43 atores que já fizeram filmes da Marvel e DC
43 atores que já fizeram filmes da Marvel e DC
Muitos atores já fizeram filmes do MCU e da DC! Confira alguns deles aqui
Com universos cinematográficos tão vastos, não é de surpreender que muitos atores já tenham participado tanto de filmes da Marvel quanto da DC. Apesar de algumas pessoas acreditarem que existe uma regra quanto estar somente em uma ou outra, na realidade muitos artistas contam com créditos em ambos os lados.
Mesmo ao se falar apenas do MCU e dos filmes da última década baseados nos heróis da DC, a lista de artistas que já participaram de ambas é bastante vasta. Mas, seja em produções novas ou antigas, o que não falta são artistas que deram vida a personagens de ambas as editoras. Aqui, separamos alguns deles, apresentando 43 atores que já fizeram filmes da Marvel e da DC!
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Adewale Akinnuoye-Agbaje começou com a Marvel, se tornando parte do MCU por meio de Thor: Mundo Sombrio, no qual viveu o elfo Algrim. Na trama, ele é um dos poucos elfos que sobreviveu à guerra que quase dizimou sua espécie, além de ser um apoiador leal do vilão Malekith.
Posteriormente, o ator chegou à DC como Crocodilo no Esquadrão Suicida de 2016. Desde então, ele não voltou a aparecer em nenhum dos dois universos de super-heróis.
Angela Bassett
Angela Bassett se tornou conhecida por muitos como a rainha Ramonda de Pantera Negra. Apesar disso, ela esteve na DC bem antes de se tornar parte de Wakanda no MCU.
Em 2011, a atriz viveu Amanda Waller em Lanterna Verde. O filme se tornou infame por ser considerado uma das piores produções de heróis já feitas, mas felizmente a atriz conseguiu dar a volta por cima e conquistar um papel em um projeto de heróis de muito mais qualidade.
O papel de Waller acabou sendo passado adiante para Viola Davis em Esquadrão Suicida. Bassett permanece atuando como a rainha Ramonda, no entanto, e sua próxima aparição no MCU deve ocorrer em Pantera Negra 2.
Ben Affleck
O primeiro super-herói vivido por Affleck foi Matt Murdock no filme do Demolidor de 2003. Assim, o ator começou vivendo um herói da Marvel, embora atualmente seja mais conhecido por seu papel na DC.
Em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, o ator estreou no papel do Cavaleiro das Trevas. Sua próxima aparição como Bruce Wayne acontecerá em The Flash.
Ben Mendelsohn
O primeiro papel de Ben Mendelsohn na DC aconteceu em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No filme, ele viveu Daggett um dos antagonistas da produção.
Depois disso, ele se juntou ao MCU em 2018, sendo parte do elenco de Capitã Marvel. No longa, ele viveu Talos, um líder dos Skrulls. O ator deve continuar no papel por algum tempo, já que a espécie alienígena terá papel importante em Guerras Secretas, e que ele retornou em uma breve participação em Homem-Aranha: Longe de Casa.
Brett Cullen
Brett Cullen deu início à sua carreira nos filmes de herói vivendo Barton Blaze, o pai de Johnny Blaze em O Motoqueiro Fantasma, adaptação do personagem da Marvel. Depois, ele teve pequenos papéis em filmes da DC, sendo parte do elenco de O Cavaleiro das Trevas como um integrante do congresso, e posteriormente interpretando Thomas Wayne em Coringa.
Brian Tyree Henry
O papel de Brian Tyree Henry na DC não foi de grande destaque. Ainda assim, ele atuou em Coringa, sendo um funcionário de Arkham chamado de Carl.
O ator ainda não participou de nenhum filme live-action da Marvel, mas estreará no MCU em breve. Isso porque ele viverá Phastos em Eternos, sendo parte do grupo de heróis que dá nome ao longa. Nas animações, porém, ele já fez sua estreia, sendo a voz do pai de Miles em Homem-Aranha no Aranhaverso.
Chris Pine
Quando o assunto são live-actions, Chris Pine continua sendo um ator exclusivo da DC, tendo interpretado Steve Trevor em Mulher Maravilha e retornado na sequência, Mulher Maravilha 1984.
Apesar disso, ele já esteve em uma animação bastante notável da Marvel nos cinemas, já que é Pine quem faz a voz original de Peter Parker em Homem-Aranha no Aranhaverso.
Christian Bale
Continuando a lista de atores que por enquanto só estiveram em produções da DC, mas em breve se juntarão ao MCU, é preciso incluir Christian Bale. O ator é conhecido no universo de super-heróis por viver o Batman na trilogia dirigida por Nolan, considerada por muitos como uma das melhores quando se trata de filmes do gênero.
Agora, ele fará parte também do MCU, sendo o vilão de Thor: Love and Thunder. No projeto, Bale interpretará Gorr, o Carniceiro dos Deuses, com sua estreia no papel prevista para 2022.
Ciarán Hinds
O papel mais recente de Ciarán Hinds no mundo dos filmes de herói não foi muito bem recebido pelo público. Isso porque ele interpretou o Lobo da Estepe em Liga da Justiça, sendo a voz original do personagem.
Antes de seu papel na DC, ele interpretou um vilão adaptado da Marvel no segundo filme do Motoqueiro Fantasma. Em Espírito da Vingança, ele viveu Roarke, uma forma assumida por ninguém menos que Mefisto.
Clancy Brown
Nem os fãs da Marvel nem os da DC teriam facilidade em reconhecer Clancy Brown apenas por seus papéis em filmes de herói. Isso porque, nos dois casos, o rosto do ator não apareceu nas produções de que ele participa, e somente sua voz foi utilizada.
Brown é mais um ator que participou de Lanterna Verde antes de se juntar à Marvel. Na ocasião, ele deu voz a Parallax, o principal vilão da obra. Depois disso, ele se tornou a voz de Surtur, em Thor: Ragnarok.
Danny Huston
Outro ator que já viveu vilões em filmes de ambas as editoras é Danny Huston. Em X-Men Origens: Wolverine, ele interpreta uma versão jovem de Stryker. Já em Mulher-Maravilha, ele se tornou o general alemão Ludendorff.
David Dastmalchian
O primeiro papel de David Dastmalchian em um filme da DC não foi o agora famoso Homem das Bolinhas. Inicialmente, ele teve uma participação bem pequena, sendo um dos capangas do Coringa em O Cavaleiro das Trevas.
Depois disso, ele participou do MCU antes de se juntar ao elenco de O Esquadrão Suicida. Ele fez parte do elenco de Homem-Formiga, vivendo Kurt Goreshter, um dos amigos e ajudantes do personagem titular. Ele retornou ao papel na sequência do filme, além de brevemente dublar seu personagem no episódio de What If...? que mostrou um apocalipse zumbi.
Seu papel mais notável na DC, no entanto, certamente é a participação em O Esquadrão Suicida, no qual ele foi um dos personagens principais.
David Harbour
David Harbour é mais conhecido por seu papel em Stranger Things, mas o ator recentemente se juntou ao MCU vivendo o Guardião Vermelho em Viúva Negra. Antes disso, no entanto, ele participou de um filme do Universo DC em 2016.
O filme em questão foi Esquadrão Suicida, no qual ele interpretou Dexter Tolliver. O personagem era um agente do governo estadunidense que trabalhava com Amanda Waller, a ajudando a colocar a Força-Tarefa X em ação.
Djimon Hounsou
Djimon Hounsou é um dos atores com mais participações em filmes diferentes da Marvel e da DC. Ele começou sua jornada nas produções de heróis em Guardiões da Galáxia, onde interpretou Korath. Depois, ele se tornou a voz do Rei Ricou em Aquaman, se juntando também à DC.
Posteriormente, Hounsou retornou ao papel de Korath, que interpretou mais uma vez em Capitã Marvel. Esse, porém, não foi o fim da alternância entre os dois universos, já que ele também voltou à DC para viver o Mago em Shazam!.
Florence Kasumba
Apesar de mais conhecida por sua participação no MCU como Ayo, personagem apresentada em Pantera Negra que recentemente voltou a aparecer em Falcão e o Soldado Invernal, Florence Kasumba também já atuou em uma grande produção da DC. A atriz fez parte do elenco de Mulher-Maravilha, onde interpretou Acantha, uma amazona e senadora apresentada na obra.
Halle Berry
Halle Berry já viveu duas personagens muito importantes do mundo dos quadrinhos, ainda que sua versão de uma anti-heroína da DC não seja muito popular. Inicialmente, ela esteve em X-Men e X-Men 2 no papel de ninguém menos que Ororo Munroe, a Tempestade. Depois, ela estrelou um filme solo da Mulher-Gato, embora sua personagem não fosse Selina Kyle, e sim Patience Phillips. Ela acabou retornando à franquia X-Men anos depois, com o último filme do qual fez parte sendo X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, lançado em 2014.
Idris Elba
Idris Elba não teve muito tempo de tela nos filmes da Marvel, mas ainda assim se tornou muito querido pelo público no papel de Heimdall, que ele interpretou nos filmes do Thor. Além disso, ele esteve em uma adaptação da Marvel que não fazia parte do MCU, tendo o papel de Moreau em Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança.
Mais recentemente, ele se tornou uma estrela na DC com o lançamento de O Esquadrão Suicida este ano. No longa dirigido por James Gunn, ele viveu o Sanguinário, um dos protagonistas do longa.
James Marsden
Um dos papéis mais famosos de James Marsden é o de Scott Summers, personagem que ele viveu nos filmes do X-Men. Entre as várias vezes que retornou ao papel, no entanto, ele também teve uma breve participação em um filme da DC, vivendo Richard, o filho de Perry White, em Superman - O Retorno.
O papel mais recente do ator nos filmes de herói foi no longa X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde ele interpretou o Ciclope novamente.
Jared Leto
Em 2016, Jared Leto viveu o Coringa em Esquadrão Suicida, que mostrou uma versão controversa do famoso vilão. Desde então, a DC já apresentou outra versão do personagem nos cinemas, com Joaquin Phoenix assumindo o protagonismo no filme solo dele. A aparição mais recente de Leto como Coringa aconteceu na Liga da Justiça de Zack Snyder, e não se sabe se o ator voltará ao papel.
O futuro o levará para a Marvel, no entanto, com seu primeiro papel em uma produção derivada das obras da editora com previsão de lançamento para o ano que vem. O filme em questão é Morbius, no qual ele será o personagem titular.
Jeffrey Wright
Jeffrey Wright é uma adição recente ao mundo dos heróis. Sua primeira participação ocorreu este ano, quando ele se juntou ao MCU fazendo a voz do Vigia em What If...?. Por outro lado, sua primeira aparição nos filmes da DC ainda não aconteceu, mas está cada vez mais próxima.
Isso porque ele será uma nova encarnação do Comissário Gordon, sendo parte do universo de Matt Reeves que chegará em The Batman.
JK Simmons
JK Simmons entrou para o mundo dos super-heróis interpretando J. Jonah Jameson na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Ele acabou chegando à DC anos depois, ao interpretar o Comissário Gordon em Liga da Justiça. Esse não foi o fim de sua atuação como Jameson, no entanto, já que ele recentemente assumiu o papel no MCU, vivendo o personagem em Homem-Aranha: Longe de Casa, onde tem uma breve aparição.
Existem rumores sobre o possível retorno do ator ao papel de Gordon no filme da Batgirl, mas nada foi confirmado até o momento. Seu retorno como Jameson também está em aberto, permanecendo uma possibilidade.
Joe Manganiello
Assim como JK Simmons, Joe Manganiello fez sua estreia no mundo dos live-actions de heróis na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Para quem não se lembra, ele interpreta Flash Thompson no primeiro e no terceiro filmes da série.
Recentemente, ele se tornou parte dos filmes da DC ao interpretar Slade Wilson em Liga da Justiça, embora sua participação no longa seja bem breve.
Jon Favreau
Jon Favreau teve um papel notável no estabelecimento do MCU por dirigir os primeiros filmes do Homem de Ferro. Além da direção, no entanto, ele aparece nos longas como Happy Hogan, o fiel motorista e segurança do protagonista. Outro longa em que ele atuou foi Batman Eternamente, embora seja pouco mais que um figurante na obra, onde interpreta um mero assistente.
Kenneth Choi
Kenneth Choi possui três créditos em filmes de herói, embora dois desses sejam de produções do MCU. Em Capitão América: O Primeiro Vingador, ele interpreta Jim Morita, um dos soldados da unidade de Bucky. Depois, em Homem-Aranha: De Volta Ao Lar, ele teve o papel do Diretor Morita, um descendente de seu personagem no filme anterior.
Já na DC, sua participação foi consideravelmente menor. Ele interpretou um líder da Yakuza em Esquadrão Suicida, mas seu personagem sequer é nomeado.
Laurence Fishburne
Laurence Fishburne é um dos poucos nomes na lista que conta com créditos em pelo menos três franquias de super-heróis. Inicialmente, o ator deu voz ao Surfista Prateado em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. depois, ele viveu Perry White em Homem de Aço e Batman vs Superman. Por último, Fishburne se tornou parte do MCU ao viver Bill Foster em Homem-Formiga e a Vespa.
Michael Clarke Duncan
Assim como Ben Affleck, Michael Clarke Duncan teve seu início nos filmes de herói por meio de Demolidor, longa no qual interpretou o vilão Wilson Fisk, o Rei do Crime. Depois disso, o ator viveu um personagem da DC ao assumir o papel de Kilowog em Lanterna Verde.
Michael Keaton
Michael Keaton é um dos muitos nomes que já deram vida ao Batman nos cinemas, tendo estrelado o filme de 1989 do personagem. Décadas após fazer uma produção baseada nas obras da DC, o ator se juntou ao MCU, interpretando o Abutre em Homem-Aranha: De Volta Para Casa.
Curiosamente, o ator retornará a ambos os papéis em um futuro próximo. Isso porque ele interpretará o Abutre novamente em Morbius, além de viver o Batman mais uma vez em The Flash.
Michael Rooker
A participação de Michael Rooker em ambos os universos cinematográficos de super-heróis se deve, em parte, ao diretor James Gunn. Isso porque os dois frequentemente trabalham juntos, e o diretor fez questão de incluir Rooker em suas produções da Marvel e da DC.
Na primeira, o ator viveu Yondu Udonta nos dois primeiros filmes dos Guardiões da Galáxia. Já na segunda, sua aparição foi mais breve, embora seja considerada memorável pelo público. Isso porque ele interpretou Savant em O Esquadrão Suicida, personagem que é foco da abertura do longa.
Michelle Pfeiffer
Outra atriz que fez sua estreia em filmes do Batman e se juntou à Marvel décadas depois é Michelle Pfeiffer. Ela estreou no universo dos live-actions de heróis em Batman - O Retorno, onde viveu a Mulher-Gato, Selina Kyle. Mais recentemente, ela entrou para o MCU como Janet Van Dyne, a Vespa original, que apareceu pela primeira vez em Homem-Formiga e a Vespa.
Nathan Fillion
Nathan Fillion teve uma trajetória bem parecida com a de Michael Rooker, aparecendo em dois filmes dirigidos por James Gunn que o levaram da Marvel para a DC. Suas participações, no entanto, foram um tanto mais breves em ambos os casos.
Em Guardiões da Galáxia, ele é apenas um dos presos, e sua participação no segundo filme acabou sendo cortada. Já na DC ele apareceu em O Esquadrão Suicida como T.D.K., sendo um dos primeiros personagens a encontrar um fim trágico.
Saindo dos live-actions para as animações, dele deu voz a vários personagens da DC, com alguns dos mais notáveis sendo Steve Trevor e o Lanterna Verde.
Pom Klementieff
A terceira integrante da lista que apareceu em produções da Marvel e da DC graças a James Gunn é Pom Klementieff. Enquanto sua personagem da Marvel tem um papel considerável, o mesmo não pode ser dito de sua aparição em um longa da DC, na qual ela foi apenas uma figurante.
Em Guardiões da Galáxia, a atriz interpreta Mantis, sendo parte do grupo titular. Já em O Esquadrão Suicida, ela aparece brevemente como uma das dançarinas no bar em que a Força-Tarefa X visita em Corto Maltese.
Randall Park
Randall Park apareceu em filmes baseados nas obras de ambas as editoras no mesmo ano. Sua primeira participação em uma produção do tipo se deu em Homem-Formiga e a Vespa, como o Agente Jimmy Woo, com a segunda ocorrendo pouco depois em Aquaman, onde ele viveu o Dr. Stephen Shin. Até o momento, ele só retornou ao MCU, tendo reprisado seu papel na série Wandavision, mas é possível que ele também volte à DC no futuro.
Ryan Reynolds
Um dos nomes mais conhecidos na lista é Ryan Reynolds, principalmente pela enorme diferença na recepção que seus dois grandes filmes de herói tiveram. O primeiro papel dele em obras do tipo é um pouco menos lembrado, sendo parte do elenco de Blade: Trinity, produção baseada em histórias da Marvel. Depois, ele viveu outro personagem da mesma editora ao aparecer em X-Men Origens: Wolverine como Wade Wilson. Posteriormente, ele se tornou um herói da DC ao viver Hal Jordan no filme do Lanterna Verde.
Seu papel mais bem recebido, no entanto, é o de Wade Wilson em Deadpool, que muitos consideraram uma redenção pela versão anterior do personagem vivida pelo ator.
Sean Gunn
Mais um nome da lista que deve suas participações a James Gunn é ninguém menos que o irmão do diretor, Sean Gunn. Em Guardiões da Galáxia, ele interpreta Kraglin, além de realizar a captura de movimentos de Rocket, embora não seja a voz do personagem. Já em O Esquadrão Suicida, ele aparece brevemente como o Assassino do Calendário, também fazendo a captura de movimentos do Doninha.
Steve Agee
O último ator da lista que fez parte dos elencos de Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida é Steve Agee. No primeiro filme, ele interpretou Gef, integrante da tripulação de Yondu que o trai e apoia Taserface. No segundo, ele é John Economos, parte do grupo de funcionários de Amanda Waller. O ator retornará a seu papel na DC em breve, sendo parte do elenco da série do Pacificador.
Sylvester Stallone
Sylvester Stallone estreou no MCU no segundo filme dos Guardiões da Galáxia, interpretando Stakar Ogord. Tal qual vários outros atores, ele acabou participando de O Esquadrão Suicida depois. No longa, o ator foi o responsável pela voz de Nanaue, o Tubarão Rei.
Taika Waititi
Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho como diretor na Marvel, Taika Waititi já atuou em filmes de ambas as grandes editoras de quadrinhos de super-heróis. Além de aparecer em Thor: Ragnarok como Korg, ele atuou em Lanterna Verde, vivendo o melhor amigo de Hal Jordan, Tom Kalmaku.
Depois disso, ele apareceu também em O Esquadrão Suicida, interpretando o pai da Caça-Ratos 2 em uma breve lembrança da personagem.
Terence Stamp
Terence Stamp apareceu primeiramente no filme do Superman de 1978, interpretando o General Zod. Mais de duas décadas depois, ele voltou ao universo dos filmes de herói em Elektra, onde ficou com o papel de Stick.
Tom Hardy
Tom Hardy recentemente retornou ao papel de Eddie Brock e do simbionte Venom no segundo filme do personagem, após uma estreia de sucesso no papel em 2018. Antes disso, porém, ele fez parte do universo do Batman apresentado na trilogia O Cavaleiro das Trevas, na qual ele fez parte do elenco do terceiro filme, no papel do antagonista Bane.
Tommy Lee Jones
Tommy Lee Jones viveu Harvey Dent, o Duas-Caras, em Batman Eternamente, fazendo sua estreia nas adaptações de quadrinhos. Décadas depois, ele retornou a este universo em um papel bem diferente, interpretando o Coronel Phillips em Capitão América: O Primeiro Vingador.
Willem Dafoe
Outro ator introduzido a este universo por meio da trilogia de Sam Raimi do Homem-Aranha foi Willem Dafoe, que viveu Norman Osborn na franquia. Recentemente, ele se juntou ao elenco de Aquaman. Dessa vez, ao invés de interpretar um vilão como o Duende Verde, ele obteve o papel de Vulko, que tem um papel como mentor do protagonista.
Existem rumores de que o ator retornará a viver o Duende Verde em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, mas sua participação no filme ainda não foi confirmada oficialmente.
Zachary Levi
Um ator que muita gente sabe que fez parte de filmes da Marvel e da DC é Zachary Levi. O ator substituiu Josh Dallas como Fandral no segundo filme de Thor, retornando brevemente ao papel em Thor: Ragnarok.
Depois, ele se tornou o protagonista de um filme de herói ao interpretar Shazam na produção de mesmo nome. Sua próxima aparição no papel será na sequência do longa, chamada de Shazam: Fury of the Gods.
Zazie Beetz
Zazie Beetz chamou a atenção como Dominó em Deadpool 2, conquistando seu lugar no universo dos live-actions de herói. Este, porém, não permaneceu sendo seu único papel em produções do tipo por muito tempo, embora ela tenha feito outro filme muito diferente em tom. A atriz participou de Coringa, onde viveu Sophie Dumond, a vizinha do protagonista.