As Justiceiras: 9 filmes parecidos para assistir nos streamings
As Justiceiras: 9 filmes parecidos para assistir nos streamings
Para quem gosta de patricinhas, vingança e assassinato!
Ninguém esperava que reunir Camila Mendes, Maya Hawke e vingança colegial daria tão certo. Porém, a Netflix não foi a única que conseguiu fazer isso. As Justiceiras possui várias peculiaridades que o tornam único, o que não significa a falta de filmes similares para se assistir por aí.
Nessa lista, separamos 9 filmes parecidos para assistir no mundo dos streamings. E, para os que procuram algo fora do circuito, indicamos ainda algumas produções para ficar de olho. Confira!
Pacto Sinistro
As Justiceiras toma como referência diversas produções do cinema, mas a mais evidente ainda é Pacto Sinistro (Strangers on a Train no original). Nele, seguimos mais uma história em que Alfred Hitchcock idealiza o “crime perfeito”.
Assim como em Festim Diabólico, temos um psicopata que, após encontrar um jogador de tênis com problemas, revela seu plano de assassinato perfeito: dois desconhecidos matando alguém de quem o outro quer se livrar. Pacto Sinistro está longe de ser o auge da carreira de Alfred, mas a ideia e enredo são atraentes o suficiente para deixar qualquer um engajado na trama.
Onde assistir: HBO Max
A Lei do Desejo
Existe algo de latino na trama de As Justiceiras e não me refiro apenas a Camila Mendes. O exagero, o drama, o modo como a narrativa é construída. Todas essas características transpiram o cinema de Pedro Almodóvar.
Em A Lei do Desejo, seguimos Antonio Banderas em uma obsessão doentia por um diretor de cinema homossexual. O maior destaque para este filme é a química que Banderas consegue transmitir em tela, que vai do amor mais profundo até os desejos mais possessivos. Não muito diferente de Drea em As Justiceiras.
Onde assistir: Netflix
As Patricinhas de Beverly Hills
As Patricinhas de Beverly Hills está longe de ser uma trama sobre vingança, mas seu visual e aquele gostinho de elite jovem estadunidense serviram de referência para o filme da Netflix.
Nesta adaptação moderna de Emma, escrito por Jane Austen, seguimos a rica e socialmente bem-sucedida Cher e sua tentativa em transformar a nova estudante cafona na garota mais popular da escola. Com Alicia Silverstone, Paul Rudd e Brittany Murphy no elenco, o filme se tornou um clássico entre os dramas colegiais.
Onde assistir: Netflix
10 Coisas que Eu Odeio em Você
Outra adaptação moderna de uma obra clássica é 10 Coisas que Eu Odeio em Você. Baseado na peça de William Shakespeare, A Megera Domada, o filme junta um elenco cativante, piadas adultas e uma trilha sonora para transportar o espectador aos anos 90.
Nele, Bianca Stratford é bonita e popular, porém, não pode namorar antes de sua irmã mais velha, Kat. O problema é que Kat é a “megera” da família, fazendo com que nenhum rapaz consiga se aproximar da moça. É então que Bianca e um pretendente decidem subornar alguém para conquistar Kat. A grande pergunta deste filme é: Quem não seria conquistado por Heath Ledger cantando “Can’t Take My Eyes Off You”?
Onde assistir: Disney+
Romy e Michele
Visual espalhafatoso? Temos! Mentiras que saem fora de controle? Também! Em Romy e Michele encontramos duas mulheres que precisam enfrentar um dos maiores pesadelos modernos: reencontro de turma do ensino médio.
Apesar da forte amizade, a vida pessoal e profissional das duas não é motivo de orgulho para nenhuma delas. Para poderem mostrar que se tornaram tudo o que almejavam, decidem criar algumas mentiras para surpreender seus antigos colegas.
Onde assistir: Star+
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Outro clássico no currículo de Almodóvar é Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. O título da trama pode parecer misógino e reducionista, mas esconde um filme divertido sobre amor, traição, assassinato e homens que não fazem ideia do que querem.
Nele, Pepa, amante de Ivan, é deixada por outra mulher. Curiosa com o paradeiro do homem, ela decide ligar para a esposa dele. O problema é que ela também não sabe de nada sobre ele. Enquanto Pepa quebra seu telefone inúmeras vezes e vai de um lado a outro pela cidade, sua amiga acredita que está sendo perseguida pela polícia por conta do seu namorado terrorista.
Onde assistir: Netflix
A Mentira
Provando que o drama colegial é atemporal, A Mentira é mais uma adaptação moderna de um clássico da literatura. Inspirado em A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, A Mentira segue Olive que, após contar uma pequena mentira sobre a sua virgindade, acaba se tornando a “vadia” da escola.
Com Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Stanley Tucci, Lisa Kudrow e muito mais, este longa é o tipo de viagem que você não fazia ideia que (1) seria divertida e (2) encontraria tantos rostos conhecidos.
Onde assistir: HBO Max
Todas Contra John
Um verdadeiro clássico moderno, Todas Contra John é o filme que subestimam pela capa, mas possui uma trama divertida e cativante. Nele, John está namorando três estudantes de escolas diferentes ao mesmo tempo. Após descobrirem o homem que John é, elas se juntam e pedem a ajuda de uma garota nova na cidade para quebrar o coração dele. Tudo isso enquanto tentam destruir a reputação de John.
Além de um filme repleto de planos e reviravoltas, este filme ainda é responsável por uma referência curiosa presente em As Justiceiras. Em determinado momento, Drea diz que precisam matar seu ex-namorado. A ideia é uma piada, mas o título original de Todas Contra John é John Tucker Must Die (John Tucker Precisa Morrer), o que é outro jeito dramático de dizer: “ex bom é ex morto”.
Onde Assistir: Star+
Meninas Malvadas
É impossível não falar da maior produção moderna sobre lésbicas vingativas e patricinhas. Meninas Malvadas é como a mãe espiritual de As Justiceiras. O filme roteirizado por Tina Fey e Rosalind Wiseman traz tudo pelo o qual o filme da Netflix ficou famoso: cenas icônicas, visuais apelativos, segredos, planos elaborados, traição e mais.
A história é tão conhecida quanto o fato de que Regina George trai Aaron Samuels toda quinta na sala de projeção em cima do auditório, mas para relembrar: Nela, seguimos Cady, a garota nova do colégio que é sugada para um grupo de elite de estudantes apelidadas como “as poderosas”.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Extra: Indicações fora dos streamings
Alguns clássicos que serviram como inspiração para As Justiceiras não estão disponíveis em nenhum catálogo dos streamings. Porém, isso não impede que as recomendações continuem.
Além de Meninas Malvadas, Atração Mortal (Heathers no original) é outro destaque na lista de inspirações. Com Winona Ryder e Christian Slater, o filme é uma obra imperdível para os fãs do gênero colegial com pitadas de humor ácido.
Puro-Sangue, com Olivia Cooke e Anya Taylor-Joy, é um dos filmes mais recentes dessa lista que merece atenção. Outros que não podem ser esquecidos são Um Crime Entre Amigas, Segundas Intenções e Eleição. Todos os três passam do limite do aceitável em rixas colegiais e vão de encontro a crimes como suborno e assassinato.