10 atores do elenco de Harry Potter que já morreram e deixaram saudade
10 atores do elenco de Harry Potter que já morreram e deixaram saudade
Para sempre em nossos corações!
De 2001 a 2011, uma saga tomou conta dos nossos corações e se tornou um fenômeno no mundo inteiro, criando uma legião de fãs que perdura até hoje. Surgida nos livros, Harry Potter ganhou oito adaptações cinematográficas, trazendo atores e atrizes que não só nos deram um gostinho da magia como também eternizaram nossos personagens favoritos.
Infelizmente, desde sua estreia, a saga não foi livre de perdas – tanto na ficção quanto no mundo real. Vários atores e atrizes já nos deixaram e até hoje provocam os mais sinceros sentimentos no fandom. Por isso, aqui reunimos 10 atores do elenco de Harry Potter que já faleceram e deixaram saudades!
Richard Harris
Bem antes de Michael Gambon assumir o papel de Alvo Dumbledore em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, havia Richard Harris. O ator irlandês havia sido contratado para dar vida ao Diretor da Escolha de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e assim o fez pelos dois primeiros filmes da franquia.
Infelizmente, Harris faleceu em outubro de 2002, semanas antes da estreia de Harry Potter e a Câmara Secreta, que se tornaria o último filme de toda sua carreira. O ator já tinha 72 anos e, pouco antes de morrer, foi diagnosticado com linfoma de Hodgkins, um câncer bem agressivo.
Richard Griffiths
Embora a saga não tenha sido afetada com outra morte grande no elenco na época de lançamento dos filmes, uma perda que abalou os fãs foi Richard Griffiths, que ficou bem conhecido por interpretar o detestável Tio Válter Dursley nos filmes da franquia.
Griffiths faleceu em março de 2013, apenas dois anos após o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, em decorrência de uma série de complicações resultantes de uma cirurgia do coração. Apesar de dar vida ao personagem mais odiável da saga, ele era muito adorável com os fãs.
Dave Legeno
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, conhecemos o assustador Fenrir Greyback, um lobisomem que se alia aos Comensais da Morte e tem um passado obscuro, já que foi o responsável por transformar Remo Lupin na criatura lupina que vimos em Prisioneiro de Azkaban.
Quem o interpretava era o artista marcial Dave Legeno, que esteve nos 3 últimos filmes da saga. Infelizmente, Legeno morreu em julho de 2014, mas o seu corpo só foi encontrado dias depois. Ele estava caminhando no Vale da Morte, na Califórnia, e suspeita-se que faleceu devido a problemas cardíacos.
Alan Rickman
Possivelmente a morte que mais abalou os fãs de Harry Potter veio em janeiro de 2016, quando foi revelado que Alan Rickman, aos 69 anos de idade, teria falecido após uma longa batalha com um câncer de pâncreas. Em 2005, ele já tinha sido diagnosticado com câncer de próstata, mas havia sido tratado e estava em remissão.
Rickman interpretou Severo Snape, o misterioso mestre das poções, que muitos acreditam ser um fiel seguidor de Lorde Voldemort mas que, no fim, estava trabalhando a serviço de Alvo Dumbledore por conta de seu amor pela mãe de Harry, Lílian Potter. Os fãs choram pela sua perda até hoje.
John Hurt
Embora tenha aparecido em apenas três filmes da franquia, John Hurt se tornou uma figura bem especial para o fandom por ter encarnado o papel de Olivaras, um vendedor de varinhas no Beco Diagonal, e inclusive o responsável por fabricar a varinha tanto de Harry Potter quanto de Lord Voldemort.
Nascido na Inglaterra, Hurt era bem famoso, tendo participado de dezenas de obras famosas, incluindo Indiana Jones, V de Vingança e até Doctor Who. Ele faleceu em janeiro de 2017, aos 77 anos de idade, em decorrência das sequelas de um câncer de pâncreas, mesmo tipo que vitimou Alan Rickman.
Robert Hardy
Uma figura controversa ao longo dos filmes, Cornélio Fudge é o primeiro Ministro da Magia que conhecemos na história de Harry Potter. Ele começa como um homem gentil e um pouco abobalhado, mas depois vira o maior inimigo de Alvo Dumbledore, depois que o bruxo e Harry começam a falar sobre o retorno de Lorde Voldemort.
Fudge foi vivido por Robert Hardy a partir de Câmara Secreta, e ficou no papel até Ordem da Fênix, a última participação de Fudge nos filmes. O ator faleceu em agosto de 2017 em um retiro para atores aposentados. Ele já tinha 91 anos e morreu de causas naturais.
Verne Troyer
Conhecido por ter sido um dos poucos atores americanos escalados para as adaptações cinematográficas de Harry Potter, o amado Verne Troyer participou apenas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde fez o papel de Grampo, o duende que leva Harry e Hagrid pelos cofres do Gringotes.
Troyer já havia ficado famoso por dar vida ao Mini Me na série de filmes de Austin Powers. Infelizmente, ele faleceu em abril de 2018. A polícia determinou que a causa da morte foi suicídio por envenenamento alcoólico. Troyer tinha apenas 49 anos quando nos deixou.
Helen McCrory
Outra perda muito triste para os fãs foi a de Helen McCrory, que deu vida a Narcisa Malfoy, a mãe de Draco, nas duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Curiosamente, McCrory havia feito o teste para viver Belatriz Lestrange no quinto filme, mas teve que deixar o papel por conta de sua gravidez.
McCrory fez outras obras impactantes, como as séries Penny Dreadful e Peaky Blinders, além de ter dado voz a uma personagem em His Dark Materials. Ela infelizmente faleceu em abril de 2021, aos 52 anos de idade, devido a um câncer de mama em estágio avançado.
Robbie Coltrane
Talvez uma das perdas mais trágicas e desoladoras para os fãs, o adorável e gentil Robbie Coltrane ficou famoso por interpretar Rúbeo Hagrid, o também adorável e gentil meio-gigante que trabalhava em Hogwarts e logo foi chamado para ser professor da aula de Trato das Criaturas Mágicas.
Hagrid é o primeiro contato que Harry Potter tem com o Mundo Bruxo, e sua perda abalou todos os atores da franquia. Ele faleceu em outubro do ano passado, aos 72 anos de idade, devido à falência múltipla dos seus órgãos, agravada por uma infecção generalizada.
Leslie Phillips
Você pode até não conhecê-lo de rosto, mas certamente se lembra de sua voz. Leslie Phillips foi um ator, diretor, produtor e escritor britânico, e a sua grande contribuição para o Mundo Bruxo foi dando vida ao Chapéu Seletor em Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Relíquias da Morte: Parte 2.
Phillips já sofria com alguns problemas de saúde (ele teve dois derrames aos 90 anos) mas acabou falecendo pacificamente, durante o sono, em novembro de 2022. O ator tinha 98 anos de idade quando nos deixou, e Relíquias da Morte: Parte 2 foi um de seus últimos trabalhos.