10 atores e diretores que tiveram problemas com a Marvel
10 atores e diretores que tiveram problemas com a Marvel
Nem sempre os relacionamentos começam bem…
A Marvel Studios conseguiu o inacreditável feito de criar seu próprio universo, coeso, compartilhado e coerente dentro das propostas do estúdio. Contudo, com isso, ela conseguiu fazer com que alguns atores e diretores virassem a cara, ou arranjassem pequenos problemas.
Às vezes sem motivos, outras com razões bem sólidas, a questão é que a empresa acabou se chocando com algumas de suas maiores estrelas e estamos aqui para lembrar alguns deles!
Coescrito por Leo Gravena
Edgar Wright
Edgar Wright é um diretor cujos filmes detém uma assinatura única e especial, como Scott Pilgrim contra o mundo. Ele estava desenvolvendo o filme do Homem-Formiga desde 2006.
Contudo por preferir um filme mais "separado" do Universo Cinematográfico da Marvel, Wright foi subitamente desligado do projeto, que então passou para as mãos do diretor Peyton Reed. Partes do roteiro de Wright foram aproveitadas, porém o resultado final ficou bem diferente da visão original do diretor de Baby Driver e Todo Mundo Quase Morto.
Terrence Howard
O James Rhodes do primeiro filme do Homem de Ferro era um dos atores mais requisitados de todo o elenco e, por conta disso, seu cachê foi gigantesco, ultrapassando até mesmo o de outras estrelas do filme.
Segundo o próprio ator em entrevistas recentes, o estúdio ofereceu uma fração do que foi originalmente concordado para seu retorno na sequência. Ele ainda alega ter procurado a ajuda de seu colega de equipe, Robert Downey Jr., mas o astro o ignorou por três meses, até a Marvel bater o martelo. Terrence Howard foi dispensado e, em seu lugar, quem assumiu foi Don Cheadle, que é o Rhodes/Máquina de Combate até hoje.
Robert Downey Jr.
Robert Downey Jr. não apenas teve problemas com o estúdio - ele também causou os problemas. Downey Jr. acabou crescendo no papel de Homem de Ferro, pedindo salários cada vez maiores por cada filme que participava até se tornar um dos homens mais bem pagos de Hollywood.
Perto do fim de seu contrato com a Marvel, o estúdio já não sabia o que fazer. Conseguiram negociar uma saída e o ator se despediu da franquia em Vingadores: Ultimato, com um salário astronômico.
Idris Elba
Thor: O Mundo Sombrio se tornou uma mancha na história do MCU, tanto nas telas quanto na questão dos bastidores. Na época, Idris Elba, que interpreta o Heimdall, confessou que continuar na franquia Thor era uma tortura para ele e não tinha interesse em continuar.
Ele já era um gigante da indústria, respeitado por diversos filmes, mas sua participação na Marvel nunca decolava, apesar de fazer um sucesso entre os fãs. Seu papel continuou contido em Thor: Ragnarok e foi tirado de cena, sem cerimônia, em Vingadores: Guerra Infinita. Mas Thor: Amor e Trovão trouxe uma fagulha de esperança que, como a próxima atriz da lista, ele esteja aberto a retornar.
Natalie Portman
Outra vítima de Thor: O Mundo Sombrio, esse é um caso duplo de decepção com o estúdio. Inicialmente, Patty Jenkins - a diretora de Mulher-Maravilha - iria dirigir o filme. Porém, suas ideias muito conflitantes com a Marvel Studios fizeram com que ela saísse.
Então, começaram a circular boatos de que Natalie Portman, intérprete de Jane Foster, teria ficado extremamente infeliz com a saída da diretora e que só não abandonou o projeto devido a seu contrato com o estúdio.
Como todos sabem, ela não retornou para a Marvel por muito tempo, esperando o roteiro certo. Só após o convite de Taika Waititi e a promessa de mais importância no enredo que ela retornou, agora como Poderosa Thor.
Alan Taylor
Outro caso envolvendo os polêmicos bastidores de Thor: O Mundo Sombrio vem da boca do diretor final do longa. Substituindo Patty, Alan fez seu próprio filme, mas quando o mesmo foi lançado, ele não pareceu contente com o resultado.
Alan reclamou de muita pressão vinda do estúdio e dos excessivos cortes feitos na sala de edição, o que tem se tornado uma prática comum entre os estúdios: tomar completo controle da edição das mãos do diretor. Também não perde a chance de falar em entrevistas como trabalhar com a Marvel foi desgastante e não parece interessado em voltar.
James Gunn
James Gunn queria que Guardiões da Galáxia fosse o mais afastado possível do Universo Marvel. Mas sentiu a pressão do estúdio e foi obrigado a inserir mais cenas de Thanos ao longo do filme. Contudo, após o sucesso, a Marvel passou a dar muito mais liberdades para o diretor, que se tornou fundamental para as produções cósmicas desde então.
Isso não impediu, porém, que ele fosse demitido subitamente pela Disney. Tweets muito antigos com piadas abomináveis foram encontrados por influenciadores conservadores que abominam os posicionamentos inclusivos mais atuais do diretor. E com esta munição, houve uma pressão para sua demissão, que aconteceu. Pouco tempo depois ele foi contratado pela DC para fazer O Esquadrão Suicida e, eventualmente, a Marvel voltou atrás. O diretor retorna para dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3, antes de se despedir do estúdio novamente.
Jeremy Renner
Renner sentiu um certo receio de voltar para futuras continuações depois de seu papel em Vingadores. O ator confessou que achou seu personagem sem foco, com pouca importância e admitiu querer um pouco mais na continuação.
Porém, isso nem chegou a afetá-lo, uma vez que seu papel cresceu progressivamente a cada novo filme. Em Era de Ultron, seu núcleo familiar funciona como o coração da trama. Já em Ultimato, o herói compartilha um arco dramático com a Viúva Negra de Scarlett Johansson. Por fim, o Gavião Arqueiro ganhou sua própria série na Disney+, mostrando que as reclamações do ator foram ouvidas e sanadas.
Scarlett Johansson
E a parceira de Renner em cena, Scarlett Johansson, é o caso mais recente e mais bombástico das picuinhas da Marvel Studios. Muito além de só ficar magoada, a atriz chegou a processar a empresa por questões contratuais no filme solo da Viúva Negra.
A questão virou um grande escândalo, com acusações séries vindas dos dois lados. Scarlett queria ser recompensada por uma manobra necessária do estúdio que acabou reduzindo o seu lucro em milhões e, no final, tudo foi resolvido em um acordo amigável. Ela ainda está aberta a trabalhar com a Marvel como produtora, mas sua personagem foi tirada de cena de vez.
Hugo Weaving
Hugo Weaving é um dos nomes mais marcantes de filmes fantásticos e de ficção científica, marcando sua marca na cultura pop. Ele já fez Matrix, O Senhor dos Anéis, V de Vingança e, enfim, o Caveira Vermelha de Capitão América: O Primeiro Vingador. Mas, mesmo tendo um contrato com o Marvel Studios, Weaving não retornou em Vingadores: Guerra Infinita.
Ele explicou que sua parceria com a Marvel não era algo que ele tinha interesse em retomar. Apesar de ter um contrato para voltar em mais filmes, os executivos sabiam que o ator não queria continuar e não forçaram um retorno, reescalando o papel.