10 atores que também são diretores
10 atores que também são diretores
Estrelas que se desafiam por trás das câmeras!
Você provavelmente os conhece por alguns de seus papéis mais icônicos frente às câmeras. Mas todos eles também já se aventuram nos bastidores de produções, dirigindo seus próprios filmes e episódios de TV.
Na lista abaixo você vai conferir 10 atores que também são diretores:
George Clooney
Ele possui uma frutífera carreira como ator, mas esporadicamente se aventurou por trás das câmeras, onde foi bem sucedido. Assinando a direção de seis longas lançados, George Clooney foi principalmente aclamado por Boa Noite e Boa Sorte, filme pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Diretor em 2006.
Entre seus títulos, estão os filmes Confissões de Uma Mente Perigosa (2002), O Amor Não tem Regras (2008), Tudo pelo Poder (2011), Caçadores de Obras-Primas (2014) e Suburbicon (2017).
Jonah Hill
Ator popular especialmente pelas comédias, Jonah Hill surpreendeu ao se lançar como diretor no drama de 2018, Anos 90.
Até então, Hill só havia se aventurado a dirigir videoclipes para artistas como Sara Bareilles, Danny Brown e Travis Scott.
Angelina Jolie
Uma das maiores estrelas de Hollywood, Angelina Jolie, tem nos últimos anos se dedicado a atuar por trás das câmeras, de onde saiu trabalhos como Na Terra do Amor e do Ódio (2011), Invencível (2014), À Beira Mar (2015) e o documentário Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017). Além disso, Jolie dirigiu um lyric vídeo para a banda britânica Coldplay.
John Krasinski
Com vários filmes como ator no currículo, Krasinski era especialmente conhecido por estrelar a série de comédia The Office, da qual conquistou a oportunidade de dirigir alguns episódios. Porém, em 2018, o mundo passou a conhecê-lo principalmente por comandar um dos longas mais comentados daquele ano: Um Lugar Silencioso.
O filme deve ganhar uma continuação em breve, também dirigida por Krasinski. Antes de Um Lugar Silencioso, ele havia comandado dois outros filmes, Brief Interviews with Hideous Men (2009) e Família Hollar (2016).
Paul Dano
O astro Paul Dano, de Pequena Miss Sunshine e Sangue Negro, fez sua estreia na direção com um filme bastante elogiado pela crítica, Vida Selvagem, de 2018, um drama estrelado por Carrey Mulligan e Jake Gyllenhaal.
Jodie Foster
Famosa por filmes como O Silêncio dos Inocentes, Contato e O Quarto do Pânico, a atriz Jodie Foster também se interessou pela cadeira de direção e comandou alguns projetos de cinema e TV, que incluem filmes como Feriado em Família (1995), Um Novo Despertar (2011) e O Jogo do Dinheiro (2016), bem como as séries da Netflix, Orange is The New Black, House of Cards e Black Mirror.
Olivia Wilde
A estreia na direção da atriz Olivia Wilde, mais conhecida por Tron: O Legado, foi no aclamado filme de 2019 Fora de Série. A comédia foi um dos filmes mais elogiados do ano passado, chegando até a aparecer entre os indicados do Globo de Ouro.
Kenneth Branagh
O britânico Kenneth Branagh tem mais de 70 créditos como ator no cinema e na TV. Talvez seu papel mais conhecido seja o do Professor Gilderoy Lockhart em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Como diretor, Branagh também tem uma filmografia invejável, com mais de 21 filmes no currículo, que inclui longas como Hamlet (1996), Thor (2011), Operação Sombra: Jack Ryan (2014), Cinderela (2015), Assassinato no Expresso Oriente (2017) e o futuro longa da Disney Artemis Fowl: O Mundo Secreto.
Brie Larson
Mesmo já tendo um Oscar de Melhor Atriz, foi no ano passado que Brie Larson se tornou um dos rostos mais famosos de Hollywood. E foi em 2019 também que ela lançou seu primeiro longa-metragem, a comédia fantástica Loja de Unicórnio, filme original Netflix.
Ben Affleck
Affleck viu seu rosto estampar vários filmes famosos ao longo da década de 90 e 2000. Mas em 2007, ele decidiu que queria enveredar por trás das câmeras e dirigiu seu primeiro longa-metragem, o filme Medo da Verdade.
Em 2010, o ator e cineasta dirigia Atração Perigosa, seu segundo filme. Mas foi mesmo em 2012, com Argo, que Affleck viu reconhecimento mundial como diretor, inclusive de premiações como o Oscar, que condecorou o filme o melhor daquele ano.
Em 2016, Affleck dirigiu o filme A Lei da Noite, seu quarto longa-metragem e o primeiro que foi mal recebido pela crítica especializada.