Quinto Elemento, Armaggedon e O Último Boy Scout.
Brendan Fraser
Diversas estrelas de Hollywood enfrentam momentos difíceis de suas carreiras e, enquanto algumas renascem apesar disso, outras simplesmente acabam deixando a indústria graças a isso. Esse quase foi o caso de Brendan Fraser, mas o ator retomou sua carreira e está em alta mais uma vez nos últimos anos.
Antes disso, Fraser foi um grande destaque nos anos 90 e 2000. Sua carreira como ator teve início na década de 1990, e foi na metade final desse período que ele atingiu maior sucesso com as comédias, principalmente George, o Rei da Floresta. Pouco depois, ele teve sua atuação aclamada pela crítica em Deuses e Monstros, e se tornou um astro com o início da franquia A Múmia em 1999.
Keanu Reeves
Mais um nome que continua bem relevante até hoje, Keanu Reeves também marcou o cinema na década de 1990. Seu sucesso começou bem no finalzinho dos anos 80, mas foi na década de 90 que ele se tornou mais aclamado, inicialmente com seu trabalho na produção Garotos de Programa, algo que continuou com Caçadores de Emoção e Velocidade Máxima.
Ao longo desse período, Reeves participou de projetos com grandes diretores, como Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola, e O Pequeno Buda, de Bernardo Bertolucci. Mais para o fim da década, o ator esteve no sucesso Advogado do Diabo e, claro, em um dos maiores filmes de sua carreira e dos anos 90: Matrix.
Will Smith
A TV aberta garantiu que muita gente, mesmo não crescendo nos anos 90, tivesse contato com obras que marcaram a época, como Um Maluco no Pedaço. A obra foi um dos marcos na carreira de Will Smith, mas está longe de ser a única grande obra da qual ele fez parte na época.
Foi durante a década de 1990 que ele estrelou Os Bad Boys, obra que o destacou no ramo da ação, além de ser a mesma época em que ele estrelou Independence Day, um grande sucesso de bilheteria. Por fim, o ator teve um papel icônico no marcante MIB: Homens de Preto, garantindo seu espaço na memória de muita gente.
Entre tantos grandes atores, nossa lista apresenta apenas alguns dos mais icônicos. Quem mais te marcou em produções dos anos 90? Comente!